Chuva raríssima causa inundação no deserto do Saara; veja imagens
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
O ano de 2024 não cansa de surpreender no que diz respeito ao meio ambiente. Dessa vez, uma inundação tomou conta do deserto do Saara, em um evento raríssimo, que não acontecia há simplesmente 50 anos. O fenômeno, chamado pelos especialistas de tempestade extratropical, pode mudar o curso do clima da região nos próximos meses e anos.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Pesquisa revela que atmosfera transforma poeira do Saara em nutriente do mar
- Deserto do Saara era o lugar mais perigoso da Terra há 100 milhões de anos
O deserto do Saara já foi uma área verde, mas agora é conhecido pela vastidão de areia, completamente seca.
Localizado no sudeste do Marrocos, está entre os lugares mais áridos do mundo e raramente chove no final do verão. “Fazia 30 a 50 anos que não chovia tanto em tão pouco tempo”, afirmou o diretor geral de meteorologia do Marrocos, Houssine Youabeb, durante entrevista à AP News.
De acordo com o governo de Marrocos, dois dias de chuva em setembro excederam as médias anuais em várias áreas que registram menos de 250 milímetros anualmente.
Inundação no deserto do Saara
Nas imagens, que foram largamente compartilhadas nas redes sociais, podemos ver o Lago Iriqui (um famoso leito entre Zagora e Tata que estava seco há 50 anos) completamente cheio. Acompanhe:
As estimativas para essa tempestade extratropical é que o ar tenha mais umidade. Os resultados desse fenômeno envolvem mais evaporação e, futuramente, novas tempestades.
O meteorologista comentou que a abundância de chuvas provavelmente ajudará a reabastecer os grandes aquíferos subterrâneos que ficam abaixo do deserto do Saara e são usados para fornecer água às comunidades locais.
Fonte: Al Jazeera, AP News