Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Audi desiste da eletrificação total de seus carros; por quê?

Por| Editado por Jones Oliveira | 22 de Dezembro de 2023 às 11h13

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech
Tudo sobre Audi

A Audi deve repensar sua estratégia para carros elétricos nos próximos anos. Uma das pioneiras entre as montadoras quando o assunto é carro elétrico, a empresa das quatro argolas tem tido dificuldades de atender o mercado e isso tem se refletido nas vendas e, claro, na produção.

Segundo a Bloomberg, o principal motivo do ponto de vista da Audi é a saturação da linha de produção, que parece não estar dando conta da pressão pela rápida eletrificação. A promessa da montadora era de lançar 20 novos carros até 2026, sendo que metade deles seriam elétricos.

"Primeiro analisamos a ordem e a densidade de lançamentos que a organização poderia suportar. No final, decidimos espalhar para não sobrecarregar a equipe e as concessionárias", disse Gernot Döllner, novo CEO da Audi em entrevista à Bloomberg, na sede empresa em Ingolstadt, Alemanha.
Continua após a publicidade

O único carro elétrico da Audi confirmado para lançamento global é o Audi Q6 e-Tron, que também vai chegar ao Brasil. Esse SUV de porte médio será um dos primeiros carros feitos sobre a nova plataforma de veículos zero emissão do Grupo Volkswagen, a PPA. O outro será o Porsche Macan EV, que deve aposentar o Macan a combustão na Europa

Mais três carros da Audi devem ser lançados em 2024, sendo um elétrico e dois a combustão, mas a preocupação do executivo com a capacidade produtiva e a queda nos lucros da marca podem afetar diretamente os planos da empresa quando o assunto é eletrificação.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que o antigo CEO da Audi, Markus Duesmann, chegou a dizer que esperava que os elétricos da montadora começariam a dar lucro efetivo somente em 2024. Coincidência ou não, essa declaração vai ao encontro do que o atual mandatário da marca está pensando em termos de estratégia.

No Brasil, a Audi vende somente dois carros elétricos, o Audi Q8 e-Tron, que recentemente foi rebatizado com a nomenclatura Q8, em alusão a uma tentativa da marca de popularizar seus modelos zero emissão; e o Audi RS e-Tron GT.

Fonte: Bloomberg