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Calor extremo estraga a bateria dos carros elétricos?

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Martin Katler/Unsplash/CC
Martin Katler/Unsplash/CC

Os críticos dos carros elétricos costumam se apegar a tudo que podem para colocar em dúvida os benefícios que esse tipo de propulsor oferece aos consumidores e, principalmente, ao meio-ambiente. Um dos alvos preferidos é a bateria.

Uma das discussões mais comuns em torno do sistema de baterias envolve a eficiência e a durabilidade do equipamento, especialmente sob condições climáticas extremas — frio intenso ou calor excessivo.

Nós já mostramos em um outro conteúdo especial aqui no Canaltech, com base nos relatórios compilados pela consultoria Recurrent Auto, os motivos pelos quais o frio intenso reduz o alcance das baterias dos carros elétricos.

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Agora, chegou a hora de mostrar se o calor extremo também influencia de alguma forma a autonomia da bateria dos carros elétricos. O que você acha, canaltecher? Vem com a gente para ver se isso é verdade ou mais um dos mitos que assolam o segmento.

Carros elétricos e o calor escaldante

As mudanças climáticas estão causando preocupação nos órgãos governamentais, e a adoção dos carros eletrificados é apontada por muitos setores como uma das principais alternativas para combater o aquecimento global.

O calor extremo, coincidentemente, é um dos maiores inimigos de um dos principais componentes dos carros elétricos: o sistema de baterias.

De acordo com um estudo conduzido pela Recurrent Energy nos Estados Unidos, em cima de carros elétricos da Tesla, os efeitos do calor escaldante são mais prejudiciais à autonomia dos carros elétricos do que o frio intenso.

Os resultados foram medidos em zonas de classificação, com a pontuação variando de 0 a 100. Se um carro apresentar classificação 80, por exemplo, significa que a bateria tem alcance médio de 80% do total sob tais condições.

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Frio ou calor: o que é pior para a bateria?

A Recurrent Energy submeteu o mesmo carro, um Tesla Model Y 2020, a diferentes condições climáticas — frio intenso e calor escaldante. Os resultados mostraram que o frio, embora prejudicial às baterias de um carro elétrico, influencia menos na autonomia do que o calor exagerado.

De acordo com os dados compilados, o Tesla Model Y apresentou classificação 95 em zonas de clima frio, e apenas 92 quando foi exposto de forma prolongada a um calor intenso.

A pesquisa apontou ainda que a temperatura ideal para que a bateria do carro elétrico funcione de forma plena não deve operar abaixo dos 14º ou acima dos 45º Celsius. Quanto mais intensa a temperatura, para cima ou para baixo desses limites, mais a autonomia será prejudicada.

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Uma boa dica para evitar a exposição ao calor exagerado é, sempre que possível, estacionar o carro elétrico em uma garagem fechada ou, então, em locais sem muita exposição ao sol, ok?