Publicidade

Confirmado: Haval H6 será 1º carro fabricado pela GWM no Brasil

Por| Editado por Jones Oliveira | 07 de Junho de 2024 às 09h00

Link copiado!

Divulgação/GWM
Divulgação/GWM

Cerca de 24 horas depois de a GWM revelar o preço da nova versão de entrada do Haval H6 — a PHEV19 — no Brasil, a montadora confirmou nesta quinta-feira (6) que o SUV híbrido será o primeiro carro da marca a ter sua produção nacionalizada.

A informação foi oficializada durante um encontro do fundador e chairman da GWM, Jack Wey, com o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, em evento realizado em Pequim, na China.

As duas lideranças estavam em Pequim para participar do Seminário Econômico Brasil-China, realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC).

Continua após a publicidade

Wey apresentou ao ministro e vice-presidente do Brasil detalhes sobre a operação global da fabricante e os planos específicos para o mercado verde-amarelo. Entre as muitas informações, o martelo sobre qual modelo será o primeiro da marca finalmente foi batido (havia uma dúvida entre a picape Poer e o Haval H6).

Quando a fábrica da GWM será inaugurada?

O chairman chinês aproveitou o encontro para atualizar Alckmin sobre o cronograma de abertura da fábrica de Iracemápolis. Segundo o executivo da GWM, nos próximos meses serão realizadas as contratações e o treinamento dos funcionários que serão responsáveis pela fabricação dos veículos.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

A ideia é que já no segundo semestre comecem a ser produzidas as primeiras unidades do GWM Haval H6, mas em regime de pré-produção, com o objetivo de testar e ajustar a linha de montagem.

O chairman chinês não revelou, porém, qual (ou quais) das versões da linha do Haval H6 será produzida no Brasil. Atualmente, a marca vende por aqui as variantes HEV2, que não vai à tomada, PHEV19, PHEV34 e GT, também plug-in.

Jack Wey aproveitou a ocasião para mostrar ao vice-presidente o caminhão a hidrogênio desenvolvido pela empresa FTXT, divisão da GWM que é especializada em todo o ecossistema de hidrogênio, e que a reportagem do Canaltech conheceu de perto durante visita às instalações da GWM na China.