Citroën Basalt | SUV-cupê começa a ser fabricado no RJ e estreia em outubro
Por Eugenio Augusto Brito • Editado por Jones Oliveira |

A Stellantis anunciou nesta quarta-feira (18) o início da produção do inédito SUV-cupê Citroën Basalt na fábrica da Porto Real (RJ). Espera-se que o lançamento comercial do modelo ocorra em outubro, complementando a chamada família C-Cubed.
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Família de baixo custo
Além do Basalt, a nova linha C3 conta com o hatch compacto e duas variantes do monovolume Aircross, com 5 ou 7 lugares - todos produzidos na unidade fluminense, mas desenvolvidos em conjunto entre América do Sul e sul da Ásia.
Apresentado sob forma de conceito e com o nome Basalt Vision, o SUV-cupê tem um design que mistura elementos do Citroën C3 tradicional com pontos que remetem a outro modelo do Grupo Stellantis, o Fiat Fastback, que tem diferentes versões no mercado.
A Citroën não confirmou oficialmente as especificações do Basalt, mas especula-se que o SUV chegará por aqui com o motor 1.0 turbo de 3 cilindros que equipa o novo Aircross.
O propulsor produzido pela Fiat entrega 130 cv de potência e 20,5 kgf/m de torque, e trabalha em conjunto com a transmissão automática tipo CVT que simula 7 velocidades, também presente no C3 Aircross.
SUV-cupê traz mais investimento
Segundo a companhia, a chegada do Basalt completa também o atual ciclo de investimentos com R$ 3 bilhões até 2030, para o desenvolvimento e produção de novos produtos, bem como modernização da unidade industrial. Ao todo, o montante investido desde 2011 em Porto Real passa dos R$ 13 bilhões.
De acordo com Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul, o ciclo de investimentos vai "ampliar a produção, gerar novos empregos e reforçar toda a cadeia automotiva no desenvolvimento e localização de novas tecnologias que aceleram a descarbonização da mobilidade".
No total, a Stellantis (conglomerado que envolve, além da Citröen, Peugeot, Fiat, Jeep, Ram, entre outras marcas globais) planeja lançar 40 novos produtos e 8 motorizações na América do Sul, incluindo o desenvolvimento de tecnologias de eletrificação (híbrido leve, híbrido e elétrico a bateria), além de nova gama de motores turbo a etanol, com investimentos previstos de até R$ 32 bilhões.