Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qual a autonomia mínima aceitável de um carro elétrico?

Por| Editado por Jones Oliveira | 27 de Janeiro de 2022 às 15h40

Link copiado!

Nissan
Nissan

Uma pesquisa na Noruega revelou um pouco do hábito de quem é dono de um carro elétrico. Segundo o levantamento feito pela Associação Norueguesa de Automóveis (NAF), 46% dos usuários possuem um modelo zero emissão com autonomia de até 300km, bem abaixo do que parte das marcas vem oferecendo atualmente (algo na casa dos 400km).

O material é relevante porque a Noruega é um dos países com maior percentual de carros elétricos nas ruas, o suficiente para se ter uma noção do que os donos desse tipo de automóvel consideram como "mínimo aceitável". Na amostragem, porém, foram entrevistadas 707 pessoas, que revelaram todas as suas ações com seus respectivos possantes.

Mas é importante frisar que a Noruega possui uma ampla rede de carregadores públicos e, por isso, talvez os motoristas não se importem tanto com o tamanho das baterias de seus carros elétricos. Prova disso é que entre os entrevistados que têm modelos com até 200km de alcance, a recarga é praticamente diária.

Continua após a publicidade

Além disso, segundo a pesquisa, 71% dos entrevistados tinha um carregador de bom nível em casa, conhecidos como "wallbox", enquanto apenas 17% utilizam tomadas convencionais.

Com a 300km de autonomia, modelos como o Nissan Leaf e a geração antiga do Renault Zoe atenderiam perfeitamente os noruegueses, enquanto opções como o Chevrolet Bolt e o Volvo XC40 Pure Electric já seriam considerados exceções.

E aqui no Brasil? Qual você acredita que seria autonomia mínima aceitável para ter um carro elétrico? Conta para gente nas redes sociais.

Continua após a publicidade

Fonte: InsideEVs