5 motivos para não comprar o Nissan Versa 2024
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
O Nissan Versa 2024 chegou ao Brasil “de roupa nova”, com melhor acabamento interno e novidades na paleta de cores da carroceria. O sedan compacto da montadora japonesa segue oferecendo um bom pacote na briga com Honda City e Toyota Yaris.
- Review Nissan Versa 2024 | O mesmo bom sedan, de roupa nova e com velho problema
- 5 motivos para COMPRAR o Nissan Versa 2024
Por conta disso, listamos, em um outro conteúdo, 5 motivos para comprar o sedan compacto da marca japonesa após passarmos um tempo ao volante do carro:
- Design moderno
- Acabamento interno
- Conforto
- Dirigibilidade
- Recursos de segurança
O carro, porém, ainda carece de alguns ajustes, que já necessitavam de atenção na variante 2023 e ficaram sem correção, como no caso do consumo de combustível. E esse é um dos motivos que podem fazer o consumidor não comprar o Nissan Versa 2024.
Nissan Versa 2024: Público-alvo
Os executivos da Nissan não escondem que o Versa 2024 foi lançado no mercado brasileiro com um objetivo: virar referência entre os jovens que “estão querendo evoluir”. Palavra de Maurício Greco, novo head de marketing da Nissan no Brasil.
“O público-alvo é o cara jovem, que está querendo ascender na parte social, cultural e profissional, mas é ligado em tecnologia e inovação. O Versa tem estilo, design, espaço interno, conforto e segurança. Ele passa uma experiência divertida com o automóvel”.
5 motivos para não comprar o Nissan Versa 2024
Apesar do visual mais moderno e das novidades em acabamento e tecnologia, o sedan compacto da marca japonesa ainda carece de alguns ajustes, especialmente no que diz respeito ao conjunto mecânico.
O motor 1.6 aspirado e o câmbio CVT continuam dando conta do recado e proporcionando uma dirigibilidade satisfatória ao motorista, mas não dá para negar que um propulsor turbo, como há fora do Brasil, ou híbrido faria o Versa candidato a líder de um segmento hoje dominado pelo Onix Plus, da Chevrolet.
Veja a seguir 5 motivos que podem fazer o consumidor não comprar o Nissan Versa 2024.
5. Cadê o turbo (ou o híbrido)?
Abrindo a lista de motivos que podem fazer o cliente não comprar o Nissan Versa 2024 está o motor. Embora dê conta do recado, o propulsor flex 1.6 aspirado, que oferece até 113cv de potência e 15,3 kgf/m de torque (com etanol), não é tão eficiente quanto os rivais que já adotaram o turbo na categoria.
Um propulsor híbrido (e-Power) ou turbo, como o encontrado no Almera, “irmão gêmeo” do sedan compacto que é vendido em alguns países da Ásia, não foi considerado por aqui, e esse é um ponto importante e que pode pesar contra o sedan compacto japonês na hora da decisão final sobre qual modelo comprar.
4. Isolamento acústico
Outro ponto que pode ser melhorado no Versa 2024 é o isolamento acústico. Assim como na versão anterior, que era invadida por batidas secas vindas do porta-malas, a nova geração do Versa também não é 100% à prova de barulhos.
Em determinadas situações de trânsito, especialmente nas quais o motor precisa trabalhar com mais força, o nível de ruído na cabine acaba incomodando um pouco os ocupantes. Uma “besteirinha” que, certamente, a Nissan não terá problemas para resolver.
3. Painel TFT pela metade
Um ponto que não agradou no Versa 2023 e permaneceu inalterado na 4ª geração do sedan diz respeito ao painel de instrumentos. Se do lado esquerdo ele é moderno, com visor digital e configurável (é possível até mesmo colocar o conta-giros ali), a outra metade “parou no tempo”.
Ao invés de seguir com o padrão de tela TFT digital, a Nissan optou por manter o velocímetro tradicional, analógico, posicionado à direita do painel de instrumentos. Mais um detalhe “bobo”, mas que pode desagradar a alguns clientes em potencial.
2. Espelhamento só por cabo
O quarto entre os 5 motivos que podem fazer alguém não comprar o Versa 2024 é a ausência de espelhamento sem cabo com Android Auto ou Apple CarPlay. Para conseguir transmitir informações da tela do smartphone para a central multimídia (que melhorou, aliás, e está bem mais intuitiva), só conectando um cabo à saída USB.
1. Consumo
Um dos pontos que levantamos como negativos no Versa 2023 não parece ter recebido a devida atenção na nova geração do sedan compacto da Nissan: o consumo excessivo de combustível.
O Versa 2024 melhorou o consumo em baixas rotações no comparativo com o modelo anterior, passando dos 6,4 km/l (cidade) e 7,7 km/l (estrada) para 7,4 km/l e 8,8 km/l, respectivamente, sempre abastecido com etanol.
As médias, porém, seguem abaixo das registradas nos testes PBEV do Inmetro, que apontam para 7,92 km/l na cidade e 10,23 km/l em rodovias. Esse é mais um ponto que, com a adoção de um motor turbo ou híbrido, certamente se tornará melhor.