Publicidade

10 carros mais icônicos da Fiat

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/ Fiat
Divulgação/ Fiat

A Fabbrica Italiana Automobili Torino conhecida no Brasil e no mundo como Fiat, é uma das montadoras mais tradicionais do mercado automotivo mundial e do brasileiro. Com mais de 120 anos de história, os italianos, hoje membros do grupo Stellantis, já fizeram carros icônicos e que jamais serão esquecidos.

A Fiat tem por característica ser uma montadora focada em carros de volume, com apelo popular, mas, ao longo dos nos, teve projetos importantes que ajudaram a complementar essa história de sucesso. Nomes como Fiat Uno, Fiat 147 e Fiat Palio são alguns desses modelos que moldaram a imagem da empresa.

Com isso em mente, o Canaltech montou uma lista com 10 carros mais icônicos da Fiat, tanto no Brasil como no exterior. Confira!

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

10. Fiat Argo

O Fiat Argo chegou em 2017 e, de uma só vez, substituiu três modelos dentro da gama da Fiat: Palio, Punto e Bravo. Atualmente, o hatch tem mais de 400 mil unidades vendidas desde o seu lançamento, mostrando que é um projeto vencedor dentro da montadora.

A chegada do Argo foi importante pois marcou uma nova fase na história da Fiat, que passou a dar um pouco mais de requinte aos seus modelos compactos. No lançamento, o Argo foi muito elogiado pelo seu acabamento e opções de motores, além dos equipamentos e do conforto.

9. Fiat Punto

Antes da forte onda dos hatches compactos premium dominar o Brasil em meados dos anos 2010, a Fiat já tinha um modelo desse tipo para chamar de seu: o Fiat Punto. Projeto global da marca, o Punto trazia mais requinte e equipamentos do que os compactos da época, além de apostar forte em tecnologia e design.

Este carro saiu de linha em 2017 para a chegada do Argo.

Continua após a publicidade

8. Fiat Toro

Lançada em 2016, a Fiat Toro foi um golpe de mestre da Fiat, que viu no segmento de picapes intermediárias a chance de ampliar sua participação no mercado e, de quebra, trazer uma opção viável e vantajosa em comparação com as picapes maiores.

Com muito estilo e robustez, a Toro segue como uma das picapes mais vendidas do Brasil e domina sua categoria com tranquilidade.

Continua após a publicidade

7. Fiat Panda

No mercado desde 1982, o Fiat Panda é um dos modelos mais vendidos da montadora em toda a Europa. O "primo" do Uno tem ótimo espaço interno e segue como uma ótima opção no mercado 0km, já que entrega bom pacote custo-benefício, além de conseguir manter uma mesma linha de design desde o seu primeiro modelo.

6. Fiat Stilo

Continua após a publicidade

Substituto do Fiat Brava, um hatch médio que não deu muito certo no Brasil, o Stilo foi uma tremenda evolução quando comparado com seu antecessor. Acabamento refinado, equipamentos tecnológicos e muito "estilo" foram algumas de suas marcas registradas.

Seu modelo mais vendido tinha motor 1.8 de 114cv e 18,5 kgf/m de torque.

5. Fiat Strada

Continua após a publicidade

Líder absoluta do seu segmento desde o lançamento, em 1998, a Fiat Strada seguiu os passos da picape Fiorino e, derivada do Palio, conseguiu fazer ainda mais sucesso do que a antecessora. Suas principais características são a robustez e confiabilidade, já que é o carro de trabalho favorito das frotas.

Atualmente, a Strada é o automóvel mais vendido do Brasil.

4. Fiat Marea

Continua após a publicidade

O Marea merece demais estar nesta lista, apesar da sua má-fama. Lançado no Brasil em 1998, este sedan veio para substituir o Tempra por aqui, ou seja, era muito refinado, tinha uma vasta gama de equipamentos, foi construído sobre uma plataforma moderna, mas sofreu nas mãos dos mecânicos devido ao seu motor de cinco cilindros, muito moderno para a época e sem mão de obra especializada.

O motor em questão era o 2.0 fivetech de 142cv e 18,1 kgf/m de torque. Havia, também, a lendária versão turbo, que tinha um 2.0 turbinado de 182cv.

3. Fiat Palio

Continua após a publicidade

O Fiat Palio carregou o legado do Uno com enorme sucesso aqui no Brasil. Lançado em 1996, o compacto era um projeto global da montadora e veio para concorrer com o Chevrolet Corsa e a nova geração do VW Gol. Aposentado em 2017, este carro duelou com o compacto da Volkswagen durante quase duas décadas, tendo vencido o rival somente em 2014.

Espaço, boa dirigibilidade e os opcionais como airbags e freios ABS eram seus trunfos, além das várias versões do motor Fire.

2. Fiat Uno

Continua após a publicidade

O Uno só não é o maior nome da Fiat em todos os tempos porque temos o 147, mas sua história merece um capítulo à parte. Lançado em 1984, o hatch revolucionou o marcado de compactos, com bom espaço interno, economia de combustível e sendo a base para outros modelos da marca, como Fiorino, Elba, Prêmio e o lendário Uno Turbo.

Além disso, é considerado por muitos o primeiro carro popular do Brasil.

1. Fiat 147

Continua após a publicidade

Além de ser o primeiro Fiat do Brasil, o 147 foi revolucionário em seu tempo, sendo um dos primeiros carros a ser abastecido com etanol (ganhou o apelido de Cachacinha). Com bom espaço interno, graças ao motor transversal, esse hatch foi um dos mais populares até a chegada do Uno, o qual compartilhou vendas durante um tempo.