Publicidade

Peugeot 208 | Qual versão vale mais a pena?

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/ Stellantis
Divulgação/ Stellantis

O Peugeot 208 melhorou muito nas vendas desde sua chegada ao Brasil, em 2020, quando trocou de geração. Desde então surgiram novas opções de motorização, como a turbo e a elétrica, além da criação de versões especiais, como a Style e a Roadtrip, que cumprem bem o seu papel no line up do hatch.

Atualmente, o compacto francês (produzido na Argentina) se apresenta como um forte player nesse segmento, um dos mais competitivos por aqui. Agora, com a chegada recente das versões com motor 1.0 turbo de 130cv, o debate para ver qual é a versão que mais vale pena do Peugeot 208 está mais forte do que nunca.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O Canaltech já teve a oportunidade de avaliar praticamente todos os modelos da linha e vai te ajudar a descobrir qual é a versão do Peugeot 208 que mais vale a pena comprar.

Avalie além do preço

Diferente do que fizemos com o Citroën C3, que o preço e a pouca diferença entre as versões foram determinantes para escolhermos uma variante quase básica para a compra, com o Peugeot 208 as coisas serão bem diferentes. Esse hatch não tem a obrigação de ser mais em conta do que seu irmão de empresa e quer um público com gosto mais refinado.

De todo modo, precisamos excluir desse comparativo a versão 100% elétrica, o Peugeot e-208 GT. Na soma de todos os fatores ela é, de fato, a melhor opção em temos de eficiência energética, acabamento, tecnologia e desempenho, mas considerando como funciona o mercado brasileiro, teremos que adotar outros critérios.

Sendo assim, veja como está o lineup do Peugeot 208 atualmente (preços oficiais do site):

Peugeot 208: Preços e Versões
VersãoPreço
208 Like 1.0 MTR$ 73.990
208 Style 1.0 MTR$ 84.990
208 Active 1.6 ATR$ 97.990
208 Roadtrip 1.6 ATR$ 100.990
208 Allure Turbo 200R$ 99.990
208 Style Turbo 200R$ 109.990
208 Griffe Turbo 200R$ 114.990

Com a chegada do motor turbo, o Peugeot 208 ficou ainda mais competitivo em relação a rivais diretos, como Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Volkswagen Polo, todos compactos e turbinados. Faremos comparativos mais profundos com todos esses hatches, mas podemos garantir que eles não batem o modelo francês em desempenho e acabamento.

Continua após a publicidade

Observe que a versão mais completa equipada com o motor 1.6 de 118cv e câmbio automático de seis marchas, a Roadtrip, é pouca coisa mais cara do que a mais em conta com motor turbo, a Allure. Em termos de equipamento, as mudanças são sutis, como o conjunto óptico em LED, o i-Cockpit 3D e a câmera 180º para manobras.

Então, em termos de equipamentos, a escolha mais natural até poderia ser a Roadtrip, não fosse por um "game changing" recente: o motor turbo. Com o propulsor 1.0 turbo de 130cv e 20,4 kgf/m de torque, o Peugeot 208 não se tornou apenas um dos melhores hatches do mercado, mas o mais legal de dirigir, com boa eficiência energética e desempenho acima dos rivais.

Aí vai depender muito do tipo de cliente. Pensando no perfil do comprador do Peugeot 208, os olhares se voltam para a variante Style, que agrega os equipamentos da versão Roadtrip, o motor turbo da Allure e o visual esportivo e diferenciado dentro da linha com um detalhe: pouco dinheiro a mais.

Continua após a publicidade

Com R$ 10 mil a mais do que a Allure e R$ 9 mil a mais do que a Roadtrip, a versão Style do Peugeot 208 Turbo consegue agradar praticamente todo tipo de comprador que tem um pouquinho mais de recursos e quer desfrutar do hatch com o que há de melhor em termos de desempenho e visual. Dá para comparar com os efeitos causados pela versão Style 1.0 aspirada, que é muito competitiva, mas que não entrega, nem de perto, a mesma performance dos demais.

A versão Griffe, a mais tecnológica, certamente agradaria mais os gearheads, mas o grosso do público quer mesmo é o visual e o desempenho, deixando de lado um pouco a tecnologia. Do ponto de vista do Canaltech, consideramos um erro, mas vendo pela óptica do mercado, faz todo o sentido.

O problema das versões 1.0

Continua após a publicidade

As versões 1.0 do Peugeot 208 são equipadas com o conhecido motor Firefly de 75cv e 10,7 kgf/m de torque. Como já mencionamos, a variante Style com esse propulsor seria, de longe, a escolha para mais volume, já que custa um preço interessante e entrega bom pacote de equipamentos e visual. A questão aqui é o que compensa mais. E, neste caso, diluir o valor extra em um financiamento, por exemplo, pela versão turbo faz mais sentido.

O Peugeot 208 Style 1.0 funciona mais como um primeiro carro para jovens. Há mais conforto e segurança do que em um Renault Kwid e até o próprio Fiat Mobi, também do grupo Stellantis.

Por que o Peugeot 208 Style Turbo é o que vale mais a pena?

Continua após a publicidade

Com base nas experiências que eu tive com o Peugeot 208, a variante Style com motor turbo é a que mais vale a pena. Ela consegue aliar desempenho, consumo, bom pacote de equipamentos e o visual mais legal de toda a linha. Mas vale a pena destacar a irmã Style com motor 1.0 aspirado e, claro, a Allure 1.0 turbo, que custa abaixo dos R$ 100 mil e traz todo o melhor desempenho do segmento.