Chevrolet Equinox EV chega ao Brasil com preço agressivo e autonomia monstruosa
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira | •
O Chevrolet Equinox EV, segundo SUV elétrico da GM produzido sobre a plataforma Ultium, foi lançado oficialmente no Brasil nesta quarta-feira (9), em evento realizado no Campo de Provas de Cruz Alta (CPCA), em Indaiatuba, no interior de São Paulo.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Chevrolet Blazer EV chega ao Brasil de olho em Porsche e BMW
- 5 SUVs rivais do Chevrolet Equinox EV no Brasil
O modelo será vendido no país em versão única, com dois motores elétricos e tração integral. A potência prometida para o SUV médio é de 292 cv, com 47,8 kgf/m de torque instantâneo, configuração suficiente para fazer o SUV acelerar de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos.
Além do bom powertrain, que promete desempenho bastante interessante ao modelo, o Equinox EV terá na autonomia das baterias um de seus principais destaques. Os números homologados pelo exigente PBEV do Inmetro revelam que o SUV médio poderá rodar até 443 quilômetros por ciclo de carga. Isso será possível graças à capacidade do sistema de baterias, que será de 85 kWh.
Para Fabio Rua, vice-presidente da GM para a América do Sul, o Equinox faz jus à palavra que inspirou nome: equinócio. "Equinox vem do equinócio, perfeito equilíbrio da natureza. Eu diria que o Equinox EV tem esse sentimento de equilíbrio entre mobilidade, inovação, tecnologia, conectividade e segurança".
Recarga rápida e poderosa
Outro ponto alto do Chevrolet Equinox EV que chega ao Brasil é o sistema de recarga das baterias. Segundo a GM, o SUV médio aceitará até 22 kWh em fontes de corrente alternada, além de carregamento rápido DC com um máximo de 150 kW.
Isso significa que o utilitário poderá adicionar 58 km a cada hora plugado em fontes de corrente alternada de 11,5 kWh ou, então, até 130 km de alcance em apenas 10 minutos quando ligado a um carregador DC rápido. "Ao parar para um cafezinho você recupera o suficiente para seguir viagem com tranquilidade", resumiu Paula Saiani, diretora de Marketing de Produtos.
Equinox EV: Equipamentos de série
O Equinox EV chegará para ocupar um lugar mais modesto no line-up da GM que o recém-lançado Blazer EV. Isso não significa, porém, que o pacote de equipamentos embarcado será inferior.
O SUV elétrico médio terá itens como central multimídia de 17,7 polegadas com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, serviço de concierge OnStar, ar-condicionado digital de duas zonas e bancos aquecidos, entre outros recursos. Um dos destaques, até então inédito, está presente no sistema Smart Drive: a atuação da frenagem automática de emergência também em marcha a ré.
Qual é o preço do Chevrolet Equinox EV?
O Chevrolet Equinox EV chega ao Brasil em versão única e deverá estar disponível nas concessionárias ainda neste mês de outubro. A GM posicionou o SUV médio logo abaixo do Blazer, e quem quiser levar o utilitário elétrico para casa deverá dispor de R$ 419 mil, R$ 60 mil a menos que o Blazer EV. Um preço quje pode ser considerado caro na concepção de alguns, mas que parece justificável por tudo o que o produto entrega.
Segundo os executivos da marca, as reservas já podem ser feitas no site oficial da GM no Brasil, e as entregas terão início em breve, provavelmente até o fim do mês de outubro.