Publicidade

O que fazer com o carro se enfrentar uma enchente?

Por  | 

Compartilhe:
Saikiran Kesari/Unsplash/CC
Saikiran Kesari/Unsplash/CC

O novo ano começou acompanhado de fortes chuvas de verão, que vêm preocupando motoristas principalmente nas grandes cidades brasileiras, que enfrentam constantemente o desafio das inundações. Pensando nisso, o CT Auto trouxe algumas dicas importantes para evitar riscos nessas situações. Vamos lá? 

Se você acabou em um trecho alagado, o primeiro passo é verificar se a água está acima da metade da roda do carro; se sim, não se deve tentar atravessar a via. Neste caso, o mais seguro é priorizar alguma área mais alta para esperar a água abaixar. 

Caso a água esteja baixa o suficiente para permitir a travessia, vale priorizar seguir pela parte mais alta da via — normalmente, esta é a faixa mais ao meio. Se for seguro passar, o ideal é usar a primeira e segunda marchas e manter o motor em rotação elevada, acelerando de forma constante. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Riscos mecânicos e segurança pessoal

Vale também ficar de olho nos veículos de grande porte, como caminhões. É, se algum deles passar pelo alagamento perto do carro, vão formar uma onda grande o suficiente para atingir veículos menores e até para deslocá-los. 

Mas e se a água subir a ponto de alcançar a porta do carro? Neste caso, a orientação do Corpo de Bombeiros é clara: o mais seguro é sair do carro e procurar abrigo em algum lugar seguro — pode não parecer, mas a água com nível em apenas 1 metro é suficiente para arrastar carros de pequeno e grande porte. 

Após passar pelo alagamento, é importante levar o carro para uma revisão para verificar o estado dos freios, transmissão, componentes elétricos e outros itens. Vale também trocar os óleos do motor e da transmissão, conferir o estado das pastilhas e discos dos freios, conferir se não houve danos nos faróis, entre outros.  

Leia também: