Publicidade

JAC lança SUV híbrido para encarar GWM e BYD

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/JAC MOtors
Divulgação/JAC MOtors

A JAC Motors revelou recentemente o QX, primeiro modelo híbrido da linha, projetado para correr atrás do prejuízo causado por duas das principais rivais da marca na China: a GWM, que vem ganhando mercado com o Haval H6; e a BYD, que também está em alta com o Song Plus DM-i.

Menos de um mês após mostrar o SUV no Salão de Chengdu, a marca, que no Brasil não vende mais carros a combustão, lançou o JAC QX na China em três versões diferentes.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Em termos de design, o SUV de 4,60 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,70 m de altura e 2,72 m de entre-eixos herdou as principais características do JAC Sehol QX. O visual, especialmente por conta do conjunto óptico da parte traseira, vem sendo comparado com o de um modelo que já conquistou seu espaço no Brasil: o Chery Tiggo 7.

Na frente, porém, nada de inspiração baseada nos rivais. O JAC QX tem grade dianteira incorporada ao para-choque e faróis afilados que lembram o do E-JS4, SUV 100% elétrico que a reportagem do Canaltechteve a oportunidade de testar.

Tela gigante e sistema próprio

Por dentro, a gigante tela de 24,6 polegadas comporta o quadro de instrumentos digital e a central multimídia. O sistema, porém, não é compatível com Android Auto nem Apple CarPlay, e roda sob o sistema HiCar, da Huawei, que possui funcionalidades semelhantes.

A ausência de Android Auto ou Apple CarPlay é compensada pelos sistemas de auxílio à condução incorporados pela JAC, que são de nível 2. O QX tem embarcados recursos como ACC (controle de cruzeiro adaptativo), frenagem automática de emergência, aviso sonoro de saída de faixa e assistência à manutenção de faixa.

JAC QX: motorização e autonomia

Continua após a publicidade

O primeiro SUV híbrido da JAC tem sob o capô um motor 1.5 aspirado a gasolina, que gera 110cv de potência e 13,7 kgf/m de torque. Ele trabalha em conjunto com um propulsor elétrico de 203cv de potência e 30,5 kgf/m de torque.

As configurações fazem o SUV híbrido acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos e atingir velocidade máxima de 160 km/h, limitada eletronicamente para garantir uma vida útil maior à bateria.

E por falar em bateria, a que alimenta o sistema do SUV é de lítio, com 21,68 kWh de capacidade, suficiente para fazer o JAC QX rodar até 120 quilômetros em modo exclusivamente elétrico.

Continua após a publicidade

O alcance combinado, segundo a marca, pode chegar a 1.250 quilômetros por ciclo de carga, o que daria ao JAC QX a impressionante capacidade de rodar o equivalente a 65,4 km/l, em média.

Quanto custa o JAC QX?

O JAC QX foi lançado na China em três versões diferentes, com preços entre 129,900 e 149,900 yuan (R$ 86.500 e R$ 99.200, na conversão direta). Não há, por enquanto, qualquer informação a respeito da chegada do modelo híbrido ao Brasil.