Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Peugeot 2008 x Citroën C4 Cactus: qual é o melhor SUV compacto francês?

Por| Editado por Jones Oliveira | 18 de Dezembro de 2021 às 08h00

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

Existem alguns preconceitos no mercado automotivo brasileiro que demoram para serem desfeitos. Quem não se lembra, por exemplo, do Fiat Marea? O famoso sedã italiano até hoje rende memes e chegou, por um tempo, a afastar compradores de outros carros da Fiat sem o menor motivo para isso.

E o que dizer dos carros franceses? Vilões para uns, verdadeiros tanques de guerra para outros, esses bólidos têm fãs alucinados e muitos detratores. Aqui, em específico, temos um pouco de desinformação com verdades chatas de serem ditas, como a falta de fornecimento de peças e defeitos crônicos em modelos bem específicos.

Na última década, porém, dois automóveis do antigo grupo PSA (Peugeot/ Citroën) conseguiram acabar um pouco com essa fama entregando aos seus donos muita confiabilidade, tecnologia e desempenho. Estamos falando dos SUVs Peugeot 2008 e Citroën C4 Cactus.

Continua após a publicidade

Surfando na onda de compactos predecessores, como o Peugeot 208 e o Citroën C3, esses automóveis tiveram um bom início no mercado e não era difícil ver uma boa quantidade deles nas ruas. Já antigos e hoje dominados por modelos mais novos, esses carros agora precisam de renovações profundas para seguirem brigando no acirrado mercado de SUVs compactos.

Feitos sob a mesma plataforma, ambos os SUVs têm características bem particulares, mas são equipados com o mesmo motor, o incrível THP 1.6 Turbo, que despeja ótimos 173cv. Esse propulsor, desenvolvido pela BMW, ajudou o grupo PSA (hoje Stellantis) a desfazer um pouco da fama ruim dos franceses e conquistou inúmeros fãs.

O Canaltech teve a oportunidade de testar tanto o Peugeot 2008 quanto o Citroën C4 Cactus em suas versões topo de gama, que são justamente equipadas com o THP, e traçou um comparativo para ver qual dos dois SUVs franceses vale mais a pena.

Quem será que vence esse duelo de irmãos de plataforma e motor? É o que vamos ver agora.

Continua após a publicidade

1. Design e Acabamento

Aqui há um bom equilíbrio, mas o Citroën leva por uma pequena vantagem. O design de ambos os SUVs é bem bonito e atraente, quase que atemporal. Mas o que faz mesmo a diferença é o interior, onde o C4 Cactus leva com facilidade. O painel, além de mais bem resolvido, utiliza materiais de maior qualidade, como uma faixa de tecido e também soft touch na área cinza.

No caso do Peugeot 2008, mesmo em sua versão especial Skywalker, o plástico duro domina o ambiente.

Continua após a publicidade

Vencedor: Citroën C4 Cactus.

2. Conforto

Por mais que sejam feitos sob a plataforma PF1, há uma enorme diferença entre o espaço interno oferecido pelos SUVs. E aqui a vitória é do Citroën C4 Cactus por uma larga vantagem.

A distância entre-eixos do Peugeot 2008 é de 2,53m, semelhante ao do hatch 208, modelo do qual ele se originou. Enquanto isso, o Cactus ostenta ótimos 2,60m, tamanho idêntico ao de modelos como o novo Hyundai Creta.

Continua após a publicidade

Quando adentramos na fileira traseira de bancos, pessoas com mais de 1,80m sofrem no 2008, enquanto no Cactus é possível fazer uma viagem longa sem maiores problemas. Além disso, os bancos do Citroën também são mais confortáveis.

Já na rodagem, o Peugeot leva um pouco mais de vantagem por ter um acerto de suspensão mais voltado ao conforto, não tanto ao dinamismo de comportamento.

Vencedor: Citroën C4 Cactus.

Continua após a publicidade

3. Desempenho

Apesar de terem o mesmo motor, os SUVs têm comportamentos completamente diferentes — mas igualmente bons. O motor 1.6 THP despeja o torque em apenas 1400 rpm em ambos os SUVs, além da potência também ser igual: 173cv quando abastecido com etanol.

Mas, talvez por uma programação diferenciada no câmbio e os 36 kgs a menos, o Citroën C4 Cactus parece ser mais esperto que seu irmão francês. Isso pode ser sentido ao volante com muita tranquilidade, mas os números não deixam mentir: o Cactus faz um 0 a 100 km/h em 7,3 segundos, já o Peugeot 2008 demora 8,8s.

Continua após a publicidade

Mesmo com essa defasagem, o Peugeot 2008 também é um carro ágil e extremamente interessante no uso urbano e rodoviário. Seu formato pouco aerodinâmico atrapalha um pouco o "corte" no ar para dar mais desempenho, mas não é nada que chegue a incomodar.

Aqui a disputa é meramente técnica, pois ambos são excelentes nesse quesito.

Vencedor: Citroën C4 Cactus.

Continua após a publicidade

4. Conectividade e Tecnologia

Aqui há um certo equilíbrio, mas os anos a menos de projeto dão vantagem novamente ao Citroën C4 Cactus. Em termos de entretenimento, ambos têm a mesma central multimídia com espelhamento do Android Auto e Apple CarPlay, mas o modelo da Citroën é equipado com alguns itens a mais de segurança.

De série, a versão Shine do C4 Cactus 2021 conta com alerta de colisão frontal e o alerta de saída de faixa. Mesmo que sem a ação concreta do carro, que seria a própria frenagem automática e a correção da rota na faixa, já é uma vantagem considerável com relação ao Peugeot.

Continua após a publicidade

Vencedor: Citroën C4 Cactus.

5. Custo-Benefício

Por aqui, equilíbrio absoluto, mas também dá Citroën C4 Cactus. O motivo: preço muito parecido e conjunto melhor.

Em sua versão Skywalker, o Peugeot 2008 sai por R$ 121.990, enquanto o C4 Cactus Shine é encontrado por R$ 122.990.

Continua após a publicidade

Veredicto

Projetos bem equilibrados e competentes, tanto Peugeot 2008 quanto o Citroën C4 Cactus são produtos bem atraentes e que ajudaram a acabar com o preconceito contra carros franceses no Brasil. Entretanto, o modelo da Citroën leva uma boa vantagem no comparativo direto por ser mais bem equipado e ter desempenho superior, mesmo utilizando o mesmo propulsor.

Mesmo assim, o Peugeot 2008 é um ótimo carro e pode servir muito bem uma família pequena ou um casal que precisa de relativo espaço e muita agilidade no dia a dia.

No final, a escolha é sempre muito pessoal.

Continua após a publicidade