Confirmado: Haval H6 será 1º carro fabricado pela GWM no Brasil
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
Cerca de 24 horas depois de a GWM revelar o preço da nova versão de entrada do Haval H6 — a PHEV19 — no Brasil, a montadora confirmou nesta quinta-feira (6) que o SUV híbrido será o primeiro carro da marca a ter sua produção nacionalizada.
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A informação foi oficializada durante um encontro do fundador e chairman da GWM, Jack Wey, com o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, em evento realizado em Pequim, na China.
As duas lideranças estavam em Pequim para participar do Seminário Econômico Brasil-China, realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC).
Wey apresentou ao ministro e vice-presidente do Brasil detalhes sobre a operação global da fabricante e os planos específicos para o mercado verde-amarelo. Entre as muitas informações, o martelo sobre qual modelo será o primeiro da marca finalmente foi batido (havia uma dúvida entre a picape Poer e o Haval H6).
Quando a fábrica da GWM será inaugurada?
O chairman chinês aproveitou o encontro para atualizar Alckmin sobre o cronograma de abertura da fábrica de Iracemápolis. Segundo o executivo da GWM, nos próximos meses serão realizadas as contratações e o treinamento dos funcionários que serão responsáveis pela fabricação dos veículos.
A ideia é que já no segundo semestre comecem a ser produzidas as primeiras unidades do GWM Haval H6, mas em regime de pré-produção, com o objetivo de testar e ajustar a linha de montagem.
O chairman chinês não revelou, porém, qual (ou quais) das versões da linha do Haval H6 será produzida no Brasil. Atualmente, a marca vende por aqui as variantes HEV2, que não vai à tomada, PHEV19, PHEV34 e GT, também plug-in.
Jack Wey aproveitou a ocasião para mostrar ao vice-presidente o caminhão a hidrogênio desenvolvido pela empresa FTXT, divisão da GWM que é especializada em todo o ecossistema de hidrogênio, e que a reportagem do Canaltech conheceu de perto durante visita às instalações da GWM na China.