Recall por defeito na bateria do Bolt pode levar até um ano para ser concluído
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
A General Motors anunciou recentemente um recall global para corrigir os problemas na bateria do Chevrolet Bolt e, nesta segunda-feira (13), após uma conferência com a LG, responsável pela produção das células elétricas, revelou uma projeção nada animadora. De acordo com a montadora, as novas baterias podem não estar disponíveis até “depois de novembro”.
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Apesar de ainda não ter definido se os 142 mil Chevrolet Bolt produzidos entre 2017 e 2021 precisarão efetuar a troca completa do pack, ou apenas da bateria, GM e LG confirmaram que todos precisarão ser atendidos. Como a LG produziu menos de 5 GWh por mês de baterias entre janeiro e julho, e agora terá que produzir 9 GWh adicionais, isso implicará em um período de até um ano para que o recall seja 100% concluído.
Os prejuízos para as empresas também serão de uma grandeza impressionante. Aparentemente, o custo de toda a operação chegará a US$ 1,8 bilhão, equivalente a R$ 9,42 bilhões na cotação atual. Dan Flores, porta-voz da GM, confirmou que a empresa está comprometida em agilizar ao máximo o processo.
“Os especialistas da GM e da LG continuam trabalhando incessantemente nas questões. Estamos determinados a fazer a coisa certa para nossos clientes e resolver o problema de uma vez por todas. Assim que estivermos confiantes que a LG pode nos fornecer bons módulos de bateria, começaremos os reparos o mais rápido possível", assegurou.
Defeitos detectados
De acordo com a GM, duas falhas foram detectadas em células de bateria produzidas na Coreia do Sul e em Michigan, nos Estados Unidos: uma aba do ânodo cortada e um separador dobrado. Esse segundo defeito, em algumas raras circunstâncias, pode até fazer com que a bateria pegue fogo.
Para evitar maiores problemas e transtornos aos proprietários enquanto o recall não acontece, a General Motors tem passado algumas orientações sobre o uso prudente do Chevrolet Bolt. Segundo a empresa, além de manter os carros estacionados em lugares abertos, o ideal é usar apenas 60% do estado de carga (SOC) da bateria disponível (entre cerca de 30% e 90% SOC). Isso fará com que a autonomia caia de 400 km para 240 km, mas aumentará a segurança.
"Em casos em que o veículo, durante o carregamento, tenha a bateria carregada com capacidade total ou muito próximo da capacidade total, a não conformidade pode gerar risco de incêndio, com possibilidade de danos materiais, lesões físicas graves ou até mesmo fatais", disse a GM, em comunicado.
No Brasil, o recall também será realizado. Segundo a General Motors do Brasil, serão chamadas as seguintes versões do Bolt:
- Chassis Nº: L4100194 a L4125710
- Data inicial e final de fabricação: 14/Jun/2019 a 20/Jun/2020
Como é de praxe em procedimentos de recall, o serviço é totalmente gratuito. O tempo estimado do reparo, segundo a GM, é de 30 minutos. Para agendar, basta entrar no site oficial da empresa.
Fonte: Inside Evs