Infra de recarga para carros elétricos cresceu 179% no Brasil
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
![Divulgação/Volvo](https://t.ctcdn.com.br/NoiXL-he25ST6GxKRwnKqHbTP0Q=/640x360/smart/i801593.jpeg)
A infraestrutura de recarga, um dos pontos de maior preocupação para donos de carros elétricos ou híbridos plug-in, aqueles que demandam de fontes externas para recuperar a energia das baterias, está crescendo cada vez mais no Brasil.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Quanto custa instalar um wallbox para carros elétricos?
- Como instalar um wallbox para carros elétricos em condomínio?
Segundo dados compartilhados pela Tupi Mobiidade com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o número de eletropostos espalhados pelo país praticamente triplicou nos últimos 12 meses, passando de 3.800 em agosto de 2023 para 10.622 em agosto de 2024.
A expansão é ainda mais evidente quando o recorte adotado pega os primeiros passos dos carros elétricos no mercado brasileiro, em dezembro de 2020, até os dias atuais. No início, o país contava com uma infraeestrutura muito mais precária, com cerca de 350 eletropostos funcionando. O número foi crescendo, deu um salto em dezembro de 2022 (2.955), chegou a 7.758 em março de 2024 e, em agosto, ultrapassou a simbólica casa dos 10 mil eletropostos.
"A expansão desse ecossistema está gerando empregos, renda e investimentos, não apenas na produção de veículos, mas também na fabricação de equipamentos e componentes, peças, softwares e prestação de serviços", resumiu Ricardo Bastos, presidente da ABVE, satisfeito com a evolução do segmento.
Vendas devem fechar 2024 com recorde
Além do crescimento do número de eletropostos, importante para garantir que a infraestrutura acompanhe o aumento da demanda por carros elétricos no país, a ABVE destacou que as vendas do setor seguem crescendo mês a mês.
Segundo o órgão, entre janeiro e setembro de 2024 foram emplacados mais de 122 mil veículos leves eletrificados, alta de 113% no comparativo com os primeiros nove meses do ano anterior.
Para Ricardo Bastos, esse aumento é significativo, e indica que o Brasil pode fechar 2024 ultrapassando a casa de 150 mil veículos eletrificados vendidos, somente no segmento dos 0km, consolidando, assim, sua posição como um dos mercados mais importantes da América Latina.
No acumulado 2024 (janeiro a setembro), a participação de mercado dos eletrificados por tecnologia é a seguinte: