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5 motivos para comprar o Jaguar I-Pace

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech

O Jaguar I-Pace é mais um entre os muitos modelos de carros elétricos já testados pelo Canaltech capaz de jogar por terra as desconfianças que ainda existem em torno do segmento, principalmente de quem é fã dos roncos ensurdecedores de motores V8, como o encontrado no “irmão” do I-Pace, o F-Pace SVR.

Mesmo silencioso — exceto no modo esportivo, no qual ele simula o som de motor —, o Jaguar I-Pace tem potência e desempenho suficientes para jogar por terra toda e qualquer desconfiança a respeito do segmento, assim como faz o Taycan, membro “ecologicamente correto” da família Porsche.

O carro britânico é vendido no Brasil em duas versões, diferenciadas apenas pelo acabamento e pacote de acessórios, a EV400 SE e a HSE. Em ambas, oferece um powertrain formado por dois motores 100% elétricos, instalados um em cada eixo, com potência combinada de 400cv.

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Jaguar I-Pace: público-alvo

O Jaguar I-Pace é uma alternativa de mercado para o cliente que busca luxo e desempenho, mas não se sente muito atraído pelos bons modelos das marcas alemãs, como o Audi e-Tron ou o Mercedes-Benz EQC.

O desempenho é apenas um dos pontos de destaque do modelo, que tem muito mais bons motivos que podem fazer o consumidor desembolsar entre R$ 687 mil e R$ 777 mil pelo SUV elétrico.

5 motivos para comprar o Jaguar I-Pace

O Jaguar I-Pace mostrou muito mais qualidades do que defeitos durante o tempo que passou sob a análise do Canaltech.

O carro elétrico de generosas proporções (4.682 mm de comprimento x 2.011 mm de largura x 1.566 mm de altura x 2.990 mm de entre eixos) nem parece que pesa mais de duas toneladas (2.226 kg descarregado), tamanha sua desenvoltura e agilidade.

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Veja a seguir 5 bons motivos para comprar o Jaguar I-Pace.

5. SUV com jeitão de hatch

O Jaguar I-Pace é considerado um SUV, mas ele se encaixa melhor como um crossover, pois reúne elementos que também fazem sentido em outros segmentos, tanto no design quanto na dirigibilidade. E o primeiro dos 5 motivos para comprar o carro está relacionado justamente a esse ponto.

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Apesar de ser classificado como um SUV, o elegante modelo da marca britânica tem comportamento dinâmico e dirigibilidade de um hatch. E isso é excelente para quem gosta de um carro “no chão”.

O I-Pace responde rápido ao menor toque na direção elétrica e, mesmo com dimensões substancialmente maiores que as encontradas nos hatches, tem na suspensão rígida e na tocada precisa seus maiores atributos. As curvas são suaves e a rolagem da carroceria é mínima.

4. Teto de vidro

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A expressão “teto de vidro”, segundo a sabedoria popular, é usada de forma pejorativa, direcionada às pessoas que, normalmente, não podem falar sobre alguns assuntos por terem algo a esconder. No caso do Jaguar I-Pace, porém, teto de vidro é sinônimo de coisas boas.

Além de dar um visual elegante e moderno ao SUV, o acessório ainda apresenta tratamento contra raios UV, e isso impede que o calor excessivo invada a cabine e acabe provocando mal-estar ou queimaduras nos ocupantes.

3. Lindo, mas discreto

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O teto de vidro é apenas um entre os vários itens de destaque no design do Jaguar I-Pace. O luxuoso modelo britânico também tem nas linhas agressivas, modernas mesmo quatro anos após o lançamento, o principal destaque.

O carro é diferente, no bom sentido, e chama a atenção justamente por não ser um modelo comumente encontrado nas ruas, mas também discreto quando comparado a alguns rivais da categoria, como o e-Tron ou o Mercedes EQC — principalmente na cor preta, como a emprestada para a reportagem do Canaltech.

A traseira é elegante, com lanternas que invadem as laterais e linhas musculosas, mas menos chamativas que as da dianteira. O logo da Jaguar com o feroz animal em movimento de salto e uma discreta bandeira do Reino Unido completam com sucesso a missão traçada pela equipe de design.

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Por dentro, a combinação beleza + discrição também dá o tom. O material utilizado no acabamento de portas, bancos e painéis é de ótima qualidade. O tamanho do volante, do cluster e da tela da central multimídia também é perfeito, sem exageros, assim como a disposição dos demais controles — alguns ainda com o uso de botões físicos.

2. Autonomia

Chegamos, enfim, aos dois itens finais da lista de 5 motivos para comprar o Jaguar I-Pace, e eles se destacam justamente nos quesitos que estão entre os mais procurados por quem quer um carro elétrico.

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O primeiro deles é a autonomia. O Jaguar I-Pace tem bateria de 90 kWh e pode rodar até 446 quilômetros por carga, segundo os números oficiais da marca com base no ciclo NEDC. O alcance cai para 362 nas exigentes medições do PBEV — Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro.

Durante os testes, foi possível notar que a realidade fica mais próxima da autonomia declarada pelo fabricante do que do número reduzido para se encaixar ao padrão do órgão brasileiro. Rodamos cerca de 400 km em circuito misto, sem abdicar de uma ou outra aceleração mais forte.

1. Desempenho de esportivo

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As generosas dimensões e o peso de mais de duas toneladas não impedem o Jaguar I-Pace de apresentar um desempenho impressionante, daqueles de fazer condutor e passageiros sentirem um friozinho gostoso no estômago a cada acelerada mais forte.

A “pegada hatch” do crossover ajuda a deixar a tocada bastante segura, e a vantagem de ter a suspensão um pouco mais alta (afinal, trata-se de um SUV) faz com que o I-Pace não sofra com lombadas ou imperfeições das vias.

Segundo a Jaguar, o carro tem velocidade máxima de 200 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos. A potência entregue pela dupla de motores é de 400cv e o torque instantâneo de 71 kgf/m. Nada mal para um SUV, não é?