Publicidade

5 novidades da nova Fiat Strada Turbo

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Felipe Ribeiro/Canaltech
Felipe Ribeiro/Canaltech

A Fiat anunciou a chegada da linha 2024 da Fiat Strada, o carro mais vendido do Brasil. A caminhonete recebeu atualizações em toda a gama, mas a principal novidade é a adição de versões equipadas com o motor 1.0 turbo de 130cv e 20 kgf/m de torque, o mesmo que equipa o Fiat Pulse e o Fiat Fastback.

Com exceção aos modelos turbinados, as mudanças na Strada estão concentradas na inclusão do motor 1.3 aspirado na versão de trabalho da picape, a Endurance com cabine simples, aposentando, pelo menos nesse carro, o antigo 1.4 Fire de 88cv e 12,5 kgf/m. Com isso, a caminhonete fica com os bons 107cv e 13,7 kgf/m aliado ao câmbio manual de cinco marchas.

O Canaltech teve um breve contato com as duas versões da Fiat Strada com motor turbo e vai te contar o que mudou e quais são as novidades desses modelos.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

5. Ar-condicionado digital

A nova Fiat Strada Turbo recebeu mais alguns equipamentos e está mais recheada em comparação ao modelo que, hoje, é o mais completo com motor 1.3 aspirado, a Strada Volcano. Nas variantes Ranch e Ultra, essas sim turbinadas, há a inclusão do ar-condicionado digital de uma zona, item que torna o carro mais atraente e confortável.

4. Nova dianteira

Segundo a Fiat, o facelift aplicado nos modelos com motorização turbo da nova Fiat Strada precisava ser acompanhado de uma alteração no design, com a inclusão de linhas mais agressivas e esportivas, alusivas ao melhor desempenho desse propulsor.

Tanto na versão Ranch quanto na Ultra, a dianteira está diferente das demais versões, com um afilamento do conjunto óptico, troca na peça principal do para-choques e um novo desenho do farol de neblina — o mesmo do Pulse.

3. Novas rodas

Continua após a publicidade

Para complementar o pacote visual, as versões Ranch e Ultra ganharam novas rodas de liga leve de 16 polegadas. Em ambos os modelos, elas são diamantadas, mas na versão Ultra o acabamento é mais escurecido, passando esportividade, enquanto na Ranch o aspecto é mais cromado.

2. Volante do Pulse

Outra novidade dentro da linha da Fiat Strada (essa em todas as versões) é a inclusão do volante que já aparece em outros modelos da marca, como o Pulse e o Fastback. Com essa mudança, o botão do modo "Sport", que torna a caminhonete mais esperta, foi justamente para o volante.

Continua após a publicidade

1. Motor 1.0 turbo

A grande novidade da Fiat Strada é, claro, o motor turbo. Mesmo que não seja um propulsor novo, já que está em outros carros da marca, na picapinha esse propulsor 1.0 turbo de 130cv e 20,4 kgf/m de torque transforma o veículo em um produto ainda mais competitivo e que pode, sim, incomodar rivais maiores, como a Chevrolet Montana e a Renault Oroch.

Com esse motor, o 0 a 100 km/h da Strada foi para 9,5s. Além disso, o consumo também se tornou mais interessante, já que o propulsor se esforça menos para levar os 1.251kg do carro e conta com ótima ajuda do câmbio CVT de 7 marchas simuladas, que recebeu uma nova calibração na comparação com o Pulse. As médias oficiais com gasolina ficam em 12,1 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada.

Continua após a publicidade