Porsche Cayenne 2024 mantém motor V8 vivo e fica mais tecnológico
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
A Porsche anunciou a estreia da linha 2024 do Porsche Cayenne, maior SUV da marca disponível no mercado. As novidades dessa renovação do lineup são a inclusão de mais versões com motorização V8, melhorias no pacote tecnológico e infotenimento, além de leves mudanças no design. São sete versões e três motorizações diferentes ao todo.
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A versão de entrada, a Cayenne E-Hybrid, segue com o powertrain V6 3.0 de 304cv aliado a um propulsor elétrico de 176cv, que rendem, juntos, 470cv e 66,2 kgf/m e um câmbio automático de oito marchas. A bateria de 25,9 kWh permite ao SUV rodar no modo 100% elétrico por ótimos 90km no ciclo WLTP (as medições do Inmetro ainda estão sendo aferidas). O sistema de recuperação de energia, por sua vez, agora consegue reaver 88 kW de força, 28 kWh a mais do que a versão anterior.
Já o Cayenne S, modelo intermediário da linha, passa a contar com o lendário motor 4.0 V8 Biturbo da montadora de Sttutgart, que rende, agora, 474cv e 61,1 kgf/m de torque. Com esse conjunto, também equipado com o câmbio tiptronic de oito marchas, o SUV vai de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos e atinge espantosos 273 km/h de velocidade máxima.
O suprassumo da linha Cayenne segue sendo o Turbo GT, que também teve melhorias no seu powertrain. Na linha 2024, o motor 4.0 V8 Biturbo foi recalibrado e passou a render 659cv e 86,6 kgf/m, possibilitando que esse SUV de mais de duas toneladas vá de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos e chegue aos 305 km/h.
É o modelo mais rápido do porftólio, que deixa a alcunha de mais potente para a variante Turbo E-Hybrid, com o motor V8 tento ajuda de um propulsor elétrico. Somados, eles chegam em 739cv e 96,8 kgf/m. A autonomia no modo elétrico é de 82 km.
Em termos de comportamento e dinâmicas, todas as versões do Porsche Cayenne agora contam com o sistema de suspensão pneumática Porsche Active Suspension Management (PASM), que traz novos amortecedores com tecnologia de 2 válvulas e etapas separadas de compressão e distensão, dando mais conforto e segurança independentemente do terreno ou estrada. Vale lembrar que o Cayenne tem sempre tração integral.
Os freios também foram aperfeiçoados e, na versão Turbo GT, são de carbono-cerâmica. Essa versão, aliás, também é a única com teto de fibra de carbono.
Tecnologias emprestadas do Taycan
A linha 2024 do Porsche Cayenne também trouxe novidades no interior do SUV, que agora está mais equipado e tecnológico. Assim como ocorre em algumas versões do Taycan, a cabine do Cayenne recebeu o conceito Porsche Driver Experience, que alterou a posição de alguns comandos e acrescentou o cluster digital de 12,6 polegadas, a nova central multimídia de 12,3 polegadas e o display de 10,3 polegadas exclusivo para o passageiro da frente.
O sistema pode ser atualizado via over-the-air e tem disponível os espelhamentos para Android Auto e Apple CarPlay. Para o som, a assinatura da Bose está presente a partir do Cayenne S, enquanto o sistema Burmester é exclusivo para o Cayenne Turbo GT.
O pacote de auxílio ao motorista segue idêntico ao da linha 2023, oferecendo ótimos recursos de segurança ativa e passiva, como alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego, alerta de saída de faixa com correção e comutação automática do farol alto.
E por falar em farol e luzes, o Porsche Cayenne tem o avançado sistema de iluminação LED Matrix, sendo que o opcional LED-HD Matrix é exclusivo do Cayenne Turbo GT. Esse recurso tem dois módulos de alta definição e mais de 32 mil pixels por farol. Esse conjunto detecta condutores à frente, independentemente do sentido, e apaga os leds separadamente, algo que vimos de forma bem parecida no Volkswagen ID.4.
Porsche Cayenne 2024: Preços, versões e disponibilidade
Inicialmente, a Porsche começa a vender neste semestre as versões a combustão do Cayenne no Brasil. As variantes híbridas chegam somente no segundo semestre de 2024.
Veja todas as versões e preços do Porsche Cayene 2024 no Brasil.
Porsche Cayenne 2024: Preços e versões | |
Versão | Preço |
Cayenne E-Hybrid | R$ 690.000 |
Cayenne E-Hybrid Coupé | R$ 720.000 |
Cayenne S | R$ 810.000 |
Cayenne S Coupé | R$ 840.000 |
Cayenne Turbo E-Hybrid | R$ 1.135.000 |
Cayenne Turbo E-Hybrid Coupé | R$ 1.165.000 |
Cayenne Turbo GT (somente Coupé) | R$ 1.385.000 |