Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple apresenta nova geração do CarPlay; veja o que muda no seu carro

Por| Editado por Jones Oliveira | 09 de Junho de 2022 às 13h00

Link copiado!

Foto: BusinessWire
Foto: BusinessWire
Tudo sobre Apple

A Apple revelou nesta semana a nova geração do CarPlay, seu sistema de espelhamento de celulares para carros. Em apresentação durante a WWDC, conferência em que mostra suas novidades ao mercado, a Maçã deu amostras de como será o funcionamento do recurso.

A ideia da gigante de Cupertino é integrar mais seu sistema operacional ao carro, assim como o Google fez recentemente com o Android Automotive, hoje presente em carros da Volvo no Brasil. Para isso, ela espera que o Apple CarPlay "assuma" funções primordiais dos carros, como climatização e até o cluster digital".

Em uma arte mostrada na apresentação, é possível ver como o novo Apple CarPlay vai atuar no carro. Impressiona, por exemplo, como o sistema atua em funções básicas do automóvel, mostrando o velocímetro, o giro do motor e até mesmo ligações do telefone.

Continua após a publicidade

Mesmo sem dar muitos detalhes, a Apple explicou que o sistema operacional pode se adptar a diferentes tamanhos de tela. Hoje, carros como Jeep Compass, Volkswagen Taos, Fiat Pulse, entre outros, têm clusters digitais em seus painéis, mas a maioria esmagadora ainda não é munida desse recurso ou possui telas mistas.

Caso consiga atuar como o Android Automotive, espera-se que o novo Apple CarPlay coloque à disposição dos usuários uma maior integração da assistente Siri para executar funções no carro. Em nossos testes com o Volvo XC40 Pure Electric, por exemplo, ter o Google Assistente nativo muda o relacionamento com o veículo totalmente.

A Apple não deu datas para a chegada do novo Apple CarPlay, mas listou as seguintes marcas que toparam inserir o sistema em seus carros: Ford, Mercedes, Nissan, Porsche, Land Rover, Audi, Acura, Honda, Lincoln, Jaguar, Volvo, Renault, Polestar e Infiniti.