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Curso de pilotagem | Como dirigir um carro em um autódromo?

Por| Editado por Jones Oliveira | 06 de Agosto de 2023 às 12h00

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Ivo Meneghel JR/ Canaltech
Ivo Meneghel JR/ Canaltech

Quem é fã de automobilismo certamente já sonhou em receber a bandeirada final após vencer uma corrida no autódromo de Interlagos. E você sabia que é possível tornar isso em realidade? Dirigir em um autódromo, até mesmo no lendário circuito de Interlagos, é perfeitamente factível para o cidadão comum.

Se você tem esse sonho, mas não sabe como fazer para dirigir um carro no autódromo de Interlagos ou outras pistas espalhadas pelo Brasil, o Canaltech vai te dar a direção certa.

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Não pense, porém, que basta vestir o macacão, calçar as luvas, colocar o capacete e sair acelerando. Aproveitar ao máximo a experiência inclui aprender quais os pontos de frenagem ideais e saber como tangenciar as curvas de um modo divertido e, principalmente, seguro.

Cursos de pilotagem ajudam a dirigir em autódromo

Uma boa dica para quem busca saber como dirigir carro em autódromos como o de Interlagos é, antes, procurar aprender a melhor maneira de se comportar em uma pista de corrida, seja ela qual for.

Para isso há uma infinidade de cursos de pilotagem, oferecidos tanto por montadoras, como Audi e Porsche, quanto por instrutores que dão aulas de direção esportiva, direcionadas justamente para quem um dia pretende acelerar forte nas pistas.

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É por meio dessas aulas práticas, normalmente realizadas ao volante do próprio carro, que o aspirante a piloto aprende os principais macetes de como dirigir em um autódromo, seja ele Interlagos ou uma pista menor, com traçado diferente.

A Federação de Automobilismo de São Paulo (Fasp) disponibiliza quatro locais distintos para quem quer aprender a dirigir em Interlagos, cada um com um preço e um método de ensino diferentes.

  1. Escola Interlagos
  2. Escola Alpie
  3. Centro de Pilotagem Roberto Manzini
  4. Centro de Treinamento de Pilotos Suzane Carvalho
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Os preços variam de acordo com o curso escolhido e com o número de aulas, mas o pacote não sai por menos de R$ 8 mil, fora a taxa de homologação para emissão do certificado PGC-B (Piloto Graduado Competição B).

A reportagem do Canaltech entrou em contato com as principais escolas de pilotagem de São Paulo e obteve resposta de duas delas. A Alpie oferece o curso em 2 dias, sendo um de aulas teóricas e outro na pista, com avaliação in loco do observador da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O pacote de aulas custa R$ 7.950 e a homologação PGC-B sai por R$ 825.

No Centro de Pilotagem Roberto Manzini, um dos mais tradicionais do país, há um dia a mais de aula, mas o preço também é maior. O pacote de aulas custa R$ 11.780, enquanto a avaliação e o certificado exigem o pagamento de mais R$ 1.085 por parte do aluno.

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Caso o aluno não tenha interesse em se matricular para o curso de três dias, ou já tenha realizado em outra escola de pilotagem, pode partir direto para a avaliação e o certificado, pagando apenas por eles.

Track Days são opções

Outra opção bastante comum oferecida nos principais autódromos do país é o chamado Track Day ou, em bom português, Dia de Pista. Os Track Days são eventos amadores, mas, nem por isso, dispensam algumas regras básicas.

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Há uma “cartilha oficial” que precisa ser seguida para quem quer participar de um Track Day. Segundo o que rege o documento, o piloto deverá estar em plena condição física e se considerar apto para enfrentar situações de estresse mental.

Não é costumeiro, porém, pedir que os participantes de um Track Day sejam filiados às federações e, portanto, tenham carteira CBA de piloto em qualquer categoria exigida para os pilotos profissionais. Há, no entanto, alguns organizadores que preferem aceitar somente quem já tenha alguma experiência em pista e, por isso, podem exigir uma licença especial.

Os carros, embora possam ser comuns, ou seja, os mesmos que são usados pelo dono no dia-a-dia, também precisam estar dentro de certos padrões para garantir a segurança de todos os envolvidos no evento.

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Se você quer dirigir em um autódromo e pretende fazer isso por meio dos Track Days, preste atenção aos seguintes itens de segurança que seu carro precisa apresentar:

  • Cinto de segurança: Obrigatório por lei, o cinto de segurança é o primeiro item que precisa estar em excelentes condições se você quiser participar de um Track Day. Dependendo do modelo do carro, é possível até mesmo instalar o acessório fabricado especialmente para competições, mas, antes de sair gastando, veja se há um modelo compatível;
  • Bancos: Os bancos do carro precisam estar com a fixação perfeita para que você não corra qualquer risco desnecessário ao participar de um Track Day. Afinal, em curvas fechadas e executadas em alta velocidade, qualquer folga pode fazer ele se soltar e causar um grave acidente;
  • Faróis e setas: Outros pontos aos quais os organizadores prestam muita atenção durante a vistoria nos carros que querem correr em um autódromo como o de Interlagos diz respeito aos faróis e setas. Sinalizar se está entrando ou saindo dos boxes é fundamental para avisar aos outros pilotos de suas movimentações e, com isso, evitar possíveis colisões;
  • Itens soltos: Celulares, óculos escuros ou qualquer outro tipo de acessório que estiver solto no carro pode causar distração e, claro, acidentes já em situações comuns de trânsito. Imaginem, então, ao dirigir em uma pista em alta velocidade? Por conta disso, lembre-se de não deixar nada em bancos, painéis ou portas ao participar de eventos em autódromos.
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Como dirigir em Interlagos e outros autódromos?

Há uma infinidade de excelentes autódromos espalhados pelo Brasil. Se você quer saber como dirigir em Interlagos, o mais icônico deles, e em alguns outros considerados principais, vamos te ajudar.

Autódromo José Carlos Pace - Interlagos (São Paulo)

Dirigir um carro em Interlagos é o sonho de qualquer aspirante a piloto. A reportagem do Canaltech conversou com Marcelo Pinto, diretor administrativo do autódromo que é administrado pela Prefeitura de São Paulo.

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Segundo o executivo, não basta “querer” para transformar o sonho em realidade. Principalmente se o interessado em usar as instalações for pessoa física e não um representante de montadoras ou empresas ligadas ao automobilismo.

“Uma pessoa física alugar o autódromo não é permitido. Apenas empresas especializadas em automobilismo. Pessoas jurídicas do setor de eventos também podem, entretanto exigimos a contratação de outras empresas especializadas em atividades de pista, sinalização e resgate”, pontuou.

Marcelo Pinto ressaltou ainda que há a realização de track days no circuito e que, nesses casos, “uma pessoa comum pode andar com seu próprio carro ou até mesmo alugar um carro de corrida para andar na pista por algum tempo”. Mesmo assim, alguns cuidados são obrigatórios.

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“Antes do acesso à pista, as pessoas passam por um briefing e noções básicas de sinalização de pista. Algumas orientações, como não realizar ultrapassagens em curvas, são insistentemente repetidas, e o motorista é retirado da pista em casos de reincidência, pois como os carros de rua não possuem a mesma segurança dos carros de corrida e os pilotos não têm tanta experiência, isso pode ocasionar acidentes graves”.

Questionado se são necessárias licenças especiais de piloto, ele reiterou o que todos os clubes especializados em track days já haviam pontuado: a exigência fica por conta dos organizadores e varia de acordo com o tipo do evento.

Autódromo Velocitta (Mogi Guaçu - SP)

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Situado em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo, o Velocitta é uma das pistas mais requisitadas pelas montadoras de carros para divulgar seus lançamentos, principalmente os que têm pegada mais esportiva.

A reportagem do Canaltech entrou em contato com os responsáveis pelo autódromo para saber o que é preciso para colocar o próprio carro na pista. Segundo a assessoria do Velocitta, o local é palco de cursos que podem ser ministrados coletivamente ou individualmente.

Nesse caso, porém, só são aceitos carros com mais de 300 cilindradas. Caso o interessado não tenha um que se enquadre na exigência, há a opção de locar um Mitsubishi Lancer GTR.

O Velocitta exige ainda que o piloto tenha CNH válida e, se for menor de idade, carteira de piloto da CBA. Em ambos os casos também é preciso ter um instrutor para auxiliar, e o profissional pode ser indicado pela própria direção do autódromo.

Se você quer correr com um carro em um autódromo e sonha com o Velocitta, também precisará providenciar outros detalhes:

  • Ambulância UTI;
  • Resgate extração e sinalização;
  • Limpeza;
  • Coleta seletiva (com emissão de certificado de destinação final).

Autódromo Internacional Ayrton Senna (Goiânia)

O Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, é um dos que mais recebem eventos na categoria Track Day. Segundo a organização, mesmo quem nunca participou de algo parecido pode aproveitar 100% do carro, “seja ele um popular 1.0 ou um superesportivo dedicado à pista”.

Batizado em homenagem ao tricampeão mundial de Fórmula 1, o local conta com uma pista de 3.835 metros de extensão e um total de 13 curvas. A Copa Truck é uma das principais atrações do circuito.

A reportagem do Canaltech entrou em contato com a administração para conseguir maiores detalhes sobre como correr com o carro próprio por lá, mas não obteve resposta até a publicação do conteúdo.

Autódromo Internacional de Tarumã (Porto Alegre)

O Autódromo Internacional de Tarumã, localizado em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre, é considerado um dos mais tradicionais do país. Não à toa, sedia não apenas eventos de Track Day, mas também provas oficiais do automobilismo brasileiro, como Copa Truck e Stock Car.

A pista tem uma extensão total de 3.016 metros e conta com 11 curvas. Segundo o material oficial da prefeitura de Viamão, o Autódromo de Tarumã “é o circuito que detém a maior média de velocidade do Brasil”.

A reportagem do Canaltech entrou em contato com a administração para saber se é possível para uma pessoa “comum” correr com o carro próprio por lá, mas não obteve resposta até a publicação do conteúdo.

Autódromo Internacional da Paraíba

O representante da região Norte/Nordeste do Brasil em nossa lista de autódromos nos quais você pode dirigir é o Autódromo Internacional da Paraíba, localizado em São Miguel de Taipu.

O complexo foi construído em uma área de 1 milhão de metros quadrados e conta com um total de três circuitos. O Intermediário é o mais requisitado pelas montadoras para eventos, pois conta com uma pista de 3.024 metros de extensão e uma impressionante reta de 687 metros, com 12 metros de largura.

A reportagem do Canaltech também tentou contato com a administração para saber se é possível para uma pessoa “comum” correr com o carro próprio por lá, mas não obteve resposta até a publicação do conteúdo.

E aí: criou coragem para pegar seu carro e tentar realizar o sonho de correr em um autódromo? Então leia novamente as dicas de segurança, vista seu macacão e seu capacete e acelere fundo. Ah… e não se esqueça de comentar conosco em nossas redes sociais se você já viveu essa experiência, tá?