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Preview Audi Q8 e-tron | SUV brilha em eficiência energética

Por| Editado por Jones Oliveira | 11 de Agosto de 2023 às 10h45

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Paulo Amaral/Canaltech
Paulo Amaral/Canaltech
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O Audi Q8 e-tron chegou ao Brasil apostando alto no mantra da eficiência energética para se destacar em um mercado competitivo, que alia luxo e tecnologia, mas, em alguns casos, convive com muitas críticas em relação à autonomia. Pelo que mostrou no rápido contato com o Canaltech, porém, esse não será um problema para o Q8 e-tron.

O test-drive a bordo do novo Audi Q8 e-tron foi rápido. E não por conta do potente motor de 408cv de potência, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,6 segundos. Até porque não foi possível sentir, em praticamente nenhum momento, os quase 70 kgf/m de torque imediato que o luxuoso SUV oferece ao motorista.

A “culpa” por um teste quase relâmpago, na verdade, foi de uma somatória de fatores. O alto número de jornalistas e a pouca disponibilidade de carros, além da complexidade do trânsito do Rio de Janeiro, fizeram com que cada um passasse pouco mais de 15 minutos ao volante do Audi Q8 e-tron.

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Audi Q8 e-tron: primeiras impressões

Fizemos a segunda “perna” de um percurso entre a Casa Cor e a Vista Chinesa, ponto turístico situado no alto da Floresta da Tijuca. Ao todo, rodamos 11,5 quilômetros no bate-volta, mas minha parte foi resumida a 5,5km, boa parte deles em uma descida de serra.

E foi justamente essa peculiaridade do percurso que mostrou um ponto impressionante do Q8 e-tron. Junto do conforto e de itens de tecnologia de ponta, o que mais chamou a atenção no SUV foi o poder de regeneração da bateria.

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Saímos para o teste com 97% de carga e chegamos ao alto da serra com 7% a menos, mas, durante a condução da reportagem, o SUV recuperou excelentes 6% de bateria e retornou ao ponto de origem praticamente com a mesma carga com que iniciou o percurso: 96%.

Segundo os executivos da Audi, esse sistema de regeneração é justamente um dos pontos altos do carro e a principal aposta para ganhar uma fatia de mercado que hoje tem no BWM iX XDrive50 o grande rival do e-tron.

A capacidade da bateria, agora, é 20% maior que a anterior — 114 kWh contra 95 kWh. Por conta desse aumento, o tempo de recarga de 10 a 80% foi reduzido para somente 31 minutos.

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A autonomia subiu 33% e, segundo o ciclo oficial do PBEV do Inmetro, é de 332 km por carga para o SUV e 342 km para o Sportback. A medição no ciclo WLTP, utilizada em outros países, é mais generosa e dá ao SUV e ao SUV coupé um alcance que varia entre 571 km e 594 km por ciclo, dependendo da versão.

Em relação ao comportamento dinâmico do carro, deu para sentir, mesmo brevemente, que ele realmente é bem equilibrado, responde rápido aos comandos e tem agilidade impressionante, pois pesa quase 3 toneladas.

Os recursos de segurança e assistência à condução também se mostraram úteis, principalmente em ruas estreitas na região do Jardim Botânico com carros estacionados dos dois lados. Os sensores do Q8 chegaram até a ameaçar frenagem de emergência ao detectar um pedestre, mas a parada completa não se fez necessária.

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Nova geração do e-tron é bem equipada?

O pacote de equipamentos do novo Q8 e-tron também é digno de elogios. Entre os itens de segurança, destaque para o controle de cruzeiro adaptativo (ACC); aviso de saída de faixa (LKAS) com assistente de emergência; câmera 360° com sistema Parking Assist Plus; Faróis Matrix LED com setas dinâmicas.

Há ainda o Audi Side Assist, composto por monitor de ponto cego, monitor de tráfego reverso e exit warning que identifica a aproximação de algum objeto nas laterais do veículo, retardando a abertura das portas.

Além da infinidade de itens voltados para auxílio à condução e para a segurança, os espelhos retrovisores externos são uma atração à parte. Eles, na verdade, foram substituídos por câmeras de alta resolução.

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Elas jogam as imagens captadas para o interior do veículo, em uma posição estrategicamente escolhida nas portas dianteiras. O ajuste também é simples, por meio de toques na tela de alta definição, que permite alternar entre os dois retrovisores e até retornar ao ajuste “de fábrica”.

Audi Q8 e-tron: O que esperar?

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Pelo rápido contato ao volante do Audi Q8 e-tron SUV, dá para dizer que a marca alemã não está para brincadeira quando diz que o carro será responsável por “iniciar uma nova era” na história da montadora no Brasil.

O carro mostrou um excelente comportamento dinâmico nas curvas, um poder de regeneração de baterias invejável e, claro, luxo e tecnologia que um veículo do segmento premium tem obrigação de entregar aos exigentes clientes.

O Q8 acumula mais de 150 mil unidades vendidas em todo o mundo e, no Brasil, vem galgando degraus desde que foi lançado em sua primeira geração por aqui, em evento online, realizado em plena pandemia.

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O SUV elétrico de luxo que vendeu 183 unidades em seu ano de estreia, liderando o segmento, subiu para 252 em 2021 e fechou 2022 com 475 unidades emplacadas. Agora ele aposta nas inovações da nova geração para estabelecer um novo recorde para a marca no Brasil.

A montadora já está organizando testes mais longos e completos para os jornalistas com o Q8 e-Tron, e assim que o Canaltech tiver a oportunidade de passar mais tempo ao volante do luxuoso SUV 100% elétrico, preparará um material mais detalhado com as impressões ao dirigir.