Calor extremo estraga a bateria dos carros elétricos?
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
Os críticos dos carros elétricos costumam se apegar a tudo que podem para colocar em dúvida os benefícios que esse tipo de propulsor oferece aos consumidores e, principalmente, ao meio-ambiente. Um dos alvos preferidos é a bateria.
Uma das discussões mais comuns em torno do sistema de baterias envolve a eficiência e a durabilidade do equipamento, especialmente sob condições climáticas extremas — frio intenso ou calor excessivo.
Nós já mostramos em um outro conteúdo especial aqui no Canaltech, com base nos relatórios compilados pela consultoria Recurrent Auto, os motivos pelos quais o frio intenso reduz o alcance das baterias dos carros elétricos.
Agora, chegou a hora de mostrar se o calor extremo também influencia de alguma forma a autonomia da bateria dos carros elétricos. O que você acha, canaltecher? Vem com a gente para ver se isso é verdade ou mais um dos mitos que assolam o segmento.
Carros elétricos e o calor escaldante
As mudanças climáticas estão causando preocupação nos órgãos governamentais, e a adoção dos carros eletrificados é apontada por muitos setores como uma das principais alternativas para combater o aquecimento global.
O calor extremo, coincidentemente, é um dos maiores inimigos de um dos principais componentes dos carros elétricos: o sistema de baterias.
De acordo com um estudo conduzido pela Recurrent Energy nos Estados Unidos, em cima de carros elétricos da Tesla, os efeitos do calor escaldante são mais prejudiciais à autonomia dos carros elétricos do que o frio intenso.
Os resultados foram medidos em zonas de classificação, com a pontuação variando de 0 a 100. Se um carro apresentar classificação 80, por exemplo, significa que a bateria tem alcance médio de 80% do total sob tais condições.
Frio ou calor: o que é pior para a bateria?
A Recurrent Energy submeteu o mesmo carro, um Tesla Model Y 2020, a diferentes condições climáticas — frio intenso e calor escaldante. Os resultados mostraram que o frio, embora prejudicial às baterias de um carro elétrico, influencia menos na autonomia do que o calor exagerado.
De acordo com os dados compilados, o Tesla Model Y apresentou classificação 95 em zonas de clima frio, e apenas 92 quando foi exposto de forma prolongada a um calor intenso.
A pesquisa apontou ainda que a temperatura ideal para que a bateria do carro elétrico funcione de forma plena não deve operar abaixo dos 14º ou acima dos 45º Celsius. Quanto mais intensa a temperatura, para cima ou para baixo desses limites, mais a autonomia será prejudicada.
Uma boa dica para evitar a exposição ao calor exagerado é, sempre que possível, estacionar o carro elétrico em uma garagem fechada ou, então, em locais sem muita exposição ao sol, ok?