Renault cria conceito de carro voador para comemorar seus 60 anos

Renault cria conceito de carro voador para comemorar seus 60 anos

Por Paulo Amaral | Editado por Jones Oliveira | 26 de Novembro de 2021 às 16h40
Divulgação/Renault

O Renault 4L, sucesso de vendas entre 1961 e 1992, ganhou asas, literalmente, em um conceito de carro voador desenvolvido pela marca francesa com a The Arsenale. Batizado de AIR4, o modelo é uma homenageam os 60 anos da Renault.

O carro voador é, segundo a marca, “uma reinterpretação futurística e original do 4L”, modelo que registrou mais de 8 milhões de unidades vendidas durante os pouco mais de 30 anos em que esteve na linha de produção.

“O AIR4 é um símbolo de independência e liberdade, nascido da compreensão de que o tráfego está aumentando, vidas estão parando e o mundo acima de nós está desimpedido. Assim, o AIR4 reivindica o ar como a nova estrada do futuro”, explicou a Renault.

Arnaud Belloni, Diretor de Marketing Global da montadora, falou brevemente sobre o que motivou a parceria com a TheArsenale: “Esta colaboração foi um ajuste natural. O showcar voador AIR4 é algo nunca visto, e uma amostra de como esse ícone poderia ser em outros 60 anos”.

Patrice Meignan, CEO e fundador da TheArsenale, afirmou que os ícones da cultura automotiva, como o Renault 4, são eternos, seja na terra ou no ar: “Com o AIR4 da TheArsenale, o Renault 4 está pronto para uma de suas maiores aventuras”.

AIR4 é o carro voador da Renault inspirado no 4L (Imagem: Divulgação/Renault)

Como é o carro voador da Renault?

O AIR4 é alimentado por baterias de lítio polymère de 22.000 mAh, com capacidade total de 90.000 mAh. A velocidade máxima horizontal é de 93km/h, com inclinação de 45° durante os voos e inclinação máxima de 70º.

Segundo a TheArsenale, ele pode voar até 700 metros, com uma velocidade de decolagem de 50km/h. O carro elétrico baseado no Renault 4L ainda oferece um empuxo vetorial máximo de 380 kg, ou seja, 95 kg por hélice.

Apesar de se tratar de um conceito, o carro voador da Renault vai, com o perdão da redundância, voar efetivamente. O AIR4 ficará exposto no Atelier Renault na Champs Elysées, em Paris, de segunda-feira (29) até o fim do ano. Depois disso, fará exibições nos Estados Unidos, passando por Miami e depois Nova York, antes de um pit stop em Macau.

Fonte: Renault

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.