Publicidade

Fiat Mobi x Renault Kwid | Qual o melhor subcompacto do Brasil?

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

Os dois carros mais baratos do Brasil finalmente vão se enfrentar aqui no Canaltech. Atualmente partindo de R$ 69 mil cada um, Fiat Mobi e Renault Kwid são fortes concorrentes de um segmento que dá aquela esperança de ainda ter um carrinho 0km para a maioria dos brasileiros: os subcompactos.

Enquanto o tal novo carro popular não chega, temos no modelo italiano e no francês muitos méritos e vários pontos que merecem atenção. Nesse duelo, cada detalhe vai contar e precisamos ser bem minuciosos para determinar qual dos dois é o melhor no nosso entendimento.

Para esse comparativo, consideraremos os seguintes requisitos:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade
  • Design
  • Acabamento
  • Conforto
  • Desempenho
  • Conectividade
  • Segurança
  • Custo-Benefício

Para pontuar, adotaremos os seguintes critérios:

  • Vitória: 3 pontos
  • 2º lugar com pouca desvantagem: 2 pontos
  • 2º lugar absoluto: 1 ponto

7. Design

Após o facelift de meia-vida, a disputa para ver quem é o mais bonito entre o Renault Kwid e o Fiat Mobi tem um vencedor claro: o modelo francês. Com luzes de condução diurna em LED e uma aparência menos datada, ele consegue passar para o consumidor que é até mais do que realmente é, justamente por esse design de "SUVinho".

Mesmo o Mobi sendo um carro que até agrada na aparência, o Kwid, principalmente por ter sido modificado recentemente, está um pouco melhor nesse quesito.

  1. Renault Kwid: 3 pontos
  2. Fiat Mobi: 2 pontos
Continua após a publicidade

6. Acabamento

O que esperar de dois carros do segmento de entrada? Muito plástico e um acabamento mais espartano. Mas, analisando friamente, o Fiat Mobi agrada um pouco mais com sua cabine. Há uma mistura de texturas bem inteligente feita pela montadora e, no geral, o aspecto agrada.

O Renault Kwid, por sua vez, segue a receita do Sandero e demais modelos da Renault, sendo simples demais até para a categoria em que ele está posicionado.

Continua após a publicidade
  1. Fiat Mobi: 3 pontos
  2. Renault Kwid: 2 pontos

5. Conforto

Um dos pontos mais críticos dos dois avaliados, o conforto aqui vai ser ter que ser medido nos detalhes para que possamos definir quem vence. Primeiro, vamos às medidas:

Continua após a publicidade
  • Fiat Mobi: 3,56m de comprimento, 1,66m de largura, 1,55m de altura e distância entre-eixos de 2,30m
  • Renault Kwid: 3,68m de comprimento, 1,57m de largura, 1,47m de altura e distância entre-eixos de 2,42m

Se analisarmos pelas medidas e pelo espaço apresentado, mesmo o Kwid tendo uma ficha mais convidativa, sua vantagem é mínima na prática. Incomoda no subcompacto francês a sensação maior de claustrofobia, principalmente por sua largura bem menor do que a do Mobi.

O Mobi não te dá essa sensação de aperto lateral, mas é praticamente impossível uma pessoa com mais de 1,80m ir nos bancos de trás se as pessoas que forem na frente tiverem altura razoável.

Além disso, mesmo sendo a versão Trekking do Mobi um carro extremamente agradável quando pensamos em suspensão, o Kwid não fica muito atrás. Sendo assim, por muito pouco, o Kwid pode ser considerado mais confortável. Mas por muito pouco mesmo.

Continua após a publicidade
  1. Renault Kwid: 3 pontos
  2. Fiat Mobi: 2 pontos

4. Desempenho

Aqui uma batalha que poderia ser ainda mais equilibrada, mas que não é por motivos que não saberemos. A Fiat optou pelo bom — mas defasado — 1.0 Fire EVO de quatro cilindros com 74cv e 9,7 kgf/m. Se esse propulsor é vantajoso por ser fácil de ser mantido e por entregar desempenho razoável, imaginem com o 1.0 Firefly de três cilindros com 77cv e 10,9 kgf/m?

Continua após a publicidade

Além de mais ágil, seria um pouco mais econômico, coisa que o Renault Kwid é com seu 1.0 também de três cilindros. Nessa versão, o propulsor entrega 71cv e 10 kgf/m de torque. Os números são até que parecidos, mas o peso menor do modelo francês (820kg contra 967kg) e o torque um pouco maior fizeram a diferença no dia a dia.

O Kwid é um pouco mais esperto e, no ambiente urbano, local onde ele brilha, a vida foi mais fácil. Sentimos que o Mobi se saiu um pouco melhor na estrada, mas bem pouca coisa. Além disso, o consumo do subcompacto francês também é melhor, com médias (etanol) de 10 km/l na cidade e 17 km/l na estrada. Já o Mobi fez 8,5 km/l no perímetro urbano e 12 km/l no rodoviário.

  1. Renault Kwid: 3 pontos
  2. Fiat Mobi: 2 pontos
Continua após a publicidade

3. Conectividade

No campo da conectividade, é basicamente um duelo entre centrais multimídia. Nesse caso, não há muita dúvida: a uConnect, do Mobi, é bem melhor. Além de ser mais rápida, tem resolução melhor e espelha Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

  1. Fiat Mobi: 3 pontos
  2. Renault Kwid: 1 ponto
Continua após a publicidade

2. Segurança

Por aqui, não há muita dúvida. Até por ser um projeto que foi recentemente atualizado, o Renault Kwid está mais equipado do que o Fiat Mobi no quesito segurança. De série, o compacto francês tem quatro airbags, controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa.

O Mobi, por sua vez, traz os controles de estabilidade e tração, mas somente na versão Trekking. O assistente de partida em rampa é opcional. Já os airbags são apenas os obrigatórios duplos frontais.

  • Renault Kwid: 3 pontos
  • Fiat Mobi: 1 ponto
Continua após a publicidade

1. Custo-benefício

Vendidos por exatamente o mesmo preço, R$ 68.990 em suas versões de entrada, Renault Kwid e Fiat Mobi são bem equivalentes quando pensamos no custo-benefício, mas nos parece claro que o modelo francês leva a melhor por ter mais equipamentos de série do que o rival italiano, mesmo nas variantes topo de gama.

  1. Renault Kwid: 3 pontos
  2. Fiat Mobi: 2 pontos
Continua após a publicidade

Fiat Mobi x Renault Kwid: Qual é o melhor subcompacto?

  1. Renault Kwid: 18 pontos
  2. Fiat Mobi: 15 pontos

Não fosse por seu motor um pouco defasado e a falta de alguns itens de segurança, talvez o resultado da pontuação na disputa entre Mobi e Kwid fosse até empatar. Mas o modelo francês, até por ter sido atualizado antes do rival, vence esse comparativo por muito pouco.

Os méritos de ambos são inegáveis e eles cumprem o que prometem: serem carros bons para uso urbano. Mas o Kwid parece estar um pouco mais alinhado com o que o mercado pede e comete menos falhas do que o Mobi.