Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cadeirinha no carro | O que é e como funciona o ISOFIX?

Por| Editado por Jones Oliveira | 02 de Abril de 2022 às 09h30

Link copiado!

Divulgação/FabrikaPhoto/Envato
Divulgação/FabrikaPhoto/Envato

O transporte de bebês e crianças nos bancos traseiros dos carros é obrigatório até os 10 anos de idade, sendo que, para recém-nascidos e indivíduos até 4 anos ou até 18kgs, o uso de cadeirinhas infantis ou os populares bebê-conforto també deve ser incluso graças à Resolução 277 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Para facilitar o transporte dos bebês e torná-lo ainda mais seguro, em 1997 a Volkswagen inventou o padrão ISOFIX, um sistema baseado em ancoragem e que fixa cadeirinhas muito firmemente graças a conectores no assento removível e barras de ferro localizadas no banco do automóvel.

Depois dessa invenção, praticamente todas as montadoras resolveram acrescentar o ISOFIX em seus automóveis, tornando o recurso de série em carros de todas as categorias. Em modelos antigos, é possível instalá-lo em empresas especializadas.

Continua após a publicidade

ISOFIX: O que é e como funciona?

O sistema ISOFIX consiste em duas barras de ferro curvadas preparadas para receberem cadeirinhas infantis preparadas com esse recurso. Os assentos das crianças que equipados com o ISOFIX geralmente são mais fortes e abrigam crianças até 36kgs.

Cadeirinhas como o modelo Multikids Baby Artemis 360º (foto), são equipadas com esse sistema, assim como carros de diversas montadoras. No caso de nossas imagens, trata-se de uma picape Ford Ranger Limited que, além do ISOFIX, também é munida do auxiliar Top Tether, que ajuda na ancoragem da cadeirinha.

Continua após a publicidade

A instalação de cadeirinhas infantis com ISOFIX é muito mais fácil do que dos modelos bebê-conforto, por exemplo. O sistema funciona com plugues fáceis de serem acoplados, sem riscos de cortes nos dedos. Para encaixar a cadeira, basta alocá-la no banco do carro e inserir nos buraquinhos indicadores.

Em alguns carros, esse local é um pouco escondido, mas, para ter certeza se está mirando no lugar certo, passe o seu dedo no vão da poltrona para sentir o ferrinho do ISOFIX. Ao alocar os "dentes" da barra da cadeirinha, um pequeno clique vai te indicar que ela foi presa.

Repare que, com esse sistema, somado à ancoragem no Top Tether, a cadeirinha infantil fica bem mais presa e segura. Há modelos, como a própria Multikids Artemis, que o assento gira em 360º, facilitando o embarque do bebê ou da criança.

Continua após a publicidade

Alguns automóveis, como o Fiat 500e, têm ISOFIX também no banco da frente, já que há pouco espaço na região traseira.

E se o carro não tiver ISOFIX?

No caso do seu carro não ter o ISOFIX de série e você não quiser instalar um, a alternativa é fazer uso do bebê conforto, um outro tipo de cadeirinha infantil e que, geralmente, aguenta crianças de até 18kgs. Praticamente todas as marcas especializadas têm modelos assim, como a Chicco (foto), Fisher-Price, entre outras.

Continua após a publicidade

Para instalar a cadeirinha, será necessário apenas o uso do cinto de segurança, que deve ser afivelado no carro e ter seu comprimento passado nos locais indicados na cadeirinha, de modo a deixá-la bem presa e segura. Uma vantagem do bebê-conforto é de poder ser destacado da base, proporcionando aos pais maior mobilidade.