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Review Porsche 718 Boxster GTS | Um carro pronto para ser ícone

Por| Editado por Jones Oliveira | 16 de Julho de 2023 às 09h30

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Review Porsche 718 Boxster GTS | Um carro pronto para ser ícone
Review Porsche 718 Boxster GTS | Um carro pronto para ser ícone

O que define um ícone? Segundo o dicionário Oxford, ícone é uma “pessoa ou coisa emblemática”. O Porsche 718 Boxster GTS, modelo conversível esportivo da marca alemã, mostrou que está pronto para ser adicionado como sinônimo do verbete nas próximas atualizações da língua portuguesa.

Durante o tempo em que passou com a reportagem do Canaltech, o roadster mostrou que, assim como o 911, hoje imortalizado na galeria dos carros mais cobiçados do mundo, o 718 em breve também será um número a ser guardado para a posteridade.

Dotado de um motor 6 cilindros de 4.0 litros e 24 válvulas, o 718 Boxster GTS entrega 400cv de potência e um torque de 42,8 kgf/m a quem estiver ao volante. Aliado ao câmbio PDK de 7 velocidades e ao desenho aerodinâmico, o bólido se transforma em atração por onde passa, independentemente da velocidade com que “desfila” pelas ruas.

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Vamos, então, conferir quais foram as impressões que esse digno representante da família de carros estilo Gran Turismo deixou junto à reportagem do Canaltech durante os testes.

Conectividade e Segurança

O Porsche 718 Boxster GTS não é um carro inseguro, mas, ao contrário dos integrantes da linha elétrica (Taycan) e até mesmo de outros modelos esportivos ou SUVs da montadora, deixa a desejar no que diz respeito aos itens de segurança embarcados.

O roadster oferece apenas controle de estabilidade e tração, além de 6 airbags, como itens de proteção. O 718 não conta com recursos de assistência à direção ou segurança ativa, tais como assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo ou park assist. É possível instalar todos esses itens, mas apenas pagando um alto preço pelos acessórios.

A proposta de ser um “esportivo raiz” certamente pesou na relação enxuta de itens, principalmente se compararmos também o quanto ele entrega no campo da conectividade em relação a outros modelos da família.

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O Porsche 718 Boxster GTS oferece central multimídia de 7 polegadas, compatível somente com Apple CarPlay, algo que pode desagradar os usuários do Android (mas que não tem muita importância em um carro desta magnitude, sejamos sinceros). Além disso, o velocímetro e o conta-giros central são analógicos. De digital, apenas o mapa do GPS no canto inferior direito e um pequeno indicador de velocidade na parte de baixo.

Um recurso interessante (e diferente) é a chave sem ponta, que se encaixa em um buraco do lado esquerdo do painel (posição padrão nos carros da Porsche) e, ao menos, dá ao motorista o prazer de encaixá-la e girá-la antes de ouvir o inebriante som do motor 6 cilindros invadindo a cabine. E por falar em som, o conjunto é da Bose e dispensa maiores comentários.

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Conforto e Experiência de uso

O Porsche 718 Boxster GTS é, sem dúvida, um dos carros mais equilibrados da linha de esportivos da marca alemã. Apesar de ser 20 mm mais baixo que os demais modelos da linha 718 por conta da Porsche Active Suspension Management, o carro não “sofre” em vias com asfalto em más condições ou muitas lombadas.

É nas rodovias, porém, que o roadster encontra seu habitat natural. O motor central-traseiro de 400cv de potência e 42,8 kgf/m de torque, aliado à transmissão PDK de 7 velocidades com a possibilidade de trocas nas borboletas no volante, empurra o esportivo do 0 aos 100 km/h em apenas 4 segundos, e mostra que o Porsche conversível está “em casa”.

Como o velho jargão diz, “potência não é nada sem controle”. E o Porsche 718 Boxster GTS reina quando o assunto é estabilidade. Equipado com rodas de 20 polegadas e amortecedores adaptativos, o conversível alemão é extremamente seguro e fica “na mão” do motorista o tempo todo, independentemente do modo de condução escolhido.

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Ao girar o seletor entre Normal, Sport, Sport Plus ou individual, os parâmetros de direção, câmbio, coxim do motor, suspensão e escape se alteram para encontrar a melhor composição para a seleção escolhida. E a dirigibilidade, em cada uma delas, é equilibrada e segura.

O 718 Boxster GTS não é bom somente em aceleração e em curvas. O sistema de freios a disco e ventilados é formado por pinças de 6 pistões na dianteira e 4 na traseira. Aliado à suspensão bem ajustada, isso permite ao motorista “frear dentro”, como dizem os especialistas, e dar conta de frear toda a potência sem sustos. O consumo, pasmem, também é bom, e oscilou entre 8,7 km/l na cidade e 11,9 km/l em rodovias.

Claro que não dá para esperar que um carro com perfil tão esportivo também seja um primor em conforto. Apesar de “abraçar” bem os dois ocupantes (sim, ele é um carro de apenas dois lugares), o 718 pode incomodar um pouco quem estiver acostumado a modelos como o Panamera ou o Cayenne. Um detalhe ínfimo perto do prazer que a experiência proporciona, não é mesmo?

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Design e Acabamento

O design do Porsche 718 Boxster GTS segue o padrão da linha de esportivos da marca alemã. Na frente, os faróis escurecidos com canhões em LED não deixam dúvidas sobre o DNA do carro. As entradas de ar, na frente e nas laterais, têm função aerodinâmica e, de quebra, ajudam a completar o visual.

Na traseira, os dois escapamentos esportivos avisam que, ao girar a chave, o barulho do motor será ensurdecedor. As lanternas enegrecidas e o nome Porsche, com a inscrição 718 Boxster GTS logo abaixo, fecham harmoniosamente o design externo do roadster.

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Por dentro, o acabamento é o esperado, com os bancos revestidos em tecido com Race-Tex (opcional) ou, então, em couro na cor preta. O painel mantém o padrão dos demais modelos, com um relógio analógico ao centro para dar um toque especial.

Por fim, não dá para deixar de citar o sistema elétrico que faz a capota ser recolhida em poucos segundos. Ao apertar e segurar o botão no console central, o design, que já é belíssimo, passa a ser de tirar o fôlego.

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Concorrentes

O Porsche 718 Boxster GTS tem um concorrente direto por quem está à procura de um superesportivo com essas características. O Audi TT RS, também alemão, é o que mais se aproxima do roadster que o Canaltech testou.

Assim como o Porsche, o Audi entrega 400cv de potência, mas tem torque um pouco superior (48,9 kgf/m) em sua configuração com motor 2.5 turbo. O preço é um pouco mais em conta, na faixa dos R$ 425 mil.

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Porsche 718 Boxster GTS: vale a pena?

Após passar algum tempo ao volante do conversível alemão, a conclusão é bem simples. Se você faz parte da parcela da população que tem condições de arcar com um carro desse porte e está procurando um esportivo, o 718 Boxster GTS pode ser ideal para você, pois une diversão, desempenho, eficiência e charme em um só produto.

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O Porsche 718 Boxster GTS custa, em julho de 2023, a partir de R$ 659 mil, mas há um porém. A montadora avisa, em seu site oficial, que não há sequer fila de espera disponível para o automóvel.

Segundo a Porsche, “o prazo médio de atendimento de pedidos está consideravelmente mais longo do que o normal e, no caso da linha 718, temporariamente não estamos coletando novos pedidos destes modelos”.

*A unidade do 718 Boxster GTS avaliada no review foi gentilmente cedida ao Canaltech pela Porsche do Brasil.