Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Fiat Pulse terá o motor 1.0 turbo mais potente dos SUVs compactos

Por| Editado por Jones Oliveira | 11 de Outubro de 2021 às 17h40

Link copiado!

Divulgação/Stellantis
Divulgação/Stellantis

A Fiat confirmou que o Pulse, seu primeiro SUV fabricado no Brasil, será equipado com o motor 1.0 turbo mais potente e econômico da categoria. Segundo a montadora italiana, o propulsor flex vai despejar 130cv quando abastecido com etanol e 125cv com gasolina, sempre com o torque de 20,4 kgf/m a 1.750rpm. Além disso, o consumo será dos mais interessantes, com médias de 12 km/l (na gasolina) em circuito urbano.

Desse modo, o Fiat Pulse supera o então líder do segmento, o Volkswagen Nivus, que é equipado com o motor 1.0 TSI de 128cv no etanol (116cv na gasolina) e 20,4 kgf/m de torque a 2.000rpm. Segundo a Fiat, com o novo propulsor, o Pulse fará um 0 a 100 km/h em apenas 9,4 segundos, contra os 10 segundos do rival alemão, 10,8s do Chevrolet Tracker 1.0 turbo e 11,5s do novo Hyundai Creta.

A Fiat explica que esses números foram possíveis graças a itens como o uso do turbocompressor com wastegate eletrônico, da injeção direta de combustível e do exclusivo sistema MultiAir III, que possibilita um controle mais flexível e eficiente das válvulas de admissão. As tecnologias são as mesmas presentes no motor 1.3 turboflex que equipa modelos como a nova Fiat Toro e o novo Jeep Compass — e que devem chegar a outros carros do Grupo Stellantis.

Continua após a publicidade

Além do novo motor, o Fiat Pulse será o primeiro carro da montadora italiana a ter um câmbio do tipo CVT, fabricado pela empresa japonesa Aisin. Essa transmissão pode emular até sete marchas, terá três modos de condução e também equipará os modelos de entrada do SUV, estes com o motor 1.3 aspirado de 109cv. Esse câmbio automático foi projetado com um óleo lubrificante for life, ou seja, que não exige troca ao longo de toda a vida útil do veículo. Isso aumenta a durabilidade e reduz o custo de manutenção.

O Fiat Pulse será apresentado ao mercado no dia 19 de outubro e terá cobertura completa do Canaltech.

Fonte: Stellantis