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Festival Interlagos | Omoda e Jaecoo estreiam com 3 carros no Brasil

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Ivo Meneghel Jr./Canaltech
Ivo Meneghel Jr./Canaltech

A O&J, união das marcas Omoda e Jaecoo, ambas pertencentes à família Chery, completou o trio de montadoras chinesas que aproveitaram o início da edição 2024 do Festival Interlagos nesta quinta-feira (8) para oficializar o início dos trabalhos no Brasil.

Assim como fez a Neta Auto, a O&J também expôs em seu estande os três primeiros carros que chegarão ao Brasil, mas não preparou qualquer surpresa em relação aos SUVs que até o fim do ano deverão começar a dar as caras por aqui.

A princípio, as fabricantes chinesas trarão para o Brasil dois modelos de SUVs, mas em três versões diferentes, como já haviam informado no decorrer de 2023. A Omoda lançará o Omoda 5, SUV que será disponibilizado com motorização 100% elétrica (BEV) ou micro-híbrida (MHEV).

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A Jaecoo, por sua vez, mandará para as ruas brasileiras o imponente Jaecoo 7, um dos SUVs mais luxuosos do portfólio da O&J, que tem no propulsor híbrido plug-in (PHEV) sua grande aposta para brilhar em terras brasileiras.

Como são os SUVs da O&J?

A reportagem do Canaltech conversou com representantes chineses da marca que estiveram no estande e percebeu que a Omoda/Jaecoo está bastante preocupada em saber como o consumidor brasileiro irá receber os primeiros modelos lançados no país, pois questionavam, a todo momento, “qual seria um preço justo” para os SUVs e se “o design havia agradado”.

Vale lembrar que no início do ano a Omoda anunciou mudanças no acabamento da variante híbrida do SUV justamente por ter recebido críticas negativas a respeito dos materiais utilizados na cabine, especialmente nas portas, que seriam inferiores aos presentes na versão 100% elétrica.

O Omoda 5 é um SUV de porte médio de de 4,40 metros de comprimento, 1,83 m de largura e 1,58 m de altura, com generoso entre-eixos de 2,63 metros, porte semelhante ao do Jeep Compass. Seu diferencial no mercado é o motor híbrido-leve, que alia um propulsor 1.5 turbo de 160 cv com um alternador elétrico de 48V.

A versão BEV, por sua vez, tem um motor elétrico que entrega 204 cv de potência e 34,7 kgf/m de torque, suficientes para fazer o 0 a 100 km/h em 7,8 segundos. Além disso, tem suspensão independente na dianteira e multilink na traseira, com freios a disco nas quatro rodas. As baterias são de 61 kWh, e a autonomia, no ciclo WLTP, é de 450 km. No design, a principal diferença está na grade dianteira, que é totalmente fechada.

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Jaecoo 7 impressiona

Fechando o trio de estreantes da O&J no Brasil está justamente o modelo que, ao menos no design, promete causar mais impacto no consumidor: o Jaecoo 7, SUV de luxo. Segundo os chineses que conversaram com a reportagem do Canaltech, ele “tem força para subir paredes”.

Não por acaso, o Jaecoo 7 foi posicionado no estande da marca em Interlagos sobre um chão com pequenas quantidades de areia e com a frente elevada em cima de gigantescas pedras, em um posicionamento de marca bem diferente do usual.

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O Jaecoo 7 tem 4,54 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,68 m de altura e 2,67 m de entre-eixos. O powertrain é híbrido plug-in (PHEV), formado por um motor 1.6 turbo a gasolina e outro elétrico que entregam, juntos, mais de 300 cv de potência ao motorista.

A O&J não divulgou os preços dos SUVs, tampouco cravou uma data para o lançamento oficial dos carros no país, pois, segundo Felipe Amaral, Head de Vendas e Estratégias, ainda faltam detalhes referentes à cadeia logística e à nomeação dos concessionários.

A ideia, porém, é que ao menos os modelos da Omoda cheguem no primeiro trimestre de 2025, primeiro importados e, depois, em regime CKD, na vindoura fábrica da marca, possivelmente nas instalações da Chery, em Jacareí, interior de São Paulo.