Publicidade

Tesla Full Self-Driving agora tem modo assertivo de condução; assista

Por| Editado por Jones Oliveira | 14 de Janeiro de 2022 às 16h20

Link copiado!

Reprodução/YouTube
Reprodução/YouTube
Tudo sobre Tesla

A poucos dias de implementar o aumento de US$ 2 mil dólares (cerca de R$ 11 mil, na cotação atual) ao pacote Full Self-Driving (FSD) do Piloto Automático de seus carros, a Tesla anunciou uma novidade para a versão 10.3 do software: o modo assertivo de condução.

A partir de agora, o condutor que tiver o pacote mais atualizado poderá escolher como o carro responderá em determinadas situações. Os modos disponibilizados pela Tesla para o FSD são chamados de Chill, Average e Assertive (Calmo, Médio ou Assertivo, em português).

Segundo a Tesla, o nome de cada modo indica o respectivo estilo de condução, mas, na prática, a diferença entre eles com o motorista no comando seria praticamente imperceptível. A mudança é por conta do Auto-Pilot.

Continua após a publicidade

A marca definiu cada modo da seguinte forma:

  • Chill: Neste perfil, o Model X terá uma distância de seguimento maior e realizará menos mudanças de faixa de velocidade;
  • Average: Neste perfil, o Model X terá uma distância média de seguimento e poderá realizar paragens de rolamento;
  • Assertive: Neste perfil, o Model X terá uma distância de seguimento menor, realizará mudanças de faixa de velocidade mais frequentes, não sairá das faixas de ultrapassagem e poderá realizar paradas de rolamento.

Em entrevista para a BBC, um especialista no assunto afirmou que “às vezes pode ser mais seguro para um sistema automatizado ser mais assertivo, como um motorista humano, em vez de ser excessivamente cauteloso”.

Continua após a publicidade

Modo assertivo do Tesla FSD em ação

Um canal do YouTube não perdeu tempo e foi para as ruas testar os três novos meios de condução disponibilizados para o pacote Full Self-Driving da marca.

Segundo o pessoal do DÆrik, várias situações interessantes foram encaradas, como a presença de ciclistas nos dois lados da avenida, mas o FSD da Tesla “encarou a situação como um campeão”.

Continua após a publicidade

Fonte: Inside EVs, BBC