Review Nissan Versa 2024 | Um sedan de roupa nova, mas com velhos problemas
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
O Nissan Versa 2024 trouxe para o Brasil em sua 4ª geração um visual mais agressivo, com uma nova grade V-motion que deu ao sedan compacto a pegada esportiva que até hoje o irmão menor do Sentra ainda não havia conseguido emplacar.
Eu passei um tempo com o novo Versa 2024 para fazer este review e avaliar em quais pontos ele evoluiu em relação à versão anterior, também já testada por mim. E constatei que, embora tenha ficado bem mais bonito e equipado, alguns problemas permaneceram.
O principal deles diz respeito ao consumo de combustível. Embora a Nissan tenha afirmado que as novas calibrações do conjunto mecânico foram feitas para aumentar a eficiência do Versa em baixas rotações, os números apresentados durante os testes não foram tão animadores assim.
Conectividade e Segurança
O pacote de conectividade e segurança do Nissan Versa 2024, assim como na versão anterior, é bastante satisfatório. Embora incomode por ainda não oferecer espelhamento sem fio de tela do smartphone na central com Apple CarPlay e Android Auto, os recursos estão melhores.
A central multimídia da versão topo de linha, Exclusive, cresceu e agora é de 8 polegadas. O GPS nativo segue dando conta do recado e a usabilidade, se não é perfeita, também não dificulta a execução dos comandos.
Ficou mais fácil digitar o destino na tela ou encontrar a fonte desejada para executar sua música preferida, esteja ela no smartphone ou no pendrive.
Uma boa novidade da nova versão do sedan compacto é o aviso luminoso de carregamento por indução do smartphone. A luzinha amarela indica que o aparelho está posicionado corretamente e recebendo carga. Um detalhe pequeno, mas bem bacana.
O Versa 2024 também incorporou um console central com apoio de braço e entrada USB-C, detalhe aparentemente pequeno, mas que ajuda tanto no campo do conforto quanto no da conectividade.
No quesito segurança, mais uma vez consegui notar na prática a importância e a utilidade dos recursos presentes no pacote Nissan Safety Shield. A missão de “proteger, reagir e monitorar” fica clara com o monitoramento de ponto cego (BSW) e o alerta de tráfego cruzado traseiro (RTCA). Esse, aliás, me ajudou a não ser “atropelado” por um ciclista ao realizar uma manobra no estacionamento do parque da cidade, em Jundiaí.
A versão topo de linha do Versa ainda oferece como novidades o assistente de frenagem de emergência (FEB) e o alerta de colisão frontal (FCW), além da visão inteligente em 360º com detector de objetos em movimento, também bastante útil e que trabalha em conjunto com o alerta de tráfego cruzado.
Conforto e Experiência de uso
O conforto oferecido pelo Nissan Versa 2024 manteve o padrão da antiga geração do sedan compacto e apresentou algumas melhorias. A tecnologia Zero Gravity aplicada aos bancos, tanto dianteiros quanto traseiros, elevou o nível de conforto para os ocupantes.
O Nissan Versa 2024 não cansa ao volante, seja no trânsito pesado, seja em viagens mais longas. A posição de dirigir também é bem confortável, e a ergonomia, mesmo para um motorista com a minha estatura (1,87 metros) é merecedora de elogios.
O isolamento acústico, porém, não evoluiu como o esperado. Se ao testar a variante 2023 o barulho vindo do porta-malas incomodou bastante, no Nissan Versa 2024 confesso ter ficado um pouco decepcionado com a “invasão” do som do motor na cabine.
Não foram poucas as situações em que o “grito” do propulsor flex 1.6 aspirado, que oferece até 113cv de potência e 15,3 kgf/m de torque (com etanol), causou incômodo, especialmente quando precisei acelerar mais forte para vencer uma ladeira mais íngreme ou ultrapassar um carro na estrada.
Outro ponto que poderia ter melhorado um pouco mais na nova geração diz respeito ao consumo de combustível. Se em 2023 o Versa registrou em nossos testes médias entre 6,4 km/l e 7,7 km/l (cidade e estrada), a variante mais nova passou para 7,4 km/l e 8,8 km/l respectivamente, sempre abastecido com etanol. Uma leve evolução, mas ainda abaixo dos números oficiais do Inmetro (7,92 km/l na cidade e 10,23 km/l em rodovias).
Apesar do consumo um pouco alto, em termos de dirigibilidade não há o que reclamar do Nissan Versa 2024. O carro segue com o comportamento dinâmico bastante interessante, apresenta respostas rápidas nas saídas e retomadas e rolagem mínima da carroceria nas curvas mais acentuadas. A suspensão é bem ajustada e também colabora para uma condução suave e segura, sem sustos para o motorista.
Design e Acabamento
O Nissan Versa 2024 ficou mais bonito por fora e por dentro. O design externo apresenta como destaques a nova grade V-motion, o para-choque redesenhado, os faróis full LED e o novo logo da marca, tanto na dianteira quanto na traseira.
As rodas de liga-leve de 17 polegadas da versão topo de linha, que calçam pneus 205/50, também estão mais bonitas, com acabamento diamantado. As linhas da nova versão deram ao Versa 2024 um visual mais agressivo, mas sem exageros, como um bom carro japonês.
O design interno também mereceu mais atenção na linha 2024 do sedan compacto da Nissan. O acabamento em duas cores dos bancos e painéis (preto e azul ou preto e cinza) deu um toque de modernidade ao compacto.
A Nissan também privilegiou uma boa área do painel com material sensível ao toque em detrimento do uso de plástico duro. Essa leve alteração pode reduzir sensivelmente o nível de barulho com o passar do tempo de uso do carro. O Versa 2024 é, sem dúvida, um sedan compacto muito bem construído.
Concorrentes
O sonho de se aproximar do Chevrolet Onix Plus, incontestável líder em vendas do segmento dos sedans no Brasil, ainda está muito distante para o Nissan Versa. Por isso, os principais concorrentes do modelo são justamente os outros japoneses compactos à venda no Brasil: Honda City e Toyota Yaris.
As mudanças incorporadas à geração 2024 do modelo da Nissan mostraram que o carro pode melhorar suas vendas, hoje ainda modestas no país. O Versa vendeu apenas 842 unidades em junho de 2023, mas o número de emplacamentos deve subir agora que a nova geração chegou às lojas.
Vale pontuar que os dois principais rivais do Nissan Versa 2024 custam, em julho de 2023, em suas versões topo de linha, R$ 137 mil (City) e R$ 125,5 mil (Yaris sedan). O Versa, por sua vez, sai por R$ 126,5 mil na variante idêntica à que testei para este review para o Canaltech.
Nissan Versa 2024: Vale a pena?
Depois de passar cerca de uma semana de posse do Nissan Versa 2024 e colocar o sedan compacto japonês à prova, a conclusão é bastante direta: sim, vale a pena comprar o carro, especialmente se você estiver em dúvida entre esse modelo e os rivais diretos.
O Nissan Versa 2024 oferece conjunto mecânico bem parecido com o dos concorrentes, mas ficou com um visual mais atraente, além de entregar um pacote de conectividade e segurança mais completo.
Quem busca por um sedan confiável e não tem condições de investir mais alto para levar um modelo um pouco maior, como o Nissan Sentra, para a garagem (preços a partir de R$ 149,9 mil), pode apostar que o Versa, apesar do consumo de combustível ainda não ser o ideal, muito por conta do conjunto mecânico “cansado”, pode cumprir bem o seu papel.
O Nissan Versa 2024 utilizado para este review foi gentilmente cedido à reportagem do Canaltechpela Nissan Brasil.