5 novidades da nova Fiat Strada Turbo
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |

A Fiat anunciou a chegada da linha 2024 da Fiat Strada, o carro mais vendido do Brasil. A caminhonete recebeu atualizações em toda a gama, mas a principal novidade é a adição de versões equipadas com o motor 1.0 turbo de 130cv e 20 kgf/m de torque, o mesmo que equipa o Fiat Pulse e o Fiat Fastback.
- Preview Fiat Strada Turbo | Novo motor vai pressionar Montana e Oroch
- 5 coisas que sentimos falta na nova Fiat Strada Turbo
Com exceção aos modelos turbinados, as mudanças na Strada estão concentradas na inclusão do motor 1.3 aspirado na versão de trabalho da picape, a Endurance com cabine simples, aposentando, pelo menos nesse carro, o antigo 1.4 Fire de 88cv e 12,5 kgf/m. Com isso, a caminhonete fica com os bons 107cv e 13,7 kgf/m aliado ao câmbio manual de cinco marchas.
O Canaltech teve um breve contato com as duas versões da Fiat Strada com motor turbo e vai te contar o que mudou e quais são as novidades desses modelos.
5. Ar-condicionado digital
A nova Fiat Strada Turbo recebeu mais alguns equipamentos e está mais recheada em comparação ao modelo que, hoje, é o mais completo com motor 1.3 aspirado, a Strada Volcano. Nas variantes Ranch e Ultra, essas sim turbinadas, há a inclusão do ar-condicionado digital de uma zona, item que torna o carro mais atraente e confortável.
4. Nova dianteira
Segundo a Fiat, o facelift aplicado nos modelos com motorização turbo da nova Fiat Strada precisava ser acompanhado de uma alteração no design, com a inclusão de linhas mais agressivas e esportivas, alusivas ao melhor desempenho desse propulsor.
Tanto na versão Ranch quanto na Ultra, a dianteira está diferente das demais versões, com um afilamento do conjunto óptico, troca na peça principal do para-choques e um novo desenho do farol de neblina — o mesmo do Pulse.
3. Novas rodas
Para complementar o pacote visual, as versões Ranch e Ultra ganharam novas rodas de liga leve de 16 polegadas. Em ambos os modelos, elas são diamantadas, mas na versão Ultra o acabamento é mais escurecido, passando esportividade, enquanto na Ranch o aspecto é mais cromado.
2. Volante do Pulse
Outra novidade dentro da linha da Fiat Strada (essa em todas as versões) é a inclusão do volante que já aparece em outros modelos da marca, como o Pulse e o Fastback. Com essa mudança, o botão do modo "Sport", que torna a caminhonete mais esperta, foi justamente para o volante.
1. Motor 1.0 turbo
A grande novidade da Fiat Strada é, claro, o motor turbo. Mesmo que não seja um propulsor novo, já que está em outros carros da marca, na picapinha esse propulsor 1.0 turbo de 130cv e 20,4 kgf/m de torque transforma o veículo em um produto ainda mais competitivo e que pode, sim, incomodar rivais maiores, como a Chevrolet Montana e a Renault Oroch.
Com esse motor, o 0 a 100 km/h da Strada foi para 9,5s. Além disso, o consumo também se tornou mais interessante, já que o propulsor se esforça menos para levar os 1.251kg do carro e conta com ótima ajuda do câmbio CVT de 7 marchas simuladas, que recebeu uma nova calibração na comparação com o Pulse. As médias oficiais com gasolina ficam em 12,1 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada.