Chinesa GAC Aion cria carregador de carros elétricos mais rápido do mundo
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
Você já imaginou gastar menos tempo para carregar seu carro elétrico do que costuma levar para encher o tanque de um veículo movido à gasolina? Parece que isso agora será possível, graças ao carregador ultrarrápido criado pela GAC Aion, marca chinesa que pertence à divisão de veículos elétricos do GAC Group.
- Chery QQ elétrico é apresentado ao público na China; veja imagens
- Volkswagen confirma lançamento de seis carros híbridos flex no Brasil
- Rio terá 1º laboratório de baterias para carros elétricos da América Latina
A marca anunciou na semana passada o A480, um carregador capaz de levar uma bateria zerada a 80% de sua capacidade em apenas oito minutos. A potência máxima de carregamento do acessório é de 480 kW (daí o nome A480).
Em um experimento divulgado pela própria empresa para ilustrar a potência do novo carregador, a GAC Aion mostrou que um Aion V, com tecnologia de carregamento 6C, foi dos 30% aos 80% de carga em somente 4 minutos e 50 segundos. Nesses menos de 5 minutos, o carro foi carregado com 35,1 kW de potência e uma corrente de carga máxima de 560A.
Segurança e durabilidade
A GAC assegurou que não deixou a segurança de lado ao produzir o carregador potente e ultrarrápido. Segundo a fabricante chinesa, o A480 passou por testes para atender a 12 padrões de qualidade, incluindo proteção contra sobretensão, proteção contra sobrecarga de corrente e proteção contra superaquecimento.
Além de seguro, o carregador também foi projetado para durar. A marca divulgou que a tecnologia permitirá que os veículos rodem até mil quilômetros com um único abastecimento, e que ele poderá ser utilizada até que 1 milhão de quilômetros sejam percorridos.
Vale lembrar que a intenção da marca é expandir sua atuação cada vez mais. A GAC Aion já construiu sua primeira estação de carregamento ultrarrápido em Guangzhou e pretende construir mais 2.000 na China até 2025.