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Fábrica da Troller será reativada e é cotada para abrigar marcas chinesas

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Divulgação/Troller
Divulgação/Troller

Fechada desde 2021, quando a Ford encerrou a produção de carros em suas plantas no Brasil, a fábrica da Troller, situada em Horizonte, no Ceará, será reativada em breve e deve ser reinaugurada no primeiro trimestre de 2025 com novos donos.

A confirmação ocorreu em uma reunião na última sexta-feira (9), em que estiveram presentes o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, Rodrigo Teixeira, executivo da Comexport, e representantes do Governo do Estado do Ceará.

A Comexport anunciou o investimento de R$ 400 milhões na antiga planta da Ford responsável pela produção dos jipões. A ideia é revitalizar o local para que, de lá, saiam futuramente seis veículos eletrificados de três marcas diferentes — possivelmente chinesas.

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Maior empresa de comércio exterior do Brasil, a Comexport não detalhou quais marcas e modelos ocuparão as esteiras da fábrica em Horizonte, mas a ideia é que sejam fabricados até 40 mil carros por ano, incluindo híbridos.

Novas marcas chinesas são favoritas

A confirmação de que a planta da Troller em Horizonte será dividida por três marcas abriu especulações sobre quais fabricantes topariam dividir o mesmo espaço para produzir seus carros no Brasil. E as principais apostas estão em cima das novas marcas chinesas que estão chegando ao país.

Embora a Neta Auto já tenha demonstrado interesse em assumir a planta da Toyota em Indaiatuba assim que a produção do Corolla for transferida para Sorocaba e da Omoda|Jaecoo ter como opção óbvia a utilização das instalações da Chery, em Jacareí, nada a respeito disso foi sacramentado.

Além delas, há também chances da Seres e da Zeekr, que pertence ao Grupo Volvo, desfrutarem das instalações, pois são outras chinesas que confirmaram a nacionalização da produção de seus carros eletrificados no futuro.

O processo seria semelhante ao que já fizeram BYD e GWM no país. As chinesas compraram as antigas instalações da Ford (em Camaçari) e da Mercedes-Benz (em Iracemápolis) e, em breve, passarão a produzir seus carros em território brasileiro.