Publicidade

Motor para carro elétrico com 98,5% de eficiência já é realidade

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Reprodução/CarNewsChina
Reprodução/CarNewsChina

A busca por motores mais eficientes, sejam eles a combustão ou eletrificados, é global, e a GAC Motor, uma das maiores marcas da indústria automotiva chinesa, chegou perto de atingir a perfeição com o Quark Electric Drive 2.0, fabricado pela Hyptec.

O novo motor elétrico anunciado nesta segunda-feira (26) gera impressionantes 30 mil rpm (rotações por minuto), um recorde entre os carros elétricos existentes no mercado global.

Além disso, os motores têm densidade de potência de 13 kW/kg e atingem eficiência energética de 98,5%, o que significa, em números puros, que carros elétricos poderão rodar até 50 km a mais por carga, enquanto os híbridos plug-in atingirão até 150 km extras com o mesmo pacote de baterias.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A GAC informou que essa extensão de carga é equivalente a aumentar o alcance de um carro com tração integral para o que hoje roda um carro de passeio. Segundo a marca chinesa, a tecnologia ajudará a economizar 90 bilhões de kWh de eletricidade por ano.

GAC investirá pesado no Brasil

O lançamento de um motor com 98,5% de eficiência não deixa de ser uma excelente notícia para o consumidor brasileiro. Afinal, no fim de junho, em encontro com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, em Pequim, Feng Xingya, presidente do Grupo GAC, confirmou que a marca investirá pesado no Brasil.

O GAC Group anunciou que investirá US$ 1 bilhão no mercado brasileiro nos próximos cinco anos. O aporte prometido por Xingya engloba não apenas o lançamento de carros eletrificados, mas todo o entorno necessário para que a marca possa se estabelecer e crescer dentro do território brasileiro.

O grupo chinês conta em seu organograma com joint ventures com empresas de peso, como Toyota e Honda. O quadro de colaboradores também é enorme, e hoje opera com mais de 110 mil funcionários. Não por acaso, o faturamento em 2023 foi de US$ 70 bilhões, suficiente para colocar a companhia como a número 165 da lista Fortune Global 500.