Publicidade

Kia Niro x Toyota Corolla Cross: qual é o melhor SUV híbrido?

Por| Editado por Jones Oliveira | 16 de Janeiro de 2024 às 09h30

Link copiado!

Felipe Ribeiro/Canaltech
Felipe Ribeiro/Canaltech

O Toyota Corolla Cross já tem um bom tempo de mercado e até outro dia era o único SUV híbrido à venda no Brasil, pelo menos entre as marcas tidas como generalistas e desconsiderando, por óbvio, os modelos premium. Ao longo do tempo, as montadoras foram percebendo que dava para competir com o modelo japonês, ao menos nas variantes eletrificadas.

É o caso, por exemplo, do Kia Niro. Feito com o mesmo powertrain full hybrid do Hyundai Ioniq, esse SUV médio traz design atraente ótimo espaço interno e, claro, economia de combustível, de modo a fazer frente com o Corolla Cross.

Canaltech vai colocar os dois SUVs frente a frente e vai te contar qual deles é o melhor SUV híbrido ponto a ponto. 

Continua após a publicidade

Para o comparativo entre o Kia Niro SX Prestige e o Toyota Corolla Cross XRV Hybrid, como é de praxe, utilizaremos os seguintes critérios:

  • Design
  • Acabamento
  • Conforto
  • Dirigibilidade
  • Consumo/ Relação com a Eletrificação
  • Desempenho
  • Conectividade e Tecnologia
  • Segurança
  • Custo-Benefício

Já a pontuação será do seguinte modo:

Continua após a publicidade
  • Vitória: 3 Pontos
  • 2º lugar com pouca desvantagem: 2 pontos
  • 2º lugar absoluto: 1 ponto

9. Design

Quando lançado, o Corolla Cross agradou por seu design "afastado" do modelo sedan e isso merece elogios, trazendo robustez e certo requinte. O Kia Niro, por sua vez, apresenta aparência mais ousada e se arrisca com linhas mais modernas e com diferentes formatos. Fato é que ambos tentam agradar de modos bem diferentes, então, a escolha por aqui será muito pessoal.

O Kia Niro vence o Corolla Cross por muito pouco, justamente por essa ousadia, saindo do lugar comum.

Continua após a publicidade
  1. Kia Niro: 3 pontos
  2. Toyota Corolla Cross: 2 pontos

8. Acabamento

Novamente um ponto em que há muito equilíbrio. Por mais que o Toyota Corolla Cross tenha piorado em relação ao sedan no quesito acabamento, ele segue bom para os padrões da categoria, sobretudo na versão híbrida, com o uso de tons diferentes. Há soft touch em parte do painel, portas e console, além dos bancos, que são em couro perfurado.

Continua após a publicidade

O Kia Niro, por sua vez, tem um aspecto premium bem trabalhado e aparenta ser um projeto mais jovem, com linhas mais retilíneas, uso de LED ambiente e boa relação com os itens de tecnologia. Aqui, vale um empate.

  • Empate: 3 pontos

7. Conforto

Continua após a publicidade

Embora seja ligeiramente menor do que o Toyota Corolla Cross, com seus 4,42m contra os 4,46m do rival japonês, o Kia Niro tem uma distância entre os eixos realmente vantajosa, com 2,72m (o Corolla Cross tem 2,64m). O melhor aproveitamento do espaço deu ao SUV sul-coreano mais conforto na fileira traseira, com alguma sobra.

Já no acerto de suspensão, há certo equilíbrio entre ambos e a Kia parece ter se espelhado no Corolla Cross para o ajuste do seu pacote e plataforma.

  • Kia Niro: 3 pontos
  • Toyota Corolla Cross: 2 pontos
Continua após a publicidade

6. Dirigibilidade

O Toyota Corolla Cross é feito sobre a mesma plataforma do irmão sedan, a TNGA, e isso lhe conferiu algumas semelhanças na tocada, como a dirigibilidade direta, confortável e muito bem acertada para todas as ocasiões. Por mais que seja um carro com altura do solo relativamente alta, o SUV tem pouca rolagem de carroceria, faz curvas de modo semelhante a um hatch e entrega aquela sensação de segurança que temos no Corolla convencional.

O Kia Niro, por sua vez, também recebeu um ajuste dinâmico interessante e agrada muito na dirigibilidade. Na comparação com o Toyota, no entanto, a derrota é por muito pouco. 

  1. Toyota Corolla Cross: 3 pontos
  2. Kia Niro: 2 pontos
Continua após a publicidade

5. Consumo/ Relação com a eletrificação

Tanto o Corolla Cross quanto o Kia Niro são SUVs híbridos convencionais, ou o que chamamos na indústria de full hybrid. Aqui, o motor elétrico sempre entra em ação quando necessário e é recarregado com o motor e a energia cinética proporcionada pelos freios dos carros. Aqui, a avaliação será meramente numérica, pois a relação de ambos com a eletrificação é bem parecida — para não dizer igual.

Em nosso convívio com o Corolla Cross a média de consumo no ciclo urbano somente com gasolina foi de 20,5 km/l, algo bem parecido com o que conseguimos com o modelo sedan. Já o Kia Niro não decepcionou e, no mesmo tipo de uso, conseguimos 18,7 km/l. Dava para conseguir mais com o modelo sul-coreano? Talvez. Mas rodamos uma semana com ele e o mostrador indicava esses dados, com percursos semelhantes aos do Toyota.

Continua após a publicidade

Nesse caso, pelo consumo melhor, vitória do Corolla Cross, mas ambos são carros bem vantajosos do ponto de vista de economia de combustível. Vale lembrar que esse SUV é um híbrido flex e, mesmo com etanol no tanque, faz médias excelentes. Conosco, no uso urbano, as médias foram de 13 km/l.

  1. Toyota Corolla Cross: 3 pontos
  2. Kia Niro: 2 pontos

4. Desempenho

Continua após a publicidade

Por aqui, sem surpresas. Não temos carros empolgantes do ponto de vista do desempenho, mas o Kia Niro vai melhor do que o Corolla Cross. O SUV sul-coreano vem com o conhecido motor 1.6 Kappa de 105cv e 14,7 kgf/m de torque, que trabalha em conjunto com um propulsor elétrico de 44cv e 17,3 kgf/m de torque. Combinados, eles rendem 141cv e 27 kgf/m, números bem melhores do que o modelo japonês.

O Corolla Cross tem o mesmo conjunto do irmão sedan, que é apenas suficiente em termos de performance. Aqui, o motor 1.8 rende 101cv e 14,5 kgf/m, com o elétrico entregando 72cv e 16,6 kgf/m. Na combinação, porém, são 122cv, com o torque não tendo medição oficial. 

Na prática, o Niro é mais ágil e entrega mais força ao motorista para o uso diário, com tocada bem agradável e segura. Para a proposta do veículo, é mais do que suficiente. O Corolla Cross não chega a ser lento, mas já precisa de um motor atualizado e que lhe entregue mais desempenho, sobretudo em situações de ultrapassagem na estrada. 

  1. Kia Niro: 3 pontos
  2. Corolla Cross: 2 pontos
Continua após a publicidade

3. Conectividade e Tecnologia

O pacote de tecnologia do Kia Niro e do Toyota Corolla Cross é bem parecido nas atuais versões topo de gama, com diferenças bem sutis. Ambos vêm com boas centrais multimídia grandes, com espelhamento do Android Auto e do Apple CarPlay sem fio e dinâmicas de uso fluídas. 

O ponto negativo de ambas, contudo, está na ausência de um sistema de conectividade mais robusto, como vimos no Jeep Compass, por exemplo. Não há 4G nativo e nem um sistema de concierge, algo que até mesmo carros mais baratos já possuem. 

Na experiência geral, um empate é justo.

  • Empate: 3 pontos

2. Segurança

Tanto o Kia Niro quanto o Corolla Cross brilham no quesito segurança. Ambos vêm com o sistema ADAS completo, munidos de assistentes de condução importantes para o dia a dia, além dos equipamentos de segurança passiva já conhecidos. 

No caso do Corolla Cross, o pacote Toyota Safety Sense entrega alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta de saída de faixa com correção e comutação automática do farol alto. Além disso, são sete airbags de série, controles de estabilidade e tração e a conhecida nota 5 no LatinNCap.

O Kia Niro traz tudo isso já citado no Corolla Cross e acrescenta, ainda, o alerta de colisão traseira, centralizador de faixa com esterçamento automático e o alerta de saída de segurança.

O projeto do Niro é um pouco mais novo do que do modelo japonês e isso lhe conferiu alguns recursos a mais, por isso, sua vitória é apertada, mas justa. 

  1. Kia Niro: 3 pontos
  2. Toyota Corolla Cross: 2 pontos

1. Custo-Benefício

O Kia Niro na versão SX Prestige cobra, atualmente, R$ 228 mil, enquanto o Toyota Corolla Cross em seu modelo topo de gama com motorização híbrida, a XRX, vem por R$ 210 mil. O preço a mais cobrado pelo sul-coreano é justificado por seus melhores equipamentos e desempenho. Considerando que estamos falando de um carro importado, até que não se pode reclamar tanto dos valores.

Mas avaliando a relação custo-benefício, o Corolla Cross já entrega muita coisa pelo valor cobrado. O cliente não vai se sentir lesado na comparação direta com o modelo sul-coreano. Além disso, há o conhecido pós-venda da Toyota, que torna o SUV ainda mais atraente. Nesse caso, o Toyota Corolla Cross vence o Niro, mas por pouco.

  1. Toyota Corolla Cross: 3 pontos
  2. Kia Niro: 2 pontos

Qual é o melhor SUV híbrido: Toyota Corolla Cross ou Kia Niro?

  1. Kia Niro: 24 pontos
  2. Toyota Corolla Cross: 23 pontos

O Kia Niro é um projeto um pouco mais novo e isso fez a diferença no comparativo direto com o Toyota Corolla Cross. Ambos são bem equipados, confortáveis e econômicos, mas o Niro traz uma sensação de experiência premium e um ar de modernidade que fazem a diferença, no frigir dos ovos. A experiência com ambos, no entanto, é bem parecida. Minha escolha pessoal seria pelo Corolla Cross, mas confesso que estaria muito bem servido com o modelo sul-coreano.