Publicidade

Chevrolet Bolt EUV | 8 pontos positivos e negativos do SUV elétrico

Por| Editado por Jones Oliveira | 26 de Novembro de 2023 às 08h30

Link copiado!

Felipe Ribeiro/Canaltech
Felipe Ribeiro/Canaltech

O Chevrolet Bolt EUV é uma derivação direta do Bolt EV, o hatch elétrico da General Motors que é um dos pioneiros no mercado de veículos zero emissão. Entretanto, mesmo sendo praticamente o mesmo veículo, há diferenças importantes que tornam o produto até superior ao modelo original.

Com isso em mente, o Canaltech listou os principais pontos positivos e negativos do Chevrolet Bolt EUV para te ajudar na decisão de compra desse ótimo carro elétrico.

Pontos positivos

Continua após a publicidade

Veja a seguir as principais virtudes do Chevrolet Bolt EUV.

5. Autonomia

Apesar de ser mais pesado do que o Bolt EV, o Chevrolet Bolt EUV perdeu muito pouca autonomia na comparação com o hatch. O SUV compacto pode percorrer 456km com uma única carga em sua bateria de 66 kWh, podendo até ser mais se você souber como utilizar o bom sistema de regeneração de bateria do hatch.

Continua após a publicidade

4. Desempenho

O comparativo da autonomia também vale para o desempenho. O motor de 203cv e 36,7 kgf/m é o mesmo entre os dois carros, mas no Bolt EUV a performance é levemente inferior, com um 0 a 100 km/h sendo feito em 7,7s (e não 7,3s). Na prática, o Bolt EUV é muito bom de acelerar, com partidas vigorosas e retomadas sempre seguras e suficientes na estrada, tudo com muito silêncio.

3. Acabamento

Continua após a publicidade

Da mesma forma como acontece no Bolt EV, o Chevrolet Bolt EUV mantém o excelente acabamento da versão hatch, com uso de materiais nobres e arremates de ótima qualidade no interior, passando, de fato, a ideia de ser um carro premium no mercado nacional.

Vale destacar, também, que todo o aparato high tech do Bolt, como a multimídia e o cluster digital, casam bem com o design sóbrio da cabine, principalmente com a escolha de tons de azul no interior.

2. Pacote tecnológico

Continua após a publicidade

O Chevrolet Bolt EUV já é um projeto antigo se considerarmos que o mercado de carros elétricos evoluiu bastante, mas seu pacote tecnológico segue ótimo e muito completo.

O SUV compacto vem com sistema ADAS completo, como o alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego e tráfego cruzado traseiro, assistente de permanência em faixa e farol alto automático. Além disso, o modelo elétrico é um dos poucos conectados do mercado, com 4G nativo e uma ótima central multimídia que lhe garante a instalação de aplicativos de forma nativa.

Ainda no campo da conectividade, vale lembrar que o Bolt EUV está homologado e atende o OnStar, serviço de concierge da Chevrolet aqui no Brasil. O SUV também pode ser monitorado por meio do aplicativo My Chevrolet.

Há, também, itens mais triviais, mas que tornam a experiência com o carro mais confortável, como o sensor de chuva, sensor crepuscular, câmera 360º para manobras, sistema de estacionamento semiautônomo, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, faróis full LED e freio de estacionamento eletrônico.

Continua após a publicidade

1. Espaço Interno

Algo que certamente torna o Chevrolet Bolt EUV diferente e melhor do que o Bolt EV é o seu espaço interno. Mesmo feitos sobre a mesma plataforma, o SUV é 14cm maior do que o Bolt EV (4,30m contra 4,16m), 1cm mais largo (1,77m contra 1,76m) e tem 7cm a mais de distância entre-eixos (2,67cm contra 2,60m).

Graças a essas novas medidas, ele se torna muito mais confortável no habitáculo traseiro, proporcionando a permanência de três adultos sem dificuldades.

Continua após a publicidade

Pontos Negativos

Confira alguns pontos que não gostamos muito e que poderiam melhorar no Chevrolet Bolt EUV.

3. Suspensão

Continua após a publicidade

Se no Bolt EV apontamos que a suspensão era bem dura, no caso do Chevrolet Bolt EUV ela está molenga demais. Isso incomoda menos em certas situações, como lombadas, mas em ruas esburacadas os impactos são mais transmitidos. Vale lembrar que o conjunto tem suspensão independente do tipo McPherson na dianteira e somente eixo de torção na traseira.

2. Preço

Oferecido pela GM por R$ 279.990, o Chevrolet Bolt EUV já se aproxima de modelos do mercado premium e muito mais modernos. Nem mesmo a invasão de produtos chineses fez com que a General Motors abaixasse o preço do seu SUV compacto elétrico.

Continua após a publicidade

Essa estratégia pode ser explicada pelo lote fixo oferecido ao Brasil e a promessa de que o carro já vai sair de linha no final de 2023.

1. Porta-malas

Algo que segue crítico no Chevrolet Bolt EUV é o porta-malas. Nem mesmo o aumento de suas medidas ajudou o bagageiro a ter mais espaço — pelo contrário. Agora são 462 litros, ante os 478 vistos no Bolt EV. Na prática, é como se não houvesse esse tamanho todo da ficha técnica. Carros menores, como o BYD Dolphin, possui um porta-malas que, em tese, é menor, mas que cabem mais coisas.

Continua após a publicidade