Publicidade

Os 10 carros mais icônicos da Renault

Por| Editado por Jones Oliveira | 01 de Março de 2024 às 15h35

Link copiado!

Divulgação/Renault
Divulgação/Renault

A Renault é uma fabricante de carros que tem mais de 100 anos de história e, desde a sua fundação, em 25 de fevereiro de 1899, na pequena Boulogne-Billancourt, cidade mais populosa da região de Hauts-de-Seine, na França, lançou um portfólio bastante diversificado.

O Canaltech listou 10 carros icônicos produzidos pela Renault desde o Voiturette 1CV, que ficou em produção entre 1898 e 1903. Em nossa lista há também, claro, alguns modelos que fizeram história nos 25 anos de vida da marca no Brasil.

Também não há como deixar de fora representantes da nova fase elétrica da Renault, com destaque para o modelo escolhido para iniciar globalmente a chamada Renaulution: o Renault Megane E-Tech. Mas ele é um assunto para o final da lista.

Continua após a publicidade

10. Renault 4CV

Vamos abrir a lista com os 10 carros mais icônicos da Renault de trás para a frente. O primeiro modelo escolhido é o Renault 4CV, e a razão é puramente histórica.

Apresentado no Salão do Automóvel de Paris em outubro de 1946, o 4CV foi o primeiro carro da indústria francesa a ultrapassar 1 milhão de unidades produzidas. O modelo foi desenvolvido secretamente durante a 2ª Guerra Mundial, teve uma versão conversível e uma esportiva e pesava somente 560 quilos.

Continua após a publicidade

Foi vendido na França, nos Estados Unidos e no Japão. No total, o Renault 4CV teve 2.150.738 unidades produzidas.

9. Renault Dauphine

Dauphine, na tradução literal, segundo a Renault, significa “herdeiro aparente”. E foi justamente para ser o herdeiro do Renault 4C que a montadora lançou o modelo repleto de inovações tecnológicas em 1956.

Continua após a publicidade

O Renault Dauphine introduziu no mercado local bancos ajustáveis, aquecimento e câmbio com transmissão automática, além de formas curvilíneas que se tornaram tendência durante a década de 1960.

8. Renault Estafette

O Estafette merece estar na lista dos 10 mais importantes da Renault por duas razões distintas: foi o primeiro carro com tração dianteira fabricado pela marca no mundo e, de quebra, o primeiro a ter produção em massa exportada para os Estados Unidos.

Continua após a publicidade

Em termos de design, o Estafette lembra, e muito, a querida Kombi, um dos modelos mais icônicos da indústria automotiva mundial. O modelo francês, na verdade, foi claramente inspirado na “irmã” alemã, pois surgiu em 1959, dois anos depois do utilitário da Volkswagen.

7. Renault 4L

Apresentado ao mundo em 1961, o Renault 4L também foi uma espécie de evolução do 4CV. Inicialmente chamado de Projeto 112, o icônico carro francês nasceu da ideia de Pierre Dreyfus, de que “um automóvel não precisa de apenas 4 assentos e 1 porta-malas. Precisa de mais espaço”.

Continua após a publicidade

Lançado sob o slogan “um carro para viver”, o 4L se destacava pelo espaço e pela versatilidade. Não à toa, ficou em linha até 1994, foi exportado para mais de 100 países e acumulou, durante décadas, mais de 8 milhões de unidades produzidas.

Recentemente, serviu de inspiração para um protótipo de carro voador, em comemoração aos 60 anos de seu lançamento no mercado.

6. Renault 16

Continua após a publicidade

O Renault 16 também é listado pela própria montadora como um dos 10 carros mais icônicos da marca. Lançado em 1965, ele foi o primeiro modelo que apresentava uma silhueta atípica, que unia traços de um sedan compacto com os de um hatchback.

O sucesso veio no popular “boca a boca” e o Renault 16 acabou se tornando a escolha óbvia para quem buscava por um carro que representasse o “meio do caminho” entre um sedan e uma station wagon, a tradicional “perua”.

5. Renault R5

Continua após a publicidade

Chegamos ao número 5 em nossa lista de 10 carros históricos da Renault, curiosamente com o R5. O carro “cult”, segundo a marca francesa, foi criado visando ao público feminino com a intenção de “perturbar os hábitos”.

Lançado em 1972, rapidamente se tornou um fenômeno de vendas, chegando à liderança do ranking dos mais emplacados dentro e fora da França. Segundo a Renault, foram vendidas 5.325.000 unidades do compacto em todo o mundo.

4. Renault Safrane

Continua após a publicidade

O Renault Safrane teve sua 1ª geração lançada em 1991 com um objetivo claro: ocupar a posição de topo de linha no portfólio da marca francesa ao oferecer luxo e sofisticação para clientes cada vez mais exigentes.

O modelo ficou em linha até o ano 2000 e até contou com uma versão dotada de motor V6 biturbo, mas ela foi rapidamente descontinuada por conta do baixo volume de vendas. O carro voltou ao mercado totalmente reestilizado em 2009, projetado na mesma plataforma do Nissan Teana, mas apenas para o mercado do Oriente Médio.

3. Renault Twingo

Continua após a publicidade

De um grande sedan para um compacto, a lista de 10 carros icônicos da Renault chega ao top 3 com um dos modelos mais simpáticos da centenária marca, que foi sucesso de vendas por muitos anos no Brasil: o Twingo.

O Renault Twingo é definido pela montadora francesa como “um carro urbano revolucionário”. Apresentado no Salão de Paris de 1992, ele chamou a atenção pelo design com jeitão de minivan, mas tamanho de hatch subcompacto. E virou paixão dentro e fora da França.

2. Renault Zoe

Continua após a publicidade

O 2º lugar entre os 10 carros icônicos da Renault também ficou reservado para um compacto: o Zoe. E ele fez por merecer essa posição de destaque, pois foi o primeiro modelo da marca a ser produzido em massa e contar com eletrificação no motor.

O Renault Zoe surgiu para o mundo no Salão de Genebra, em 2012, e desbravou um caminho que ainda era incipiente no setor. O compacto oferecia autonomia de 210 km (segundo o padrão NEDC) e inovações como frenagem regenerativa e opção de recarga rápida.

No Brasil, ele esteve no mercado em duas gerações diferentes, ambas testadas pelo Canaltech. A última saiu de linha em setembro de 2023, pois acabou se tornando uma opção muito cara frente ao Kwid E-Tech, lançado depois, com mais atrativos.

1. Renault Clio

O Renault Clio teve duas versões produzidas no Brasil, uma no início dos anos 2000 e outra em 2015, esta com uma série de itens de segurança e conforto até então inéditos na gama dos chamados carros populares, como o duplo airbag.

A variante mais bonita do hatch compacto, porém, chamada pela marca de Clio IV, ficou restrita aos países da Europa. O modelo foi apresentado pelo então chefão da marca, Carlos Ghosn, no Salão de Paris de 2012, mas jamais chegou por aqui. Mesmo assim, é tratado como icônico pela Renault por ter inaugurado a nova identidade visual dos carros da marca.

E aí: gostou da lista com os 10 carros icônicos da Renault? Faltou algum modelo? Interaja conosco em nossas redes sociais e deixe sua opinião.

10 carros icônicos da Renault: bônus

Como anunciamos no início da lista com os 10 carros icônicos da Renault, o Megane E-Tech tem um papel de destaque nessa história, pois, segundo a própria marca, é o ícone da Renaulution em todo o mundo.

O Megane E-Tech não foi o primeiro modelo da montadora francesa a ser eletrificado, mas, por conta de tudo que a marca vem apostando nele, merece ocupar um lugar de destaque além da lista com os 10 mais icônicos da Renault.