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Picape RAM Classic é lançada no Brasil e mira donos de Hilux e Ranger

Por| Editado por Jones Oliveira | 26 de Agosto de 2022 às 09h26

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Divulgação/Stellantis
Divulgação/Stellantis

A RAM anunciou o lançamento da RAM Classic, a geração passada da atual RAM 1500 que chega ao Brasil com um objetivo: tentar tomar clientes dos modelos topo de gama de picapes médias como Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10. Para isso, a marca norte-americana conta com trunfos importantes em seu produto, como força e luxo.

Para situar melhor o leitor do Canaltech que talvez não seja muito afeito ao mercado de picapes, a RAM Classic é um modelo full size de picape, ou seja, maior do que as citadas acima e do mesmo tamanho que nomes como Ford F-150 e Chevrolet Silverado, ambas já confirmadas para o Brasil em suas novas gerações.

No entanto, a variante Classic da RAM é a geração anterior a atual 1500, então, tem um jeitão mais de picape raiz, com o mesmo luxo habitual da caminhonete que testamos, mas com menos equipamentos tecnológicos. Isso, claro, deve influenciar no seu preço e torná-la competitiva para abocanhar uma parte dos clientes que buscam as versões mais caras de Hilux e as demais.

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RAM Classic: Motor V8 e muito estilo

Assim como a RAM 1500, a RAM Classic é equipada com o motor mais potente entre as picapes brasileiras, o conhecido HEMI 5.7 V8 de 400cv e 56,7 kgf/m de torque, suficiente para torná-la uma das mais rápidas do mercado nacional. Sua capacidade de reboque revelada, por exemplo, é de 3.534kgs, menor apenas do que sua irmã de linha, a RAM 3500, também já experimentada pelo Canaltech.

Para ajudar no trabalho e também nas viagens, o câmbio é sempre o automático de oito marchas, que pode funcionar com a tração 4x4 normal, 4x2 ou 4x4 reduzida. A picape possui também o modo Tow/Haul, que otimiza a troca de marchas ao rebocar um implemento ou levar muita carga. E por falar em carga, o espaço da caçamba da RAM Classic é de 1.424 litros, mas não foram informados os dados de capacidade de peso.

Quanto aos modos de tração, a caixa de transferência da BorgWarner do tipo part-time tem as opções 4x2, 4x4 High e 4x4 Low, como já citamos. O motorista controla tudo eletronicamente, por meio dos botões abaixo do seletor do câmbio, no painel de instrumentos. Já a relação do diferencial é de 3.92 e a RAM Classic ainda conta com diferencial traseiro antideslizante.

No interior, a picape também faz bonito, e conta com o conhecido acabamento premium da marca, além de uma vasta lista de equipamentos de série em segurança e conforto:

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  • ar-condicionado digital de duas zonas e com saídas traseiras;
  • bancos dianteiros com ajustes elétricos em 10 posições com duas memórias para o motorista (que guarda também a posição dos espelhos retrovisores externos, dos pedais e rádio);
  • aquecimento e ventilação dos bancos dianteiros;
  • bancos traseiros laterais com aquecimento;
  • câmera de ré com linhas ativas;
  • sensores traseiros de estacionamento;
  • central multimídia Uconnect com tela tátil de 8,4 polegadas;
  • GPS nativo;
  • conexão com Android Auto e Apple CarPlay;
  • chave presencial Keyless Enter‘N Go com partida remota
  • quadro de instrumentos com seis mostradores e tela multifuncional de TFT colorida de 7 polegadas;
  • controle de velocidade de cruzeiro;
  • pedais do acelerador e freio com regulagem elétrica de distância;
  • sistema de som premium Alpine com 9 alto-falantes, subwoofer de 10” e 506 W de potência;
  • volante de couro com aquecimento
  • seis airbags;
  • controles de estabilidade e tração

RAM Classic: Preços e versões

Importada do México, a RAM Classic já pode ser reservada nas concessionárias da RAM em todo o Brasil em duas versões: Laramie e Laramie Night Edition, com entregas previstas para setembro. Os preços ainda serão revelados.