Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Omoda 5 | SUV é confirmado no Brasil e deve ter fabricação local

Por| Editado por Jones Oliveira | 22 de Dezembro de 2023 às 14h05

Link copiado!

Divulgação/ Omoda | Jaecoo
Divulgação/ Omoda | Jaecoo

A Omoda | Jaecoo realizou evento na noite desta quinta-feira (21) em São Paulo para apresentar o Omoda 5, primeiro carro da montadora chinesa confirmado no Brasil. O modelo será vendido no segundo semestre de 2024 com dois tipos de motorização: 100% elétrica e híbrida-leve.

Em apresentação que contou com algumas das lideranças brasileiras e chinesas da montadora, poucos detalhes foram dados em relação à parte técnica do veículo, como motorização e equipamentos, mas algumas unidades de ambas as versões estiveram presentes e pudemos ver de perto o que está por vir.

Segundo a Omoda | Jaecoo, o Omoda 5 é um SUV de porte médio, semelhante ao Jeep Compass. As medidas são de o 4,40m de comprimento, 2,63m de entre-eixos, 1,83m de largura e 1,59m de altura. A ideia é de posicioná-lo como um carro para um público mais jovem e descolado, no que a empresa chama de conceito "Art in Motion". 

Continua após a publicidade
"O Omoda 5 chegará ao mercado para atender os consumidores que buscam por novas alternativas, diferentes dos modelos tradicionais, mas sem abrir mão de qualidade, conforto, segurança, tecnologia e sustentabilidade", afirma Shawn XU, CEO global da Omoda | Jaecoo, durante apresentação que contou com a cobertura do Canaltech.

Em termos de estratégia de vendas e posicionamento de mercado, a Omoda | Jaecoo promete ser bem agressiva e praticar preços que podem ser abaixo do que vimos em concorrentes como BYD e GWM para seus SUVs médios Song Plus e Haval H6. Informações sobre pontos de venda e homologação serão dadas posteriormente pela empresa.

Com relação à motorização, os propulsores disponíveis para o Omoda 5 já são conhecidos em outros mercados, mas nenhuma confirmação foi feita pela empresa com relação aos dados técnicos. É quase certo, porém, que o SUV na configuração híbrida-leve tenha um conjunto 1.5 turbo aliado a um pequeno motor elétrico de 48V, que lhe renderia 160cv.

Continua após a publicidade

O Omoda 5 EV, por sua vez, é mais potente e entrega 221cv e 40,8 kgfm de torque, algo que o daria alguma vantagem competitiva em relação a concorrentes como o Yuan Plus. A autonomia, por sua vez, é de 450km no ciclo WLTP, graças à bateria de 61 kWh.

Fabricação nacional

Durante a coletiva de imprensa realizada em São Paulo, os executivos da Omoda | Jaecoo confirmaram que há chances de seus carros serem fabricados no Brasil. Informações de bastidores dão conta de que a planta de Jacareí/SP, que já foi utilizada pela Caoa Chery. Com a operação separada do grupo, o local poderá "cair no colo" da recém-chegada montadora. Vale lembrar: a Chery é a dona da Omoda | Jaceoo.

Continua após a publicidade