Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Avenger | 1º SUV elétrico da Jeep tem 550km de autonomia e comandos pelo celular

Por| Editado por Jones Oliveira | 17 de Outubro de 2022 às 15h30

Link copiado!

Divulgação/ Stellantis
Divulgação/ Stellantis

A Jeep aproveitou o Salão do Automóvel de Paris para mostrar por completo o Jeep Avenger, seu primeiro SUV 100% elétrico. Posicionado abaixo do Jeep Renegade dentro da gama europeia da marca da Stellantis, o veículo vai ficar em pré-venda até o dia 30 de novembro em alguns mercados no Velho-Continente.

Segundo a montadora, o Jeep Avenger foi projetado desde o início como um carro elétrico com o DNA da marca, ou seja, terá uma boa capacidade off-road. Além disso, mesmo sendo menor do que o Renegade, deve ter um bom espaço interno, já que carro elétricos, geralmente, possuem bom aproveitamento do espaço.

Continua após a publicidade

Em termos técnicos, o Jeep Avenger surpreende. Esperava-se que ele fosse equipado com o powertrain que vimos no Peugeot e-208 GT, com 136cv e 25 kgf/m de torque, mas a Stellantis, talvez pelo peso maior e proposta diferente, trouxe um conjunto de 400V, mais forte, que entrega 156cv e os mesmos 26,5 kgf/m de torque.

Esse propulsor está presente na versão elétrica do hatch médio Peugeot 308, que foi lançado recentemente na Europa. O diferencial para o Jeep Avenger, porém, está na bateria. No SUV elétrico, a autonomia foi para 550km no ciclo urbano e 400km no WLTP, que mescla o uso na cidade e na estrada, uma medição padrão no continente.

A Stellantis explica que usando um cabo Modo 4 de 100 kW em corrente contínua conectado a carga pública rápida, três minutos de carga são suficientes para fornecer uma distância de viagem de 30 km. Além disso, 24 minutos são suficientes para carregar as baterias de 20 a 80% de carga.

Extremamente tecnológico

A Jeep tratou de revelar tudo o que seu primeiro SUV elétrico vai entregar em termos de tecnologia e, como era de se esperar para esse tipo de produto, podemos ficar animados. Ao menos em sua versão topo de gama, o Jeep Avenger será extremamente seguro e conectado, com o que há de melhor em recursos de conectividade e auxiliares de condução.

Segundo a Jeep, a nova geração da central multimídia uConnect estará presente, com uma tela de 10,25 polegadas de alta resolução e espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. O sistema será personalizável e terá conexão com um aplicativo da empresa chamado Jeep Mobile App.

Continua após a publicidade

Com ele, o usuário terá uma série de recursos por meio do celular, como localização do carro em tempo real, verificação do nível da bateria e interrupção do carregamento se necessário, delimitação de perímetro, climatização e monitoramento de velocidade e outros dados de telemetria.

Todo o sistema poderá ser atualizado sem fio e por meio da internet nativa do carro, mas não está claro se o Jeep Avenger terá conexão 4G ou 5G, como acontece aqui no Brasil com o pacote Adventure Intelligence, presente no Jeep Renegade, por exemplo.

Já para o condutor e para a segurança, a Jeep recheou bem o Avenger e, como um bom "vingador", vai proteger bem seus ocupantes. Além da estrutura reforçada, o SUV elétrico terá alerta de colisão frontal com detecção de pedestres e ciclistas, frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo, alerta de saída de faixa com correção, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, sensor de estacionamento 360º e câmera 180º com modo drone.

Jeep Avenger: Preço e disponibilidade

Continua após a publicidade

Fabricado na Polônia, o Jeep Avenger ficará em período de pré-venda ou pré-reserva na Europa até o dia 30 de novembro. O preço oficial ainda não foi revelado pela Stellantis. Há a expectativa de que esse carro também seja lançado no Brasil em 2023.