Publicidade

Chinesa GAC Aion cria carregador de carros elétricos mais rápido do mundo

Por| Editado por Jones Oliveira | 06 de Setembro de 2021 às 12h45

Link copiado!

Divulgação/GAC Aion
Divulgação/GAC Aion

Você já imaginou gastar menos tempo para carregar seu carro elétrico do que costuma levar para encher o tanque de um veículo movido à gasolina? Parece que isso agora será possível, graças ao carregador ultrarrápido criado pela GAC Aion, marca chinesa que pertence à divisão de veículos elétricos do GAC Group.

A marca anunciou na semana passada o A480, um carregador capaz de levar uma bateria zerada a 80% de sua capacidade em apenas oito minutos. A potência máxima de carregamento do acessório é de 480 kW (daí o nome A480).

Em um experimento divulgado pela própria empresa para ilustrar a potência do novo carregador, a GAC Aion mostrou que um Aion V, com tecnologia de carregamento 6C, foi dos 30% aos 80% de carga em somente 4 minutos e 50 segundos. Nesses menos de 5 minutos, o carro foi carregado com 35,1 kW de potência e uma corrente de carga máxima de 560A.

Continua após a publicidade

Segurança e durabilidade

A GAC assegurou que não deixou a segurança de lado ao produzir o carregador potente e ultrarrápido. Segundo a fabricante chinesa, o A480 passou por testes para atender a 12 padrões de qualidade, incluindo proteção contra sobretensão, proteção contra sobrecarga de corrente e proteção contra superaquecimento.

Além de seguro, o carregador também foi projetado para durar. A marca divulgou que a tecnologia permitirá que os veículos rodem até mil quilômetros com um único abastecimento, e que ele poderá ser utilizada até que 1 milhão de quilômetros sejam percorridos.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que a intenção da marca é expandir sua atuação cada vez mais. A GAC Aion já construiu sua primeira estação de carregamento ultrarrápido em Guangzhou e pretende construir mais 2.000 na China até 2025.

Fonte: Electrek, CNEV