Chevrolet finalmente vai retomar produção do Onix e Onix Plus; veja quando
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
Uma das montadoras mais afetadas pela crise dos semicondutores, a Chevrolet anunciou que finalmente irá retomar a produção dos modelos Onix e Onix Plus no Brasil, ambos fabricados em Gravataí/RS. Dois dos veículos mais vendidos do país nos últimos anos e grandes responsáveis pelo sucesso da marca, os carros antes líderes de seus respectivos segmentos amargam uma queda enorme em seus emplacamentos, algo que pode ser mitigado com esse retorno.
- Renault ficará sem produzir carros no Brasil por mais tempo; entenda
- Os 5 Hatches compactos mais tecnológicos do Brasil
- Review Peugeot 208 | O mais belo compacto do Brasil é mais caro do que deveria
Segundo apuração do pessoal do Motor1 Brasil, a Chevrolet vai retomar os trabalhos na planta de Gravataí no dia 16 de agosto em apenas um turno, o que deve ser suficiente para a produção de algumas unidades da dupla compacta. Já a fábrica de São Caetano do Sul/SP, responsável por carros como Joy, Joy Plus, Spin e Tracker, segue paralisada até o dia 26 de agosto, quando também deve ter apenas uma parte dos funcionários à disposição.
Lançada em 2019, a nova geração do Onix evoluiu absurdamente em termos tecnológicos e, por isso, utiliza uma quantidade maior de semicondutores em sua fabricação. Entre os destaques nos equipamentos do carro está o sensor de ponto cego, Wi-Fi nativo, carregamento de celular por indução e auxiliar de estacionamento semiautônomo. A geração antiga, hoje chamada de Joy, também atende bem o mercado, sobretudo motoristas de aplicativos.
Já modelos como o SUV Tracker, por exemplo, que chegou a liderar o mercado no começo de 2021, traz sistemas como o alerta de colisão frontal e o sistema de frenagem automática de emergência, que detecta pedestres.
Vendas afetadas
Com a paralisação da produção e limitada aos estoques, a Chevrolet perdeu a liderança geral do mercado brasileiro para a Fiat, que atualmente está com alguns carros no TOP 5 como o Argo, Mobi e Strada. Além disso, no segmento que antes era dominado pelo Onix, a ponta foi para o Hyundai HB20, mesmo com a fabricante sul-coreana também sendo afetada pela crise dos semicondutores.
Atualmente, o Onix é o 4º veículo mais vendido do Brasil no acumulado de 2021. Segundo ranking da Fenabrave (Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores), foram, ao todo, 42.894 emplacamentos, enquanto a variante sedã, o Onix Plus, soma 29.573 unidades.
Fonte: Motor1