Fiat Pulse terá o motor 1.0 turbo mais potente dos SUVs compactos

Fiat Pulse terá o motor 1.0 turbo mais potente dos SUVs compactos

Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 11 de Outubro de 2021 às 17h40
Divulgação/Stellantis

A Fiat confirmou que o Pulse, seu primeiro SUV fabricado no Brasil, será equipado com o motor 1.0 turbo mais potente e econômico da categoria. Segundo a montadora italiana, o propulsor flex vai despejar 130cv quando abastecido com etanol e 125cv com gasolina, sempre com o torque de 20,4 kgf/m a 1.750rpm. Além disso, o consumo será dos mais interessantes, com médias de 12 km/l (na gasolina) em circuito urbano.

Desse modo, o Fiat Pulse supera o então líder do segmento, o Volkswagen Nivus, que é equipado com o motor 1.0 TSI de 128cv no etanol (116cv na gasolina) e 20,4 kgf/m de torque a 2.000rpm. Segundo a Fiat, com o novo propulsor, o Pulse fará um 0 a 100 km/h em apenas 9,4 segundos, contra os 10 segundos do rival alemão, 10,8s do Chevrolet Tracker 1.0 turbo e 11,5s do novo Hyundai Creta.

A Fiat explica que esses números foram possíveis graças a itens como o uso do turbocompressor com wastegate eletrônico, da injeção direta de combustível e do exclusivo sistema MultiAir III, que possibilita um controle mais flexível e eficiente das válvulas de admissão. As tecnologias são as mesmas presentes no motor 1.3 turboflex que equipa modelos como a nova Fiat Toro e o novo Jeep Compass — e que devem chegar a outros carros do Grupo Stellantis.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

(Imagem: Divulgação/Stellantis)

Além do novo motor, o Fiat Pulse será o primeiro carro da montadora italiana a ter um câmbio do tipo CVT, fabricado pela empresa japonesa Aisin. Essa transmissão pode emular até sete marchas, terá três modos de condução e também equipará os modelos de entrada do SUV, estes com o motor 1.3 aspirado de 109cv. Esse câmbio automático foi projetado com um óleo lubrificante for life, ou seja, que não exige troca ao longo de toda a vida útil do veículo. Isso aumenta a durabilidade e reduz o custo de manutenção.

O Fiat Pulse será apresentado ao mercado no dia 19 de outubro e terá cobertura completa do Canaltech.

Fonte: Stellantis

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.