Festival Interlagos | Neta mostra rival do BYD Dolphin e mais 2 lançamentos
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
A Neta Auto, uma das novas marcas chinesas que estão chegando ao Brasil, aproveitou o Festival Interlagos para confirmar quais serão seus primeiros carros lançados no mercado nacional.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- 6 marcas chinesas que vão trazer novos carros ao Brasil em 2024
- 5 carros chineses que fariam sucesso no Brasil
Convidados e jornalistas que estiveram presentes no primeiro dia do evento puderam ver de perto, e até acelerar na lendária pista do autódromo, o Neta GT, coupé esportivo, e o X, SUV médio. O Aya, SUV compacto, não foi à pista, mas também chamou bastante atenção.
Esse último, aliás, foi a grande surpresa do anúncio, já que não estava entre os cotados anteriormente. Sua escolha, porém, é estratégica para o sucesso da novata montadora no país que, de acordo com Henrique Sampaio, diretor de Marketing, vem ao Brasil com uma estratégia sólida de "ir ao mercado, e não só se aproveitar do mercado".
O Aya chega ao Brasil com uma missão definida: ser o carro mais acessível da Neta e, assim, brigar pelo mercado com o Dolphin e com o Dolphin Mini, da BYD, hoje os elétricos mais vendidos do país.
Como são os carros da Neta?
O Neta Aya é um SUV elétrico puro que tem no preço seu maior atrativo. O modelo custará a partir de R$ 124.990 e terá configurações muito parecidas com as oferecidas pelo BYD Dolphin, que custa quase R$ 160 mil.
O novo rival do Dolphin tem motor elétrico único com 95 cv de potência e 15,3 kgf/m de torque. Assim, acelera de 0 a 100 km/h em 12 segundos, tempo compatível com suas dimensões.
A versão de entrada tem baterias de 40,7 kWh, suficientes para uma autonomia de até 263 quilômetros por ciclo, já de acordo com o Inmetro.
A variante topo de linha, Luxury, custa R$ 10 mil a mais, mas acrescenta ao pacote de acessórios itens interessantes, como piloto automático adaptativo, frenagem automática e todas as assistências de direção.
Neta X chega em 3 versões
O segundo lançamento confirmado pela marca chinesa no Brasil durante o Festival Interlagos é o Neta X, SUV médio que disputará mercado com o BYD Yuan Plus e com o Toyota Corolla Cross.
O utilitário tem porte de Jeep Compass e 13 cm a mais de entre-eixos que o rival da Corolla, além de um porta-malas generoso, de 538 litros, e uma lista de equipamentos bastante interessante, como todo bom carro chinês.
A Neta mandará o X ao mercado verde-amarelo em três versões: X400, X500 e X500 Luxury. A motorização entrega 163 cv de potência e 21,4 kgf/m de torque em todas elas, mas a autonomia varia entre 258 e 317 km por carga, já que é de 52,5 kWh na versão de entrada e 64,1 kWh na topo de linha.
Os preços do Neta X partem de R$ 194,9 mil (versão X400), custam R$ 10 mil a mais na X500 e chegam R$ 214,9 mil na topo de gama. Todas acompanham Wallbox de 7 kW gratuito e terão as vendas iniciadas em setembro, mas apenas a X500 Luxury conta com todos os assistentes de condução do pacote ADAS.
Neta GT: o esportivo da família
O último lançamento confirmado pela marca é o que todos já sabiam que viria: o Neta GT, coupé com pegada esportiva que, lá fora, briga com modelos da Tesla e da linha elétrica da Porsche.
O modelo tem 4,71 metros de comprimento e 2,77 metros de entre-eixos, mas o grande trunfo do GT está nas especificações. A marca não definiu qual versão será homologada para o Brasil, mas, na China, ele é vendido tanto com tração traseira quanto com integral.
A primeira variante entrega 231 cv de potência e a segunda chega a 394 cv, com um 0 a 100 km/h de apenas 3,7 segundos e autonomia de até 580 quilômetros por carga.
Ao contrário do que ocorrerá com os SUVs da marca, o Neta GT não deve ter as vendas iniciadas no país antes de dezembro, pois ainda passa pelos últimos ajustes para conseguir a homologação. Por isso, não teve sequer o preço confirmado. Os demais, porém, têm previsão de chegar às lojas em meados de agosto.
Joseph Zhu, vice-gerente da Neta Auto Brasil, também esteve presente no evento que oficializou a entrada da marca no país. Ao lado de Henrique Sampaio, o executivo confirmou os planos de inaugurar uma fábrica no futuro e, também, adiantou quais os próximos lançamentos por aqui.
A Neta trará ao Brasil o L, SUV que terá tanto a versão BEV, 100% elétrica, quanto a EREV, híbrida com autonomia estendida, em 2025. No ano seguinte será a vez do EP34, sedan elétrico de luxo, que promete elevar ainda mais o patamar da nova chinesa do país.