Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chevrolet finalmente vai retomar produção do Onix e Onix Plus; veja quando

Por| Editado por Jones Oliveira | 12 de Agosto de 2021 às 10h22

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

Uma das montadoras mais afetadas pela crise dos semicondutores, a Chevrolet anunciou que finalmente irá retomar a produção dos modelos Onix e Onix Plus no Brasil, ambos fabricados em Gravataí/RS. Dois dos veículos mais vendidos do país nos últimos anos e grandes responsáveis pelo sucesso da marca, os carros antes líderes de seus respectivos segmentos amargam uma queda enorme em seus emplacamentos, algo que pode ser mitigado com esse retorno.

Segundo apuração do pessoal do Motor1 Brasil, a Chevrolet vai retomar os trabalhos na planta de Gravataí no dia 16 de agosto em apenas um turno, o que deve ser suficiente para a produção de algumas unidades da dupla compacta. Já a fábrica de São Caetano do Sul/SP, responsável por carros como Joy, Joy Plus, Spin e Tracker, segue paralisada até o dia 26 de agosto, quando também deve ter apenas uma parte dos funcionários à disposição.

Lançada em 2019, a nova geração do Onix evoluiu absurdamente em termos tecnológicos e, por isso, utiliza uma quantidade maior de semicondutores em sua fabricação. Entre os destaques nos equipamentos do carro está o sensor de ponto cego, Wi-Fi nativo, carregamento de celular por indução e auxiliar de estacionamento semiautônomo. A geração antiga, hoje chamada de Joy, também atende bem o mercado, sobretudo motoristas de aplicativos.

Continua após a publicidade

Já modelos como o SUV Tracker, por exemplo, que chegou a liderar o mercado no começo de 2021, traz sistemas como o alerta de colisão frontal e o sistema de frenagem automática de emergência, que detecta pedestres.

Vendas afetadas

Com a paralisação da produção e limitada aos estoques, a Chevrolet perdeu a liderança geral do mercado brasileiro para a Fiat, que atualmente está com alguns carros no TOP 5 como o Argo, Mobi e Strada. Além disso, no segmento que antes era dominado pelo Onix, a ponta foi para o Hyundai HB20, mesmo com a fabricante sul-coreana também sendo afetada pela crise dos semicondutores.

Continua após a publicidade

Atualmente, o Onix é o 4º veículo mais vendido do Brasil no acumulado de 2021. Segundo ranking da Fenabrave (Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores), foram, ao todo, 42.894 emplacamentos, enquanto a variante sedã, o Onix Plus, soma 29.573 unidades.

Fonte: Motor1