Publicidade

Exclusivo | 7 carros elétricos que mais desvalorizaram em 2024

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Felipe Ribeiro/Canaltech
Felipe Ribeiro/Canaltech

O BYD Dolphin desvalorizou 9,57% entre sua chegada ao mercado brasileiro, em julho de 2023, e seu primeiro aniversário no país. O hatch chinês, porém, não é o único do segmento a sofrer com o mal que atinge todos os carros assim que saem da concessionária, elétricos ou não.

Canaltech encomendou com exclusividade ao Mobiauto, um dos maiores marketplaces de automóveis do país, um estudo detalhando quais são os 7 carros elétricos que mais desvalorizaram no Brasil em 2024.

Para chegar ao ranking, alguns filtros especiais foram aplicados na pesquisa, que não considerou carros blindados ou anúncios envolvendo revenda e troca dos modelos, além de ofertas de showroom. Com isso esclarecido, veja os 7 elétricos que mais perderam valor em 2024.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

7. Mustang Mach-E

Vamos abrir a lista de 7 carros elétricos que mais perderam valor de mercado no Brasil em 2024 com um “ícone reinventado”: o Ford Mustang Mach-E.

Em maio de 2024, o herdeiro de um dos muscle cars mais badalados da história custava, em média, R$ 439.000,00. Em setembro, a queda no preço foi de, em média, 4,35%; assim, hoje o Mach-E pode ser seu por R$ 419.900.

6. BYD Dolphin

O BYD Dolphin, primeiro modelo da marca chinesa a bombar no mercado brasileiro, custava R$ 149.800,00 em seu lançamento por aqui, mas, em setembro de 2024, esteve cotado a R$ 135.090, uma queda de 9,88% em relação ao preço de lançamento.

Vale lembrar que a queda é ainda mais acentuada que a apresentada quando completou um ano de Brasil, no último mês de julho. Na ocasião, o preço estava, em média, 9,57% mais baixo do que quando foi lançado oficialmente.

Continua após a publicidade

5. Chevrolet Bolt EUV

O Chevrolet Bolt EUV ocupa a quinta colocação em nossa lista. O modelo valia, em novembro do ano passado, R$ 239.900,00, preço salgado por se tratar de um projeto que, nos Estados Unidos, já estava ultrapassado.

Atualmente, quem quiser levar o elétrico da GM para casa, vai desembolsar cerca de R$ 211.946,00, valor 11,65% menor.

Continua após a publicidade

4.BMW X3

O BMW X3 é mais um carro premium híbrido que, de acordo com o levantamento exclusivo do Mobiauto para o Canaltech, vem descendo a ladeira da desvalorização sem freio.

O modelo tinha preço médio de 433.330,00 em novembro de 2023 e, em setembro de 2024, já pode ser encontrado por R$ 344. 930,00. Uma desvalorização de 19,85% no valor original.

Continua após a publicidade

3. JAC E-JS1

O JAC E-JS1, pequeno e invocado carro elétrico da montadora chinesa, abre o pódio dos que mais desvalorizaram em 2024. Em setembro de 2023, o modelo já custava 7,56% a menos que seu valor de lançamento, sendo encontrado por R$ 121.318,00.

Um ano mais tarde, o preço caiu ainda mais e chegou abaixo da casa dos R$ 100 mil. Hoje, ele vale, em média, R$ 94.945,00, cerca de 21,74% a menos do que quando chegou ao Brasil.

Continua após a publicidade

 2. BMW X5

A segunda posição entre os carros elétricos que mais desvalorizaram em 2024 é de um modelo híbrido da montadora alemã que também é um dos mais lindos da marca: o BMW X5.

Em setembro de 2023, o X5 custava no Brasil R$ 732.450,00, praticamente o mesmo valor de quando foi lançado no país. Um ano depois, porém, seu preço médio despencou para R$ 569.900,00, uma queda de 22,19%.

Continua após a publicidade

1. BMW 330e

Vamos encerrar a lista de carros elétricos que mais desvalorizaram em 2024 com outro modelo híbrido, o BMW 330e. Em setembro de 2023, o carro da marca premium alemã custava, em média, R$ 362.230,00, 10% acima do preço que custava quando foi lançado por aqui.

Passados 12 meses, o competente modelo da BMW sofreu uma desvalorização de quase 30% em cima de seu valor original, e passou a custar R$ 262.990. A queda é a maior entre os elétricos e híbridos até agora em 2024: -27,40%.