GAC Aion UT: Rival do BYD Dolphin estreia de olho no Brasil
Por Paulo Amaral |

A Aion, marca chinesa que pertence ao grupo GAC, um dos maiores fabricantes de carros do país, está em vias de trazer para o Brasil o mais novo concorrente do BYD Dolphin, um dos líderes do ranking de elétricos mais vendidos do país.
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O modelo escolhido para rivalizar com o “Golfinho” é o GAC Aion UT, compacto 100% elétrico que foi apresentado oficialmente no Salão do Automóvel de Guangzhou na última sexta-feira (15).
O Aion UT, inicialmente, não fazia parte da lista de prováveis lançamentos da marca chinesa no Brasil, mas com o aporte de R$ 5,5 bilhões confirmado para o nosso mercado, a ideia de ter um concorrente direto do carro elétrico mais vendido em território verde-amarelo faz total sentido.
Assim como no caso do BYD Dolphin, o grande apelo do compacto elétrico da Aion está no preço. O modelo foi lançado na China por menos de 100.000 yuan (cerca de R$ 79 mil na conversão direta), mesma faixa do principal concorrente. No Brasil, com impostos e taxas de importação, o modelo custaria entre R$ 150 mil e R$ 160 mil.
Como é o Aion UT?
O Aion UT tem 4,27 metros de comprimento (15 cm a mais que o Dolphin), 1,85 m de largura, 1,57 m de altura e 2,75 m de entre-eixos. As dimensões, mais generosas que as do rival, dão uma pequena vantagem ao modelo da GAC no que diz respeito ao conforto dos ocupantes — já bem satisfatório no modelo da BYD.
O design lateral também é bastante similar ao do rival da BYD, inclusive no desenho das rodas. A dianteira e a traseira, porém, são um pouco mais tradicionais quando comparadas ao visual do Dolphin. Por dentro, a cabine apresenta algumas semelhanças, especialmente na central multimídia e no painel de instrumentos digital.
O sistema de entretenimento aceita comandos por voz, mas é compatível com HiCar, CarLink e Apple CarPlay, e não com Android Auto. A Inteligência Artificial embarcada permite controlar o ar-condicionado digital, o desembaçador dos vidros e o sistema de navegação.
As baterias do Aion UT são do tipo LFP (fosfato de ferro e lítio) fabricadas pela Inpai Battery Technology e, segundo o ciclo WLTP, menos exigente que o PBEV do Inmetro, oferecem até 600 km de autonomia por carga. O motor elétrico de imã permanente é de 134 cv, e a velocidade máxima chega aos 150 km/h, exatamente a mesma do Dolphin.