GAC | Com R$ 5,5 bi, veja quais carros marca chinesa pode trazer ao Brasil
Por Eugenio Augusto Brito • Editado por Jones Oliveira | •
Com apenas uma nota no Linkedin, a chinesa GAC Motors confirmou o início de suas operações no Brasil, movimento que teve partida em junho, quando anunciou investimento equivalente a R$ 5,5 bilhões no país. Mas quais modelos da marca - que tem carros convencionais, híbridos e elétricos no portfólio - podem chegar e fazer sucesso no Brasil? Veja algumas opções.
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Operação anunciada
Com nota curta na rede social profissional, a GAC Motor Brasil anunciou formalmente o início de suas operações em nosso mercado.
Criada em 1997, a GAC (Guangzhou Automobile Group) está estabelecida na área de Guangzhou, Macau e Hong Kong, no cinturão tecnológico do sul da China, e só partiu para o mercado internacional em 2019, com o lançamento da GAC International, além de joint-ventures com Honda, Toyota e Stellantis.
Na América Latina, a GAC já abriu operações na Bolívia, Chile, Costa Rica, Equador e, mais recentemente, no México.
R$ 5,5 bilhões para estrutura
Em junho, durante encontro com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, em Pequim, o presidente do Grupo GAC, Feng Xingya, confirmou que a marca investirá US$ 1 bilhão no mercado brasileiro.
Esta cifra, equivalente a R$ 5,5 bilhões atuais, na conversão direta, faz parte de aporte para os próximos 5 anos, não apenas o lançamento de carros eletrificados, mas toda estrutura necessária para que a marca possa se estabelecer e crescer dentro do território brasileiro.
Investimento de porte, inclusive, para abertura de estrutura industrial, como centro de Pesquisa e Desenvolvimento, armazéns logístico e de reposição ou até mesmo unidade de fabricação de pequeno porte, trabalhando com carrocerias e componentes que chegam por importação completa ou parcialmente montados (CKD ou SKD).
“Nos próximos 5 anos, a GAC, juntamente com sua cadeia de suprimentos, planeja investir US$ 1 bilhão no Brasil, incluindo planos para estabelecer fábricas, centro de pesquisa e desenvolvimento e depósitos para peças de reposição”, revelou o executivo.
Quais carros a GAC vai vender no Brasil?
Ainda não se sabe qual ou quais carros a GAC oferecerá ao mercado brasileiro, mas a marca tem divisão de veículos elétricos e híbridos e carregadores de alta potência, além da linha tradicional de modelos a combustão.
Globalmente, a GAC oferece sedans, SUVs, minivans e até modelos conceituais esportivos, que lembram modelos da Tesla e até da Lotus.
Possíveis apostas
Sedans
A linha mais tradicional tem os modelos GA6 e GA8 (que parecem carros de Hyundai ou mesmo Caoa Chery), mas o avançado Empow chama atenção.
Este último está em linha com marcas como Nissan e Honda, mas com um toque de Mercedes-Benz. Tem 4,70 m de comprimento, 2,73 m de espaço entre-eixos, com espaço para 5 pessoas. Motor 1.5 turbo, com injeção direta de gasolina, vem acoplado a câmbio automático de 7 marchas e gera 170 cv e mais de 27 kgf/m de torque.
SUVs
Utilitários estão representados pelos modelos GS3, GS4, GS5 e o grandalhão GS8, mas há também a linha de crossovers mais recentes Emzoom (uma remodelação do GS3) e Emkoo.
Este último lembra o Peugeot 2008 na dianteira, ou mesmo o Honda CR-V de traseira, e pode ser aposta certa para encarar Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e o novo BYD Yuan Pro.
Tem 4,68 m de comprimento, com 2,75m de entre-eixos, além de motor 1.5 turbo com 177 cv e sistema híbrido, que promete fazer 20,8 km/l.
Elétricos
A linha de elétricos responde pelo nome de Aion. Um dos modelos, o Aion Y Plus, é um SUV com 204 cv de potência e 22,9 kgf/m de torque, com bateria de 63,2 kWh, prometendo autonomia de 490 km no ciclo europeu (NEDC).
Com 4,53 metros de comprimento e 2,75 m de entre-eixos, tem porte semelhante ao de outros dois SUVs chineses, os híbridos BYD Song Plus e GWM Haval H6, bem como do Volkswagen Tiguan Allspace e do recém-apresentado Kia EV5, elétrico coreano de R$ 400 mil.
O Aion Y Plus já foi flagrado circulando no Brasil e pode ser um dos primeiros a ser vendido no mercado nacional.
Além dele, a linha internacional da GAC recebeu recentemente o Aion V. Produzido na Tailândia sobre a plataforma elétrica AEP 3.0, prevê tecnologias semi-autônomas de auxílio ao condutor e conectividade total.
Também acaba sendo um modelo de respeito, com 4,42m de comprimento, mas entre-eixos maior que o Y Plus, com 2,77 m.
Sua base elétrica chamada de 400V+3C, prevê tecnologia de carregamento rápido para ter até 370 km de autonomia com apenas 15 minutos de recarga, em redes de alta potência. No total, promete autonomia de até 750 km.