Hacker descobre “Modo Elon” e transforma Tesla em carro 100% autônomo
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
Os carros da Tesla que estão à venda atualmente não oferecem ao motorista a opção de condução 100% autônoma, pois exigem que o condutor preste atenção ao trânsito para assumir o controle em eventuais necessidades. O recurso, porém, já foi desenvolvido, mas está “escondido”.
Pelo menos foi isso o que um hacker aparentemente descobriu. Identificado apenas como “green”, o usuário @greentheonly postou no Twitter e no YouTube as funções ocultas do sistema Full Self-Driving (FSD) da Tesla, batizadas por ele de “Modo Elon”.
Segundo o hacker, ao quebrar os códigos do software presente nos carros da montadora de Elon Musk, foi possível ativar o modo de condução 100% autônoma, ou seja, que dá ao motorista a liberdade de não precisar mais prestar atenção na via ou interferir nas ações do carro no trânsito.
Não foi possível identificar qual o modelo de carro da Tesla utilizado no teste, mas “green” afirmou ter rodado com o sistema 100% autônomo durante 600 milhas (quase 1.000 quilômetros). De acordo com o hacker, o FSD apresentou alguns bugs, como mudar aleatoriamente de faixa e dirigir em velocidade demasiadamente baixa em rodovias.
O hacker ainda afirmou que, embora tenha conseguido quebrar os códigos do software da Tesla, ele “está mais seguro do que nunca”, e que o nível de cuidados que a fabricante destina ao serviço “é raro de se ver” quando comparado com outras marcas.
Tesla 100% autônomo está chegando?
O “Modo Elon” descoberto pelo hacker pode estar próximo de virar realidade para todos que já pagaram cerca de 15 mil dólares pela versão beta do pacote FSD. O próprio CEO da Tesla avisou, já em março deste ano, que a nova plataforma desenvolvida pela empresa deixaria os carros “quase 100%” autônomos.
Musk não revelou, porém, quando os recursos que tornarão os carros da Tesla capazes de dirigir sozinhos, sem a intervenção humana, serão efetivamente disponibilizados no mercado, tampouco se os clientes que já contam com o FSD terão que desembolsar mais um alto valor em dinheiro pela sonhada atualização.