Fiat Mobi x Renault Kwid | Qual o melhor subcompacto do Brasil?
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
Os dois carros mais baratos do Brasil finalmente vão se enfrentar aqui no Canaltech. Atualmente partindo de R$ 69 mil cada um, Fiat Mobi e Renault Kwid são fortes concorrentes de um segmento que dá aquela esperança de ainda ter um carrinho 0km para a maioria dos brasileiros: os subcompactos.
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Enquanto o tal novo carro popular não chega, temos no modelo italiano e no francês muitos méritos e vários pontos que merecem atenção. Nesse duelo, cada detalhe vai contar e precisamos ser bem minuciosos para determinar qual dos dois é o melhor no nosso entendimento.
Para esse comparativo, consideraremos os seguintes requisitos:
- Design
- Acabamento
- Conforto
- Desempenho
- Conectividade
- Segurança
- Custo-Benefício
Para pontuar, adotaremos os seguintes critérios:
- Vitória: 3 pontos
- 2º lugar com pouca desvantagem: 2 pontos
- 2º lugar absoluto: 1 ponto
7. Design
Após o facelift de meia-vida, a disputa para ver quem é o mais bonito entre o Renault Kwid e o Fiat Mobi tem um vencedor claro: o modelo francês. Com luzes de condução diurna em LED e uma aparência menos datada, ele consegue passar para o consumidor que é até mais do que realmente é, justamente por esse design de "SUVinho".
Mesmo o Mobi sendo um carro que até agrada na aparência, o Kwid, principalmente por ter sido modificado recentemente, está um pouco melhor nesse quesito.
- Renault Kwid: 3 pontos
- Fiat Mobi: 2 pontos
6. Acabamento
O que esperar de dois carros do segmento de entrada? Muito plástico e um acabamento mais espartano. Mas, analisando friamente, o Fiat Mobi agrada um pouco mais com sua cabine. Há uma mistura de texturas bem inteligente feita pela montadora e, no geral, o aspecto agrada.
O Renault Kwid, por sua vez, segue a receita do Sandero e demais modelos da Renault, sendo simples demais até para a categoria em que ele está posicionado.
- Fiat Mobi: 3 pontos
- Renault Kwid: 2 pontos
5. Conforto
Um dos pontos mais críticos dos dois avaliados, o conforto aqui vai ser ter que ser medido nos detalhes para que possamos definir quem vence. Primeiro, vamos às medidas:
- Fiat Mobi: 3,56m de comprimento, 1,66m de largura, 1,55m de altura e distância entre-eixos de 2,30m
- Renault Kwid: 3,68m de comprimento, 1,57m de largura, 1,47m de altura e distância entre-eixos de 2,42m
Se analisarmos pelas medidas e pelo espaço apresentado, mesmo o Kwid tendo uma ficha mais convidativa, sua vantagem é mínima na prática. Incomoda no subcompacto francês a sensação maior de claustrofobia, principalmente por sua largura bem menor do que a do Mobi.
O Mobi não te dá essa sensação de aperto lateral, mas é praticamente impossível uma pessoa com mais de 1,80m ir nos bancos de trás se as pessoas que forem na frente tiverem altura razoável.
Além disso, mesmo sendo a versão Trekking do Mobi um carro extremamente agradável quando pensamos em suspensão, o Kwid não fica muito atrás. Sendo assim, por muito pouco, o Kwid pode ser considerado mais confortável. Mas por muito pouco mesmo.
- Renault Kwid: 3 pontos
- Fiat Mobi: 2 pontos
4. Desempenho
Aqui uma batalha que poderia ser ainda mais equilibrada, mas que não é por motivos que não saberemos. A Fiat optou pelo bom — mas defasado — 1.0 Fire EVO de quatro cilindros com 74cv e 9,7 kgf/m. Se esse propulsor é vantajoso por ser fácil de ser mantido e por entregar desempenho razoável, imaginem com o 1.0 Firefly de três cilindros com 77cv e 10,9 kgf/m?
Além de mais ágil, seria um pouco mais econômico, coisa que o Renault Kwid é com seu 1.0 também de três cilindros. Nessa versão, o propulsor entrega 71cv e 10 kgf/m de torque. Os números são até que parecidos, mas o peso menor do modelo francês (820kg contra 967kg) e o torque um pouco maior fizeram a diferença no dia a dia.
O Kwid é um pouco mais esperto e, no ambiente urbano, local onde ele brilha, a vida foi mais fácil. Sentimos que o Mobi se saiu um pouco melhor na estrada, mas bem pouca coisa. Além disso, o consumo do subcompacto francês também é melhor, com médias (etanol) de 10 km/l na cidade e 17 km/l na estrada. Já o Mobi fez 8,5 km/l no perímetro urbano e 12 km/l no rodoviário.
- Renault Kwid: 3 pontos
- Fiat Mobi: 2 pontos
3. Conectividade
No campo da conectividade, é basicamente um duelo entre centrais multimídia. Nesse caso, não há muita dúvida: a uConnect, do Mobi, é bem melhor. Além de ser mais rápida, tem resolução melhor e espelha Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
- Fiat Mobi: 3 pontos
- Renault Kwid: 1 ponto
2. Segurança
Por aqui, não há muita dúvida. Até por ser um projeto que foi recentemente atualizado, o Renault Kwid está mais equipado do que o Fiat Mobi no quesito segurança. De série, o compacto francês tem quatro airbags, controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa.
O Mobi, por sua vez, traz os controles de estabilidade e tração, mas somente na versão Trekking. O assistente de partida em rampa é opcional. Já os airbags são apenas os obrigatórios duplos frontais.
- Renault Kwid: 3 pontos
- Fiat Mobi: 1 ponto
1. Custo-benefício
Vendidos por exatamente o mesmo preço, R$ 68.990 em suas versões de entrada, Renault Kwid e Fiat Mobi são bem equivalentes quando pensamos no custo-benefício, mas nos parece claro que o modelo francês leva a melhor por ter mais equipamentos de série do que o rival italiano, mesmo nas variantes topo de gama.
- Renault Kwid: 3 pontos
- Fiat Mobi: 2 pontos
Fiat Mobi x Renault Kwid: Qual é o melhor subcompacto?
- Renault Kwid: 18 pontos
- Fiat Mobi: 15 pontos
Não fosse por seu motor um pouco defasado e a falta de alguns itens de segurança, talvez o resultado da pontuação na disputa entre Mobi e Kwid fosse até empatar. Mas o modelo francês, até por ter sido atualizado antes do rival, vence esse comparativo por muito pouco.
Os méritos de ambos são inegáveis e eles cumprem o que prometem: serem carros bons para uso urbano. Mas o Kwid parece estar um pouco mais alinhado com o que o mercado pede e comete menos falhas do que o Mobi.