5 motivos para comprar o Volkswagen Polo Track
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
A Volkswagen lançou o Polo Track com um objetivo bem claro: ocupar o lugar vago pela aposentadoria do Gol, tirado de linha pela montadora após uma longa história de mais de quatro décadas de sucesso no país.
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O "Novo Gol" herdou o conjunto mecânico formado pelo motor 1.0 MPI flex de 3 cilindros e pelo câmbio manual de 5 velocidades, que também equipava versões do próprio Gol e do Volkswagen Up!, outro carro que não está mais em produção no Brasil.
Após passar um bom período rodando com o mais novo hatch da fabricante alemã, a reportagem do Canaltech listou 5 motivos para comprar o Polo Track. Fizemos também uma lista com pontos que merecem um pouquinho de atenção da montadora para tornar o produto mais atraente, além, claro, de um review completo a respeito da experiência de dirigir o "Novo Gol" nas ruas e na rodovia.
5. Cumpre o que promete
Se a ideia da Volkswagen é realmente substituir o Gol no mercado, o Polo Track foi a escolha certa da marca para isso. O carro é o chamado “pé de boi”, e isso significa, segundo o jargão popular, que ele aguenta o tranco.
Apesar de ser “pelado” demais (nem rádio tem, a menos que o cliente pague um valor extra por ele), o Polo mostrou força e resistência durante o tempo que passou com o Canaltech, mostrando que o “espírito do Gol” continua vivo dentro da linha.
4. Economia
O Volkswagen Polo pode substituir o Gol também no coração de frotistas e motoristas de aplicativo, já que se mostrou um carro extremamente econômico, principalmente quando abastecido com gasolina.
Em pouco mais de 600 quilômetros rodados durante os testes com a reportagem do Canaltech entre cidade e estrada, o hatch apresentou médias de consumo de 15,1 km/l, similar aos números oficiais registrados no Inmetro — entre 14 e 15,4 km/l.
3. Motor
O terceiro entre os 5 motivos para comprar o Polo Track é ligado ao anterior. O motor 1.0 MPI flex tricilíndrico entrega ao motorista 84cv de potência e um torque de 10,3 kgf/m. A configuração é mais do que suficiente para fazer do hatch um carro “nervoso”, capaz de desempenhar bem tanto no trânsito urbano quanto em rodovias.
Vale ressaltar que o mesmo conjunto também está presente no Polo MPI 2023, que custa um pouco mais caro, mas conta com diferenças no design externo, um pacote de acessórios bem mais completo e acabamento superior.
2. Suspensão
Outro bom motivo ligado à mecânica para comprar o Polo Track 2023 é o ajuste de suspensão do hatch. A Volkswagen fez sua “mágica” e conseguiu eliminar quase que completamente os incômodos “rangidos” que até mesmo o Gol fazia ao passar por lombadas.
O Polo Track 2023 roda macio, por mais irregular que seja a via, talvez por conta da altura do solo 1 cm maior que a das outras versões (16,6 cm de vão livre) e, também, pelo uso dos pneus com perfil alto — 185/65/R15 — adotados para esta versão diferenciada do “novo Gol”. Bola dentro ou, com o perdão do trocadilho, “Gol” da Volkswagen.
1. Quadro de instrumentos
Vamos fechar a lista de 5 motivos para comprar o Polo Track 2023 com um elogio um equipamento embarcado no carro, apesar de o pacote ser bem básico de uma maneira geral.
O quadro de instrumentos, porém, é digno de elogios mesmo assim. Ele oferece leituras claras e acesso fácil às principais informações quando equipado com computador de bordo (disponibilizado para quem compra o kit com rádio Bluetooth).
Além disso, o quadro também apresenta conta-giros e indicador de troca de marcha, dois acessórios bem úteis para quem gosta de rodar com o máximo de eficiência e o mínimo de consumo de combustível.