Publicidade

Citroën Basalt | SUV-cupê começa a ser fabricado no RJ e estreia em outubro

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Stellantis/Divulgação
Stellantis/Divulgação

A Stellantis anunciou nesta quarta-feira (18) o início da produção do inédito SUV-cupê Citroën Basalt na fábrica da Porto Real (RJ). Espera-se que o lançamento comercial do modelo ocorra em outubro, complementando a chamada família C-Cubed.

Família de baixo custo

Além do Basalt, a nova linha C3 conta com o hatch compacto e duas variantes do monovolume Aircross, com 5 ou 7 lugares - todos produzidos na unidade fluminense, mas desenvolvidos em conjunto entre América do Sul e sul da Ásia.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Apresentado sob forma de conceito e com o nome Basalt Vision, o SUV-cupê tem um design que mistura elementos do Citroën C3 tradicional com pontos que remetem a outro modelo do Grupo Stellantis, o Fiat Fastback, que tem diferentes versões no mercado.

A Citroën não confirmou oficialmente as especificações do Basalt, mas especula-se que o SUV chegará por aqui com o motor 1.0 turbo de 3 cilindros que equipa o novo Aircross.

O propulsor produzido pela Fiat entrega 130 cv de potência e 20,5 kgf/m de torque, e trabalha em conjunto com a transmissão automática tipo CVT que simula 7 velocidades, também presente no C3 Aircross.

SUV-cupê traz mais investimento

Segundo a companhia, a chegada do Basalt completa também o atual ciclo de investimentos com R$ 3 bilhões até 2030, para o desenvolvimento e produção de novos produtos, bem como modernização da unidade industrial. Ao todo, o montante investido desde 2011 em Porto Real passa dos R$ 13 bilhões.

De acordo com Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul, o ciclo de investimentos vai "ampliar a produção, gerar novos empregos e reforçar toda a cadeia automotiva no desenvolvimento e localização de novas tecnologias que aceleram a descarbonização da mobilidade".

Continua após a publicidade

No total, a Stellantis (conglomerado que envolve, além da Citröen, Peugeot, Fiat, Jeep, Ram, entre outras marcas globais) planeja lançar 40 novos produtos e 8 motorizações na América do Sul, incluindo o desenvolvimento de tecnologias de eletrificação (híbrido leve, híbrido e elétrico a bateria), além de nova gama de motores turbo a etanol, com investimentos previstos de até R$ 32 bilhões.