Carro híbrido flex brasileiro da GWM fica para 2026
Por Jones Oliveira | •
Em meio a atrasos e ajustes de plano, a GWM confirmou mais um adiamento para a fabricação do 1º carro híbrido plug-in flex do Brasil. Em entrevista ao Poder360, o Diretor de Assuntos Institucionais da fabricante, Ricardo Bastos, cravou que o Haval H6 híbrido flex só começará a ser feito no país em 2026.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- 7 carros elétricos que mais desvalorizaram em 2024
- 7 carros da GWM que podem chegar ao Brasil em breve
- Como é a fábrica da GWM na China? Canaltech conheceu
Originalmente, a GWM planejava que a picape Poer fizesse as honras, mas mudou de ideia e chegou a considerar o SUV de entrada Haval H4. Os planos mudaram mais uma vez e finalmente o Haval H6 foi o escolhido para estrear a motorização híbrida compatível com etanol. Na ocasião, o próprio Bastos ventilou a possibilidade de o utilitário ir para as esteiras de montagem apenas daqui a dois anos. Agora, ele cravou o plano, mas sem precisar uma data certa.
“No ano que vem com certeza não vai ser possível pelo tempo de desenvolvimento, então o ano de lançamento do flex será em 2026, não sei dizer se no meio do ano ou antes. Não sei precisar hoje, pois estamos no meio do desenvolvimento, mas provavelmente no meio do ano que vem vamos precisar esse momento”, explicou o executivo.
Adiamento pode ser ruim para a GWM
Mesmo despontando na indústria como a primeira fabricante a lançar um carro híbrido flex no país, a GWM pode enfrentar alguns problemas com esse adiamento para 2026.
O maior deles está relacionado à taxação do IPI Verde, parte do programa Mobilidade Verde que definirá quanto de imposto cada veículo pagará. Na nova Lei, modelos híbridos compatíveis com etanol têm taxas reduzidas em relação às versões híbridas a gasolina.
Apesar da nacionalização do Haval H6, este sairá das linhas de produção pagando mais impostos por emitir mais poluentes, logo será mais caro para o consumidor. Caso a motorização híbrida flex se tornasse realidade agora, o modelo chegaria às lojas com preço mais competitivo e atraente.
A GWM pode escolher absorver esse custo extra e não repassá-lo ao mercado, mas a verdade é que toda a indústria está aguardando o Governo Federal anunciar as regras do IPI Verde antes de tomar qualquer decisão.
BYD pode se aproveitar
Outro ponto de atenção é que a BYD pode se aproveitar do adiamento do Haval H6 híbrido flex. A rival da GWM está acelerando a inauguração de sua fábrica em Camaçari, na Bahia, e pode adiantar os planos de estrear uma versão PHEV flex nacional do Song Pro..
Em entrevista recente, a vice-presidente global e CEO da BYD na América, Stella Li, confirmou que o anúncio do motor híbrido flex da marca acontecerá ainda neste ano de 2024.
Para acirrar ainda mais a briga entre as duas marcas, a própria Li confirmou que os primeiros carros da BYD com motorização híbrida flex chegam em 2025.
Fonte: Poder360