Publicidade

Stellantis lança plataforma de e-commerce que integrará próximos carros do grupo

Por| 22 de Abril de 2021 às 18h55

Link copiado!

Pedro Brito / Stellantis
Pedro Brito / Stellantis

Grupo automotivo que reúne carros de marcas como Fiat, Chrysler e Peugeot, a Stellantis apresentou nesta quinta-feira (22) o Cart, nova plataforma de e-commerce que permitirá ao motorista pagar por serviços de alimentação, estacionamento, pedágio, abastecimento, entre outros, diretamente do painel do veículo. O sistema já está em fase de testes e chegará aos consumidores no início do segundo semestre deste ano.

Para efetuar as compras, o Cart conta com uma solução de pagamento integrada, permitindo que marcas parceiras ofereçam produtos e serviços através de um aplicativo compatível com a central multimídia dos carros. O sistema foi desenvolvido pelo time da Stellantis, de forma colaborativa com empresas de diferentes setores, como a bandeira de cartões Visa, além de McDonald’s e ConectCar. Com isso, a plataforma reúne em um único lugar os serviços já citados no parágrafo acima.

Ainda segundo a Stellantis, o diferencial do Cart é a experiência unificada, sem que o usuário tenha necessidade de fazer múltiplos downloads, logins, cadastros de cartão e gestão de várias contas. O objetivo é descomplicar, garantindo fluidez. A plataforma acompanhará o usuário na sua jornada de mobilidade, indo além do carro. Para acessar os recursos da plataforma, basta que o usuário baixe o aplicativo e cadastre o cartão de crédito

Continua após a publicidade


Por exemplo, para eliminar filas no balcão e passagem pelo drive-thru do McDonald’s, o Cart, sincronizará o início do preparo do pedido ao tempo de deslocamento, tudo feito diretamente no painel do veículo. Para o pagamento automático de estacionamentos e pedágios onde a tag é obrigatória, Cart e ConectCar trabalharam juntos para trazer informação, agilidade, segurança e interatividade para o usuário direto da tela do multimídia do carro.

O primeiro carro no Brasil a trazer o Cart deve ser a nova Fiat Toro, também apresentada pela Stellantis nesta quinta-feira e, como dito antes, ele estará disponível no segundo semestre deste ano. Por enquanto, a tecnologia está em fase de testes em São Paulo e Belo Horizonte. O modelo, inclusive, já conta com conexão 4G, a partir de uma parceria com TIM e exige a contratação de um pacote de dados com a operadora.

Além da Fiat Toro 2022, a Stellantis não divulgou outros novos veículos do grupo que poderão trazer o Cart integrado. A empresa prometeu mais detalhes sobre o sistema também no início do segundo semestre, bem como o anúncio de novos parceiros para a plataforma.

“Mais do que mobilidade, o carro pode ser entendido como uma plataforma de negócio, ou seja, um ponto de partida para novas soluções na experiência do consumidor por meio da conectividade. A Nova Fiat Toro já está pronta para esse futuro", afirmou Mateus Silveira, gerente de Inovação, Infotainment e Conectividade da Stellantis para a América do Sul. “O Cart simplifica a vida, otimizando o tempo de quem compra pelo celular e se move pela cidade. Em tempos de distanciamento social, também garante uma experiência segura e com menos contato físico”.

Continua após a publicidade


FCA e Amazon

De olho no potencial dos carros conectados, a Amazon anunciou em meados de janeiro que dará a empresas terceiras a possibilidade de acessar a inteligência artificial central que sustenta a Alexa, a assistente de voz da marca. E as montadoras de automóveis serão as primeiras a usarem a tecnologia de Inteligência Artificial da gigante do e-commerce. O objetivo é desenvolver assistentes digitais personalizados para seus carros.

As montadoras - e também outras empresas - acessarão o chamado Alexa Custom Assistant para ter mais controle sobre a experiência do software. Com o código em mãos, as empresas poderão criar suas próprias palavras de ativação e interação para o assistente, além de desenvolver recursos customizados. A Amazon também informou que esses assistentes personalizados coexistirão com a Alexa. Ou seja, a companhia de Jeff Bezos também terá seu software integrado nos futuros carros.

Continua após a publicidade

"O Alexa Custom Assistant reduz o custo e a complexidade da construção de assistentes inteligentes em automóveis, eletrônicos de consumo, aplicativos móveis, propriedades inteligentes e videogames", afirmou a Amazon no blog oficial da Alexa. "Construir um assistente inteligente é complexo, demorado e caro. Além disso, a taxa de inovação e mudança está acelerando e os assistentes estão sempre melhorando e ficando mais inteligentes, exigindo investimentos contínuos substanciais. O Alexa Custom Assistant aborda esse desafio, permitindo que as empresas aproveitem a tecnologia de primeira classe da Alexa para criar seu próprio assistente inteligente sem o investimento, longos ciclos de desenvolvimento e recursos para construí-lo do zero e manter ao longo do tempo".

Junto ao anúncio da Amazon, a própria FCA é a primeira montadora a implementar a Alexa Custom Assistant. A solução será integrada diretamente no espaço da Alexa, dentro do sistema Uconnect da FCA e pode ser adaptada para a personalidade de cada marca do grupo. Inclusive, no novo Fiat Toro apresentado hoje já é possível executar comandos a partir da assistente de voz da Amazon, como acionar luzes, ar-condicionado, buzina, além de abrir e fechar portas.

A FCA afirma que aproveitará a capacidade de ter duas assistentes de voz no veículo, para que elas cooperem simultaneamente para atender às solicitações do cliente. Isso permite que a assistente inteligente da FCA atue como especialista do produto com recursos e capacidades específicos para o veículo, enquanto a Alexa ajuda o consumidor com o clima, controle da casa, música, entre outras necessidades diárias.

Leia também:

Continua após a publicidade