Haval H6 “fura fila” e deve ser 1º híbrido flex da GWM no Brasil
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
A GWM confirmou, no início de junho, que o Haval H6 será o 1º carro a ser produzido no Brasil quando a fábrica em Iracemápolis (SP) for inaugurada. Nesta quinta-feira (20), a montadora confirmou ao Canaltech que o SUV híbrido “furou a fila” novamente e também será o 1º plug-in flex da marca no país.
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Inicialmente, a ideia da montadora era que a picape Poer inaugurasse as linhas no interior de São Paulo, e que o vindouro Haval H4 (que lá fora é vendido como Jolion) se tornasse pioneiro na linha de SUVs com motor híbrido plug-in flex. O Haval H6, porém, tomou a dianteira nas duas operações.
A confirmação foi feita pelo diretor de Relações Institucionais da GWM do Brasil, Ricardo Bastos, ao Canaltech. Segundo o executivo, a aprovação do Programa Mobilidade Verde e Inovação, também chamado de Projeto Mover, “bateu o martelo” em relação ao assunto.
De acordo com Bastos, a aprovação do Projeto de Lei 914/2024 fará com que a GWM dê o start para acelerar a logística chinesa, pegando forte nos detalhes que faltam para a inauguração da fábrica e na contratação de funcionários.
Quando chega o Haval H6 plug-in Flex?
Ricardo Bastos também confirmou quando o Haval H6 híbrido plug-in flex deve ter sua produção iniciada no Brasil. O executivo adiantou que, a princípio, as linhas devem fabricar apenas os modelos que já são vendidos por aqui, importados da China — HEV e PHEV.
A partir de 2026, porém, as novidades deverão ser incorporadas às esteiras. A GWM pretende não apenas dar início à fabricação do Haval H6 híbrido plug-in flex, mas também começar a produzir o Haval H4, que será o SUV de entrada da marca no país e chegará por aqui para brigar com Toyota Corolla Cross e Jeep Compass, entre outros — também com uma versão híbrida flex.