Fiat Pulse e Fastback híbridos já têm previsão de lançamento no Brasil
Por Eugenio Augusto Brito • Editado por Jones Oliveira |
O Grupo Stellantis anunciou nesta terça-feira (8) que vai lançar no Brasil o primeiro modelo nacional equipado com o que chama de tecnologia Bio-Hybrid. A estreia está prevista para novembro.
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A confirmação foi feita durante a feira Liderança Verde Brasil Expo, em Brasília (DF), onde a companhia apresentou o rótulo Bio-Hybrid para carros que vão combinar eletrificação com motores flex (abastecidos com etanol e/ou gasolina). O evento também foi palco para a sanção da Lei do Combustível do Futuro, que aprova mistura de até 35% de etanol na gasolina.
A Stellantis exibiu ao presidente de República, Luiz Inácio Lula da Silva, 4 mocapes das novas plataformas equipadas com o sistema Bio-Hybrid, com motores flex movidos a etanol associados a bateria elétrica.
Quais serão os modelos híbridos flex?
Segundo o jornalista Jorge Moraes, os crossovers compactos Fiat Pulse e Fastback serão os primeiros modelos anunciados com o sistema híbrido leve flex, em novembro, já como parte da linha 2025.
Carro de passeio mais emplacado pela Fiat no país em 2024, com 35.600 unidades nos cálculos oficiais da Fenabrave, o Fastback é o mais cotado para estrear a tecnologia que une o motor flex com bateria de 48V e alternador, permitindo ampliar potência e torque, bem como reduzir índices de poluentes em até 90%, segundo a Stellantis.
Além dos dados de venda, a fábrica da Fiat em Betim, Minas Gerais, onde Pulse e Fastback são produzidos, recebeu R$ 14 bilhões de investimentos para modernização de trens-de-força, indicando os novos planos.
Planos de eletrificação da Stellantis
Como parte do investimento de R$ 32 bilhões que a Stellantis fará no Brasil e na América do Sul, entre 2025 e 2030, a tecnologia prevê híbridos em três diferentes níveis:
- Bio-Hybrid: mais básico, com motor flex e sistema híbrido leve com bateria de 48V;
- Bio-Hybrid e-DCT: com transmissões eletrificadas de dupla embreagem com gerador;
- Bio-Hybrid Plug-In: que usa baterias maiores, que podem ser recarregadas na tomada.
Há ainda uma plataforma BEV (100% elétrica a bateria) que também será produzida localmente.
Ao todo, as 4 novas plataformas vão dar origem a 40 novos produtos, incluindo os três powertrains híbridos, que serão gradualmente introduzidos no mercado a partir deste ano.
“Para a Stellantis, é essencial acelerar o desenvolvimento local de novas tecnologias que combinem eletrificação com motores flex. Incentivamos, ainda, o uso de biocombustíveis como o etanol, que representa uma alternativa competitiva e eficiente para que o país avance com a descarbonização. Esta iniciativa está alinhada à ambição global da Stellantis de zerar as emissões de carbono até 2038, e com nosso objetivo de liderar a mobilidade limpa, segura e acessível na região”, afirmou Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para América do Sul.